A benzocaína é um anestésico local de absorção rápida, usada como calmante para dores, que pode ser aplicado na pele ou mucosas.
A benzocaína, pode ser usada em soluções orais, spray, pomada e pastilhas e é produzida pelo laboratório Farmoquímica ou Boehringer Ingelheim, por exemplo.
Preço da Benzocaína
O preço da Benzocaína varia entre 6 e 20 reais e depende da formula, da quantidade e do laboratório.
Indicações da Benzocaína
A benzocaína é um anestésico de aplicação tópica que pode ser usado na garganta, gengiva, vagina e pele.
Este componente está habitualmente presente em muitos medicamentos indicados para o tratamento de irritações e dores orofaríngeas de origem infecciosa ou em pequenas cirurgias à pele, assim como em casos de amidalite, faringite, laringite, gengivite, estomatite, angina de Vincent e afta.
Modo de uso da Benzocaína
- Adultos e crianças com mais de 6 anos: deve-se aplicar sobre a zona, que se deseja anestesiar, até 4 vezes por dia;
- Crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, doentes debilitados e idosos: aplicar sobre a zona, que se deseja anestesiar, até duas ou três vezes por dia, pois podem ser mais sensíveis à toxicidade.
Quando a aplicação é para fins de odontologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia, deve-se aplicar uma pequena quantidade do gel, no local que se deseja anestesiar.
Em ginecologia, obstetrícia e dermatologia deve-se assegurar uma absorção mais profunda e, por isso, deve-se efetuar várias aplicações, esperando cerca de 30 segundos depois de cada aplicação.
Efeitos colaterais da Benzocaína
A benzocaína tem como efeitos colaterais dermatite de contacto, sensação de ardor na boca, cianose e endurecimento das mucosas.
Contra-indicações da Benzocaína
A benzocaína é contra-indicada para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade à benzocaína e outros anestésicos locais derivados do ácido p-aminobenzóico ou hipersensibilidade a qualquer dos excipientes do medicamento.
Além disso, não se deve aplicar nos olhos nem em crianças com menos de 2 anos e evitar o uso do gel para tratamento de grávidas, principalmente na fase inicial da gestação.