Na 24ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo início da produção de surfactante pulmonar, uma substância que vai auxiliar a troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.
Além disso, o bebê já consegue sentir o gosto e o cheiro do líquido amniótico, pois o paladar e o olfato já estão bem desenvolvidos.
Durante essa semana, a mulher pode ter sintomas de azia ou refluxo, pois o útero em crescimento pode pressionar o estômago. Além disso, algumas mulheres podem desenvolver anemia, apresentando sintomas como cansaço excessivo, tontura ou pele e mucosas pálidas.
Desenvolvimento do bebê
Na 24ª semana da gestação, a maioria dos órgãos sensoriais estão formados, como tato, olfato, audição e paladar, e o bebê já consegue sentir o cheiro e o sabor do líquido amniótico, além de escutar os sons externos, respondendo com movimentos.
No final desta semana da gestação, as pálpebras que cobrem os olhos estarão separadas, o que permitirá o bebê abrir os olhos.
Nesta semana da gestação, os ramos dos pulmões estão se formando, assim como as células que produzem o surfactante pulmonar, que é uma substância que reveste os alvéolos dos pulmões para auxiliar na troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.
Tamanho e peso do bebê
O tamanho do bebê com 24 semanas de gestação é de cerca de 32 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 21,3 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um melão cantalupo.
O peso do bebê nessa semana é cerca de 600 a 700 gramas.
Mudanças no corpo da mulher
Na 24ª semana de gravidez, a mulher pode ter sintomas de refluxo ou azia, pois o útero em crescimento pode pressionar o estômago para cima, fazendo com que o ácido do estômago suba para o esôfago.
Além disso, a digestão pode ficar mais lenta e a comida fica mais tempo no estômago, o que também contribui para a azia.
Nesta fase da gestação, algumas mulheres podem desenvolver anemia, podendo apresentar alguns sintomas como tontura, cansaço excessivo, pele e mucosas pálidas ou palpitações cardíacas.
A anemia na gravidez, geralmente ocorre devido aos baixos níveis de ferro, ácido fólico ou vitamina B no corpo da mulher, que são importantes para a produção de glóbulos vermelhos do sangue responsáveis por levar oxigênio e nutrientes para o bebê.
Cuidados durante a 24ª semana
Na 24ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Refluxo ou azia: comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas, evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas e fazer refeições grandes, podem ajudar a aliviar esse desconforto. Veja outras dicas de como aliviar o refluxo e a azia na gravidez;
- Anemia: aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro como bife de fígado, feijão ou espinafre, e tomar os suplementos indicados pelo médico. Saiba mais sobre o tratamento da anemia na gravidez.
Durante a gravidez, é importante seguir as recomendações médicas, realizar as consultas pré-natais, tomar o ácido fólico ou suplementos indicados pelo médico.
Além disso, deve-se fazer atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, e ter uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo frutas, verduras e legumes frescos para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.
Principais exames
A 24ª semana da gestação, é a última semana para realização do ultrassom morfológico, um exame indicado pelo obstetra para identificar a fase do desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis anormalidades no feto como doenças ou malformações. Saiba como é realizado o ultrassom morfológico.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: