Os alimentos ricos em cálcio podem ser de origem vegetal ou animal, como iogurte, leite, espinafre, sardinha, brócolis, amêndoas, mexilhão, sementes de linhaça e grão de bico, por exemplo.
O consumo regular desses alimentos ajuda a melhorar estrutura dos ossos e dentes, melhorar a força e contração muscular, auxiliar no processo de coagulação sanguínea e manter o equilíbrio do pH sanguíneo.
Pessoas com osteoporose, ou histórico de osteoporose na família, assim como crianças, mulheres grávidas, vegetarianos e veganos, devem ter uma dieta rica em cálcio para prevenir problemas relacionados à alteração hormonal e à absorção do cálcio. Veja como fazer uma dieta rica em cálcio.
Lista de alimentos ricos em cálcio
Os alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente para que todos os processos metabólicos possam acontecer de forma correta. Alguns dos principais alimentos ricos em cálcio de origem animal e vegetal são:
Os alimentos enriquecidos são uma ótima alternativa para aumentar a ingestão de cálcio, especialmente quando os alimentos que são fontes de cálcio não entram na dieta do dia a dia.
Além do leite e derivados, existem outros alimentos ricos em cálcio como a amêndoa, o amendoim e a sardinha, por exemplo. Confira uma lista de alimentos ricos em cálcio sem leite.
Recomendação diária de cálcio
A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão diária alcance os 1000 mg por dia para o adulto saudável entre 19 e 50 anos. No entanto, a partir dos 50 anos, a quantidade recomendada pode aumentar para 1200 mg por dia para mulheres e adultos com 70 anos.
Entre os 9 e 18 anos de idade, é recomendada uma dose de 1300 mg de cálcio por dia. A suplementação de cálcio é aconselhada em casos específicos de carência ou doença, devendo ser prescrita e orientada pelo médico ou nutricionista. Veja mais sobre o suplemento do cálcio.