8 dicas para tratar a prisão de ventre no pós-parto

Algumas dicas que ajudam a combater a prisão de ventre no pós-parto incluem aumentar a ingestão de água durante o dia, consumir mais fibras, praticar atividades físicas e comer alimentos probióticos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Após o parto normal ou por cesariana o intestino da mulher pode ficar preso devido a fatores como, alterações hormonais, poucas horas de sono, uso de medicamentos ou suplementos, estresse, mudanças na dieta, além do medo que a mulher pode ter de sentir dor ao evacuar, por exemplo.

Quando a prisão de ventre não melhora dentro de 3 a 4 dias mesmo com as dicas ou caso seja verificada a presença de sangue nas fezes, é aconselhado consultar o obstetra ou clínico geral para que possa ser feita uma avaliação dos sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas dicas que ajudam a tratar a prisão de ventre no pós parto são:

1. Aumentar a ingestão de fibras

Aumentar a ingestão de fibras é uma ótima forma de combater a prisão de ventre no pós-parto, já que as fibras estimulam o trânsito intestinal, aumentam o volume das fezes e facilitam a sua eliminação. Para que a ação das fibras dos alimentos seja eficaz, é importante também beber bastante água ao longo do dia.

Os alimentos ricos em fibras e fáceis de ser incluídos na dieta são frutas, como ameixa, laranja, tangerina e mamão, legumes e cereais integrais, como pão integral, arroz integral e aveia. Confira outros alimentos ricos em fibras.

2. Beber bastante água

Para aliviar o intestino preso depois do parto, é recomendado beber bastante água, pois essa bebida ajuda a mobilizar e amaciar as fezes, facilitando a sua eliminação e evitando problemas como hemorroidas e fissuras anais.

É aconselhado beber de 2 a 3 litros de água por dia, podendo ser necessário ainda mais de acordo com o peso e a idade da mulher. Veja como calcular a quantidade de água necessária.

3. Comer gorduras boas

As gorduras boas, presentes em alimentos como sementes de chia e linhaça, abacate, coco, castanhas e azeite, por exemplo, ajudam a lubrificar o intestino, facilitando a passagem das fezes e combatendo a prisão de ventre no pós-parto.

Para usar as gorduras boas, pode-se adicionar 1 colher (de sopa) de azeite no almoço e no jantar, e 1 colher (de sobremesa) de uma das sementes às frutas, vitaminas, sucos e iogurtes.

4. Consumir alimentos probióticos

Os alimentos probióticos, como iogurte natural, kefir e kombucha, ajudam a combater a prisão de ventre depois da gravidez e podem ser consumidos de 1 a 2 vezes por dia. Conheça outros alimentos probióticos.

Esse benefício é possível porque os probióticos são bactérias benéficas que equilibram a saúde da flora intestinal, melhorando a consistência das fezes e ajudando a evitar a prisão de ventre.

5. Respeitar a vontade de evacuar

Para combater a prisão de ventre no pós-parto, é importante respeitar quando o intestino dá sinais de vontade de evacuar e ir ao banheiro assim que possível.

Isso porque, ao prender as fezes, elas vão perdendo água no intestino e ficando mais ressecadas, o que dificulta a evacuação.

6. Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas moderadas, como caminhada rápida, ioga, natação e bicicleta, ajuda a combater a prisão de ventre depois do parto, porque favorece os movimentos naturais do intestino, estimulando a eliminação das fezes.

No entanto a prática de exercícios após o parto deve ser feita somente com a recomendação do obstetra e, de preferência, orientada por um profissional de educação física.

7. Evacuar na posição de cócoras

Evacuar na posição de cócoras ajuda a aliviar a prisão de ventre no pós-parto, porque nessa posição as fezes passam melhor pelo intestino sendo mais fácil evacuar, sem a necessidade de se fazer muita força.

Ao sentar no vaso, pode-se colocar um banquinho por baixo dos pés numa altura em que os joelhos fiquem mais elevados que a altura do quadril.

8. Consultar o obstetra

Quando a prisão de ventre não melhora dentro de 3 a 4 dias, mesmo com as dicas anteriores, ou na presença de sintomas como vômito, dor na barriga ou sangue nas fezes, é aconselhado consultar o obstetra, ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado.

Se deseja consultar um médico, marque uma consulta com o obstetra próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
 

Vídeos relacionados

7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

12:40 | 813.156 visualizações

Como fazer COCÔ do JEITO CERTO

01:11 | 1.723.139 visualizações