12 remédios caseiros para diabetes (comprovados!)

Evidência científica

Os remédios caseiros para diabetes, como o feno-grego, a insulina-vegetal ou a Berberis vulgaris, possuem propriedades hipoglicemiantes e antioxidantes que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses remédios caseiros podem ser usados para complementar o tratamento da diabetes tipo 2, preparados na forma de chá, ou encontrados em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais na forma de suplementos alimentares.

Leia também: 12 chás para baixar a glicose (e como preparar) tuasaude.com/remedio-natural-para-a-glicose

Os remédios caseiros para diabetes devem ser usados com orientação do endocrinologista ou do fitoterapeuta, já que podem interferir na ação dos remédios antidiabéticos e causar efeitos colaterais como hipoglicemia.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

12 remédios caseiros para diabetes

Os principais remédios caseiros para diabetes com comprovação científica para regular a glicose no sangue são:

1. Feno-grego

O feno-grego é uma ótima opção de remédio caseiros para diabetes, pois tem um forte efeito no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Isso porque esta planta é rica em 4-hidroxi leucina, que parece aumentar a produção de insulina no pâncreas, além de atrasar o esvaziamento do estômago, diminuir a absorção de carboidratos e promover o uso da glicose pelo corpo.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego.

Modo de uso

Colocar a água e as folhas numa panela e deixar ferver por 1 minuto, depois desligar o fogo e deixar repousar por mais 5 minutos. Por fim, retirar as sementes e beber o chá após amornar.

Este chá pode ser usado após as refeições para ajudar a regular os níveis de glicose, no entanto, não deve ser usado caso se utilizem remédios para a diabetes, já que pode causar uma hipoglicemia, especialmente se não existir conhecimento do médico.

O uso de feno-grego pode ter alguns efeitos colaterais em crianças, grávidas ou mulheres que estão amamentando e, por isso, deve ser evitado nestes casos.

2. Ginseng asiático

O ginseng asiático, também conhecido como Panax ginseng, pode ajudar a aumentar a produção de insulina pelo pâncreas, além de melhorar a sensibilidade a essa insulina.

Assim, o ginseng pode ser uma ótima opção para pessoas com diabetes do tipo 2, ajudando a regular melhor a quantidade de açúcar no sangue.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de ginseng;
  • 1 xícara de água.

Modo de uso

Colocar a água e o ginseng para ferver durante 5 minutos e depois repousar por mais 5 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

O consumo regular deste chá pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, sendo que os mais comuns incluem sensação de estar nervoso, dor de cabeça ou insônia, por exemplo. Além disso, mulheres grávidas não devem usar este chá sem supervisão do obstetra.

3. Dente-de-leão

O dente-de-leão é outra planta que parece ter um forte efeito sobre a diabetes, já que tanto suas folhas como raízes são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue.

Aliás, a raiz do dente-de-leão possui até uma substância, conhecida como inulina, que pode aumentar a produção de insulina, já que é um tipo de açúcar que não é metabolizado, ou seja, que não leva ao aumento do nível de açúcar no sangue.

O dente-de-leão pode assim ser usado como uma boa opção natural para pessoas pré-diabéticas.

Ingredientes

Modo de uso

Deixar a água e as raízes ferver numa panela por 5 minutos, depois retirar do fogo e deixar repousar por mais 5 minutos. Coar e beber depois de amornar. Este chá pode ser bebido até 3 vezes por dia.

O chá de dente de leão não deve ser tomado por pessoas que usam medicamentos diuréticos, grávidas lactantes ou pessoas que tenham obstrução dos ductos biliares ou obstrução intestinal, inflamação aguda da vesícula biliar ou úlcera péptica.

4. Camomila

A camomila (Matricaria recutita) é rica em umbeliferona, esculina, luteolina e quercetina que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo outra boa opção de remédio caseiro para diabetes.

Além disso, também parece proteger contra complicações da diabetes, como lesões nos vasos sanguíneos.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de uso

Adicionar a camomila à água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Existem alguns estudos que indicam que a camomila não deve ser ingerida durante a gravidez, por esse motivo, mulheres grávidas devem consultar o obstetra antes de utilizar este chá.

5. Canela

A canela também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue pois é rica em hidroxi-metil-chalcona, que parece imitar o efeito da insulina no corpo, o que ajuda no metabolismo da glicose.

Para isso, a canela pode ser adicionada na comida ou ingerida sob a forma de água de canela, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 a 2 paus de canela;
  • 1 litro de água.

Modo de uso

Juntar os paus de canela na água e deixar repousar na geladeira durante a noite. Depois retirar os paus de canela e ir bebendo ao longo do dia.

O chá de canela não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com úlceras, gastrite ou que possuem doenças graves do fígado.

6. Insulina vegetal

A insulina vegetal é uma boa opção de remédio caseiro para diabetes pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue devido a presença de flavonoides, resveratrol, cumarinas e taninos, com propriedades hipoglicemiantes e antioxidantes.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) folhas secas ou 1 folha fresca picada de insulina vegetal;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicionar a água e as folhas secas ou frescas da insulina vegetal em uma panela, e levar ao fogo para ferver. Quando começar a ferver, desligar o fogo e deixar descansar por mais 10 minutos. Em seguida, coar e tomar 1 xícara, 2 a 3 vezes por dia.

A insulina vegetal não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

7. Melão-de-São-Caetano

O melão-de-São-Caetano tem propriedades hipoglicemiantes devido aos aminoácidos, flavonoides, fitoesteroides, saponinas e taninos na sua composição, sendo uma boa opção de remédio caseiro para diabetes tipo 2.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar as folhas do melão-de-são-caetano em uma xícara com a água fervente. Tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, por no máximo 8 semanas, conforme orientação do médico ou do fitoterapeuta.

8. Hibisco

O hibisco é uma ótima opção de remédio caseiro para diabetes pois é rico em flavonoides, ácidos fenólicos e orgânicos, antocianinas e fibras, com ação hipoglicemiante.

Desta forma, esse remédio caseiro para diabetes ajuda a reduzir o aumento dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flores de hibisco desidratadas;
  • 400 mL de água.

Modo de preparo

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, adicionar as flores de hibisco. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia. Veja outros benefícios do chá de hibisco.

O hibisco não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doença renal ou hepática.

9. Alho

O alho pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, glicemia em jejum e hemoglobina glicada (HbA1C) e melhorar a resistência à insulina, sendo uma boa opção de remédio caseiro para diabetes tipo 2.

Isso porque o alho é rico em alicina e compostos de enxofre, flavonoides, canferol e quercetina, com propriedades hipoglicemiantes e antioxidantes.

Ingredientes

  • 1 dente de alho esmagado ou picado;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com o alho esmagado. Deixar repousar por cerca de 5 minutos, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá por dia antes de uma refeição.

O chá de alho não deve ser consumido por crianças menores de 2 anos ou por para pessoas que tenham gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia, e deve ser usado com cautela por pessoas que tomam anticoagulantes.

Leia também: Chá de alho: para que serve e como fazer (com 5 receitas) tuasaude.com/cha-de-alho

10. Gengibre

O gengibre é outra ótima opção de remédio caseiro para diabetes, pois tem propriedades hipoglicemiantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a melhorar a ação da insulina e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar o gengibre e a água numa panela e levar ao fogo para ferver por 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e, quando estiver morno, coar e beber em seguida. É aconselhado beber o máximo de 3 xícaras desse chá por dia.

O gengibre não deve ser usado por crianças ou por pessoas com pedra aa vesícula, irritação no estômago, pressão alta, alterações na coagulação sanguínea ou que usem remédios anticoagulantes.

11. Berberis vulgaris

A Berberis vulgaris é uma planta medicinal rica em berberina que é um alcaloide que ajuda a aumentar a liberação de insulina pelo pâncreas e reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para diabetes tipo 2.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de casca de Berberis vulgaris;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela e levar ao fogo, assim que levantar fervura, adicionar a casca de Berberis vulgaris e deixar ferver por mais 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar, e beber até 2 xícaras por dia.

A Berberis vulgaris não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas com obstrução das vias biliares ou alergia a essa planta.

Leia também: Berberina: para que serve e quantidade recomendada tuasaude.com/beneficios-da-berberina

12. Cúrcuma

A cúrcuma (Curcuma longa), também conhecida como açafrão-da-terra, ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, aumentar a liberação de insulina, melhorar a captação da glicose pelos tecidos periféricos e a reduzir a resistência à insulina.

Além disso, a cúrcuma inibe a atividade α-amilase e α-glicosidase, reduzindo a absorção de carboidratos da alimentação pelo intestino, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para diabetes.

Ingredientes

  • 5 pedaços de raiz de cúrcuma ;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver, desligar o fogo e adicionar a raiz de cúrcuma. Tapar e deixar repousar 10 a 15 minutos. Coar o chá, esperar amornar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de cúrcuma não deve ser usado por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

Cuidados ao usar os remédios caseiros

Os remédios caseiros para diabetes devem ser usados com cautela por pessoas que usam remédios para diabetes, pois pode baixar muito os níveis de açúcar no sangue, e causar hipoglicemia.

Além disso, a maioria dos remédios caseiros para diabetes não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, pois não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança, e se afeta o desenvolvimento do bebê ou passa pelo leite materno.

Leia também: Chás abortivos: 7 plantas que deve evitar na gravidez tuasaude.com/plantas-abortivas

Vídeos relacionados

CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse

11:05 | 190.915 visualizações

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

14:54 | 724.470 visualizações

Como tomar CHÁ DE HIBISCO para emagrecer

08:00 | 764.557 visualizações

Descubra o que acontece se você comer ALHO todos os dias

07:10 | 250.190 visualizações

BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA

02:30 | 231.459 visualizações