A abdominoplastia realizada antes da gravidez não traz nenhum tipo de risco para a mulher e nem interfere no desenvolvimento ou saúde do bebê, no entanto como a pele estica devido ao crescimento do bebê e há maior possibilidade de acúmulo de gordura na região abdominal, é possível perder os resultados da abdominoplastia, podendo ser indicada a realização de nova cirurgia de correção.
É normalmente recomendado que a gravidez aconteça pelo menos 1 ano após a abdominoplastia, pois assim é possível garantir a cicatrização correta da pele, ou que a cirurgia seja apenas realizada após a gestação para corrigir a flacidez.
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo retirar o excesso de gordura e de pele localizado entre o umbigo e a região pélvica e costura o músculo reto abdominal para que o abdômen fique mais firme, mesmo se houver novo acúmulo de gordura. Geralmente é realiza a abdominoplastia juntamente com uma lipoaspiração para que possa ser retirada a gordura acumulada na região do estômago e nas laterais do corpo. Saiba mais sobre a abdominoplastia.
Como fica a gravidez após a abdominoplastia
A abdominoplastia não interfere no desenvolvimento do bebê, no entanto podem ser notadas algumas diferenças, sendo as principais:
- A barriga cresce menos, mas isso não interfere no crescimento do bebê;
- É comum a mulher sentir a barriga dolorida como se tivesse feito muitos exercícios abdominais;
- O risco de estrias é maior mas a pele continua esticando normalmente mas é preciso hidratar a pele constantemente para pele não romper, criando estrias;
- O parto pode ser normal ou cesárea, e o corte da cesariana não interfere em nada com a cirurgia plástica;
- Como a mulher tem menos gordura na barriga, poderá sentir o bebê com mais intensidade, desde cedo.
O fato de ter feito uma abdominoplastia não impede uma nova gestação, pois ela não altera o funcionamento dos órgãos reprodutores e a pele, por mais esticada que esteja também possui a capacidade de esticar-se ainda mais.
A barriga volta ao normal depois da gravidez?
Se o ganho de peso durante a gravidez for adequado, entre 9 e 11 Kg, a aparência da barriga pode ser muito próximo do que era antes de engravidar. No entanto, a abdominoplastia não impede o aparecimento de estrias, e além disso, o acúmulo de gordura pode aumentar o volume abdominal, comprometendo o resultado da cirurgia plástica no abdômen feita antes da gravidez.