5 tratamentos para gota

O tratamento para gota normalmente é feito com medicamentos, como colchicina e alopurinol, alterações na alimentação e mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, para aliviar os sintomas e controlar os níveis de ácido úrico no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Reumatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A gota é uma artrite inflamatória que costuma surgir de forma repentina e pode causar muita dor durante as crises devido à cristalização do ácido úrico dentro das articulações. É mais frequente em pessoas que têm o ácido úrico elevado no sangue. 

Leia também: Gota: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/gota

Para tratamento  da doença gota, é recomendado consultar um reumatologista ou clínico geral, sendo importante seguir corretamente as suas prevenir as crises e possíveis complicações, como deformidades articulares e problemas renais.

Médica aconselhando um paciente na consulta

Principais opções de tratamento

As principais opções de tratamento para gota são:

1. Remédios para gota

Os principais remédios indicados no tratamento para uma crise de gota, também chamada de gota aguda, incluem:

  • Anti-inflamatórios, como naproxeno, cetoprofeno, ibuprofeno ou indometacina: são os medicamentos mais eficazes para aliviar os sintomas especialmente nas primeiras 48 horas da crise e, normalmente, são indicados pelo médico por 5 a 7 dias;
  • Corticoides, como prednisona, prednisolona ou metilprednisolona: também têm um efeito anti-inflamatório, e podem ser usados em comprimidos ou injeções intramusculares ou aplicadas diretamente na articulação afetada;
  • Colchicina: é um outro tipo de anti-inflamatório indicado para ajudar a aliviar a crise de gota rapidamente, sendo seu efeito melhor quando iniciado ainda nas primeiras horas do início da crise.

Além disso, após a melhora da crise de gota, o médico também pode indicar o uso de medicamentos como alopurinol ou probenecida para evitar novas crises por meio da diminuição dos níveis de ácido úrico no sangue.

Leia também: Ácido úrico alto: o que é, exame, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/acido-urico

Existem também medicamentos mais novos, como febuxostate ou pegloticase, que são potentes inibidores da formação do ácido úrico e, em alguns casos, também são uma opção no tratamento para gota. Conheça mais remédios para ácido úrico.

2. Dieta para gota

A dieta para gota consiste em evitar os alimentos como frutos do mar, sardinha, excesso de carne vermelha, vísceras e pele de aves, especialmente quando os níveis de ácido úrico no sangue estiverem elevados devido ao risco de provocarem uma crise. 

Além disso, deve-se ter uma alimentação equilibrada e saudável para evitar problemas como sobrepeso ou obesidade e favorecer o controle do ácido úrico. Por isso, normalmente é recomendado o acompanhamento com um nutricionista.

Leia também: Dieta para gota: alimentos permitidos e a evitar (com cardápio) tuasaude.com/alimentacao-para-gota

3. Mudanças no estilo de vida

O tratamento para gota também deve incluir mudanças no estilo de vida como:

  • Aumentar a ingestão diária de água, para evitar a desidratação e favorecer a eliminação de ácido úrico pela urina;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, porque podem estimular a produção de ácido úrico;
  • Fazer exercícios físicos regularmente, principalmente caso a perda de peso seja indicada.

Quando associadas ao tratamento para gota indicado pelo médico, incluindo a perda de peso e alterações na alimentação, essas medidas podem ajudar a controlar os níveis de ácido úrico no sangue.

4. Perder peso

Em caso de sobrepeso ou obesidade, o tratamento para gota deve incluir medidas para controlar o peso, como ter uma alimentação saudável e equilibrada, e fazer exercícios físicos regularmente. A perda de peso também contribui para baixar os níveis de ácido úrico no sangue.

Leia também: 15 dicas para emagrecer rápido (e perder barriga) tuasaude.com/6-dicas-simples-para-emagrecer-e-perder-barriga

5. Acompanhamento médico regular

O acompanhamento regular com o médico é importante, especialmente nos primeiros meses após uma crise de gota, para verificar se o tratamento está sendo eficaz e avaliar os níveis de ácido úrico no sangue. É importante seguir corretamente as suas orientações.

Vídeos relacionados

Como baixar o ÁCIDO ÚRICO rapidamente

05:45 | 31.819 visualizações

Alimentação para GOTA

04:58 | 916.448 visualizações