Cretinismo: o que é, características, causas e tratamento

O cretinismo é uma manifestação tardia do hipotireoidismo congênito caracterizada pelo surgimento de baixa estatura, retardo mental e características como face grosseira, pálpebras inchadas, cabelos grossos e pele espessa na criança.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista Pediátrico perto de você! Parceria com Buscar Médico

As características e sintomas do cretinismo são causadas pela deficiência de hormônios da tireoide desde o nascimento, devido a problemas na produção dos hormônios tireoidianos ou falta de iodo no organismo, por exemplo.

Em caso de suspeita de cretinismo, é recomendado consultar um endocrinologista pediátrico. O tratamento é feito com a reposição de hormônios da tireoide e deve ser iniciado assim que possível para permitir que a criança tenha um melhor crescimento e desenvolvimento.

Imagem ilustrativa número 1

Principais características

As principais características de cretinismo são:

  • Baixa estatura;
  • Retardo mental;
  • Face grosseira; 
  • Pálpebras inchadas;
  • Aumento do tamanho da língua;
  • Cabelos grossos;
  • Pele espessa e seca.

As características do cretinismo tendem a surgir lentamente após as 6 primeiras semanas de vida. No entanto, antes do seu surgimento, a criança pode já apresentar sintomas, como choro rouco, dificuldade para mamar, atraso no desenvolvimento, palidez e pele fria, devido à falta de hormônios da tireoide.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de cretinismo normalmente é feito pelo endocrinologista pediátrico ou pediatra levando em consideração as características presentes e o resultado de exames, como a dosagem de TSH e T4 livre no sangue, que normalmente indicam a deficiência de hormônios tireoidianos.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o endocrinologista pediátrico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo: 

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, a deficiência dos hormônios da tireoide no bebê normalmente é identificada nas primeiras semanas de vida por meio do teste do pezinho, e as crianças que recebem o tratamento adequado não desenvolvem cretinismo. Saiba quando fazer o teste do pezinho.

Possíveis causas

As principais causas do cretinismo são:

  • Alteração no desenvolvimento da glândula tireoide;
  • Problemas no funcionamento da glândula tireoide;
  • Deficiência de iodo, devido à ingestão deficiente deste nutriente, por exemplo.

Nestes casos, a deficiência de hormônios da tireoide pode estar presente desde o nascimento, o que é conhecido como hipotireoidismo congênito, que quando não identificado e tratado precocemente, pode afetar o desenvolvimento cerebral e o crescimento da criança. Entenda melhor o que é hipotireoidismo congênito. 

Como é feito o tratamento

O tratamento do cretinismo deve ser orientado por um endocrinologista pediátrico, sendo feito por meio da reposição de hormônios tireoidianos. Deve ser iniciado o quanto antes para permitir que a criança cresça e se desenvolva mais adequadamente.

Além disso, o médico também pode indicar sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e psicoterapia, por exemplo, dependendo das necessidades identificadas da criança, com o objetivo de estimular o seu desenvolvimento.