Exame de glicose na gravidez (dextrosol): para que serve e resultados

O exame de glicose na gravidez serve para identificar uma possível diabetes gestacional e deve ser feito entre as semanas 24 e 28 de gestação, mesmo quando a mulher não apresenta sinais e sintomas indicativos de diabetes, como aumento exagerado do apetite ou vontade frequente de urinar, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este exame é feito com uma coleta de sangue 1 a 2 horas depois de ingerir 75 g de um líquido muito doce, conhecido como dextrosol, de forma a avaliar como o corpo da mulher lida com níveis elevados de glicose.

Apesar do exame ser normalmente feito após a 24ª semana, é possível também que seja feito antes dessas semanas, principalmente se a grávida possuir fatores de risco relacionados à diabetes, como excesso de peso, mais de 25 anos, histórico de diabetes na família ou ter tido diabetes gestacional em uma gravidez anterior.

Imagem ilustrativa número 1

Como é feito o exame

O exame para diabetes gestacional, também chamado de TOTG, é feito entre as semanas 24 e 28 de gestação seguindo estes passos:

  1. A gestante deve ficar de jejum por cerca de 8 horas;
  2. É feita a primeira coleta de sangue com a grávida em jejum;
  3. É dado à mulher 75 g de Dextrosol, que é uma bebida açucarada, no laboratório ou clínica de análises clínicas;
  4. Em seguida, é retirada uma amostra de sangue logo após a ingestão do líquido;
  5. A grávida deve ficar em repouso por cerca de 2 horas;
  6. Depois é feita nova coleta de sangue após 1 hora e depois de 2 horas de espera.

Após o exame a mulher pode voltar a alimentar-se normalmente e esperar pelo resultado. Caso o resultado se encontre alterado e exista suspeita de diabetes, o obstetra poderá encaminhar a gestante para um nutricionista para iniciar uma dieta adequada, além de realizar acompanhamento regular para que sejam evitadas complicações para a mãe e para o bebê.

Resultados do exame da glicose na gravidez

A partir das coletas de sangue realizadas, são feitas medições para verificar os níveis de açúcar no sangue, sendo os valores normais considerados pela Sociedade Brasileira de Diabetes:

Tempo após o exame Valor ideal de referência
Em jejum Até 92 mg/dL
1 hora após o exame Até 180 mg/dL
2 horas após o exame Até 153 mg/dL

A partir dos resultados obtidos, o médico faz o diagnóstico de diabetes gestacional quando pelo menos um dos valores encontra-se acima do valor ideal.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além do exame de TOTG, que é indicado para todas as grávidas, mesmo aquelas que não apresentam sintomas ou fatores de risco para diabetes gestacional, é possível que o diagnóstico seja feito antes da semana 24 por meio do exame de glicemia em jejum. Nesses casos, é considerado diabetes mellitus gestacional quando a glicemia de jejum encontra-se acima de 126 mg/dL, quando a glicemia a qualquer hora do dia é superior a 200 mg/dL ou quando a hemoglobina glicada é superior ou igual a 6,5%. Caso seja verificada qualquer uma desses alterações, é indicada a realização do TOTG para confirmação do diagnóstico.

É importante que a glicemia seja monitorada durante a gestação para que sejam evitadas complicações para a mãe e para o bebê, além de ser fundamental para que seja estabelecido o melhor tratamento e adequação da alimentação, que deve ser feita com auxílio de um nutricionista. Confira algumas dicas no vídeo a seguir de alimentação na diabetes gestacional:

DIABETES GESTACIONAL: o que comer para controlar

02:58 | 343.320 visualizações

Vídeos relacionados

DIABETES GESTACIONAL: o que comer para controlar

02:58 | 343.320 visualizações