O Aedes aegypti pode ser identificado através de características como listras brancas no corpo e nas patas, e asas transparentes, além de ser pequeno medindo cerca de 0,5 a 1 cm, e ser silencioso, não fazendo barulho como o pernilongo.
O mosquito Aedes aegypti é o responsável pela transmissão do vírus da dengue, do gênero Flavivírus sorotipos DENV-1, 2, 3 ou 4, além do vírus ZIKV causador da Zika ou o alfavírus da família Togavírus que causa a Chikungunya. Além disso, esse mosquito é o principal responsável pela transmissão da febre amarela.
Por isso, é importante combater o Aedes aegypti, o que pode ser feito evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas. Saiba mais sobre a transmissão da dengue.
Características do mosquito Aedes aegypti
O mosquito Aedes aegypti possui as seguintes características:
- Corpo estreito e preto;
- Listras brancas no abdômen, tórax e cabeça;
- Asas transparentes;
- Três pares de patas escuras com faixas brancas;
- Tamanho entre 0,5 e 1 cm;
- Voo baixo e rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.
O Aedes aegypti não gosta de calor e, por isso, nos horários mais quentes do dia, ele fica escondido na sombra ou dentro de casa. Além disso, esse mosquito é mais comum no verão, sendo recomendado aplicar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas.
Assista ao vídeo a seguir e mais sobre as características do Aedes aegypti:
O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE
07:10 | 188.204 visualizaçõesOnde o mosquito da dengue costuma picar o ser humano?
O mosquito da dengue Aedes aegypti costuma picar principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça.
A picada do mosquito da dengue geralmente ocorre durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde. No entanto, apesar de geralmente picar durante o dia, este mosquito também pode picar durante à noite.
Como fica a picada do mosquito da dengue na pele
O mosquito da dengue quando pica não causa sintomas na pele como coceira, vermelhidão, dor ou inchaço como ocorre com outros mosquitos, como o pernilongo.
Isto porque a saliva da fêmea do mosquito Aedes aegypti contém substâncias anestésicas e anticoagulantes, e por isso, a pessoa não sente quando é picada.
É possível ser picado pelo mosquito da dengue e não pegar dengue?
É possível ser picado pelo mosquito da dengue Aedes aegypti e não pegar dengue, quando o mosquito não está infectado com o vírus do gênero Flavivírus sorotipos DENV-1, DENV-2, DENV-3 ou DENV-4.
Para que ocorra a transmissão da dengue, a fêmea do mosquito Aedes aegypti precisa picar alguma pessoa que tenha dengue para adquirir um dos sorotipos do vírus, que se multiplica durante 10 a 14 dias no mosquito, para então poder ser transmitido ao picar outra pessoa.
Somente a fêmea do mosquito é que pica, pois precisa do sangue para que os ovos amadureçam e sejam depositados próximos à água limpa parada, onde seguem o ciclo de vida.
Ciclo de vida do Aedes aegypti
O ciclo de vida do Aedes aegypti começa na água parada onde passa de ovo para larva e depois pupa. A seguir, ele se transforma em mosquito e se torna terrestre, pronto para se reproduzir.
As principais características de cada fase são:
- Ovo: pode permanecer até 8 meses inativos colado acima da linha da água, mesmo num local seco e no frio intenso, até encontrar as condições ideais para se transformar em larva, que são calor e água parada;
- Larva: vive na água, alimenta-se de protozoários, bactérias e fungos presentes na água e em apenas 5 dias vira pupa;
- Pupa: vive na água onde continua se desenvolvendo, e vira mosquito adulto em 2-3 dias;
- Mosquito adulto: está pronto para voar e se reproduzir, mas para isso precisa se alimentar de sangue humano ou de animais, momento em que ocorre a transmissão das doenças.
O Aedes aegypti leva em média 3-10 dias para se desenvolver e vive aproximadamente 1 mês. A fêmea do mosquito pode produzir em médica 3000 ovos em todo o seu ciclo reprodutivo.
Como combater o Aedes aegypti
Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado:
- Manter a caixa de água fechada com a tampa;
- Limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água;
- Não deixar acumular água da chuva sobre a laje;
- Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão;
- Manter os tonéis e barris de água bem tampados;
- Encher os pratinhos dos vasos com areia;
- Lavar 1 vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão;
- Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva;
- Colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.
Uma outra forma de evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue é colocar um larvicida natural em todos os pratos de plantas, misturando 2 colheres de borra de café em 250 ml de água e adicionar ao prato da planta, repetindo este procedimento todas as semanas. Confira estas e outras dicas assistindo ao vídeo a seguir:
PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR
02:51 | 43.864 visualizaçõesA Anvisa já aprovou o uso de um larvicida biológico, chamado Biovech, que é capaz de matar as lavas e os mosquitos da dengue em apenas 24 horas, sem deixar resíduos tóxicos que possam agredir o meio ambiente e por isso é seguro para o homem, animais e plantas.
Além das medidas acima, outra forma de prevenir a dengue é tomar a vacina contra dengue, recomendada para pessoas dos 4 aos 60 anos de idade, mas que atualmente ainda não está disponível gratuitamente pelo SUS, sendo encontrada apenas em clínicas privadas. Saiba como e onde tomar a vacina da dengue.
Veja como evitar ser picado pelo Aedes aegypti no vídeo: