Para baixar os níveis de triglicerídeos na gravidez é preciso realizar atividades físicas e seguir uma dieta adequada de acordo com a orientação de um nutricionista. O uso de medicamentos para reduzir a concentração de triglicerídeos é contraindicado durante a gestação, pois pode interferir no desenvolvimento do bebê.
Durante a gravidez é normal que a concentração de triglicerídeos aumente devido às alterações hormonais que acontecem no organismo da mulher. No entanto, mesmo que seja normal, é importante ter atenção aos seus níveis, pois concentrações muito elevadas podem representar risco para a mãe e para o bebê.
Como baixar o triglicerídeo na gravidez
Alguns passos simples e importantes para baixar os triglicerídeos são:
- Diminuir as gorduras na alimentação, como azeite, óleo, manteiga, queijo ou carne gordurosa.
- Eliminar as bebidas alcoólicas.
- Reduzir os doces, como bolos, geleias, leite condensado ou bolachas recheadas.
- Comer peixes, como salmão ou pescada, pelo menos 3 vezes por semana.
- Comer frutas e legumes 5 vezes por dia.
- Beber 1,5 a 2 litros de água por dia.
- Praticar uma atividade física todos os dias, como caminhar, de preferência com acompanhamento profissional.
Essas atitudes ajudam a diminuir os níveis de colesterol circulantes no sangue, mantendo a mãe e o filho saudáveis. Apesar da dieta parecer restrita, é possível ter uma alimentação adequada para diminuir os níveis de triglicerídeo e fornecer a quantidade de nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Saiba como é feita a dieta para triglicerídeos.
O uso de medicamentos para diminuir o colesterol é contraindicado na gravidez devido à possíveis efeitos relacionados ao desenvolvimento do bebê.
Riscos de triglicerídeos altos
Apesar de ser normal haver aumento nos níveis de triglicerídeos e colesterol total durante a gestação, é importante que haja controle. Pois quando os níveis são muito elevados, pode haver não só acúmulo de gordura nos vasos da mãe como também do bebê, o que pode fazer com que nasça já com problemas cardíacos, por exemplo.
Outros riscos de triglicerídeos altos na gravidez são:
- Aterosclerose;
- Pancreatite;
- Esteatose hepática;
- Derrame cerebral (AVC);
- Isquemia cerebral.
Normalmente, todos estes risco podem ser diminuídos quando a taxa de triglicerídeos no sangue encontra-se baixa ou dentro dos limites ideais. Saiba mais sobre os triglicerídeos altos.