É possível emagrecer 2 Kg por semana?

Evidência científica

Embora seja possível emagrecer 2 Kg por semana, essa perda de peso geralmente acontece com dietas muito restritivas ou em algumas situações mais sérias, como a realização de cirurgia bariátrica ou a presença de doenças.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O emagrecimento é considerado saudável quando se perde até 1Kg por semana. Isso porque a perda rápida de peso, através de dietas restritivas, geralmente não é acompanhada por mudanças no hábito alimentar, favorecendo, assim, o efeito sanfona e fazendo a pessoa engordar novamente. Entenda melhor como acontece o efeito sanfona.

Para emagrecer de forma saudável e manter o peso alcançado, é importante consultar um nutricionista ou endocrinologista para que seja feita uma avaliação completa e indicado uma alimentação adequadas às necessidades nutricionais individuais.

Imagem ilustrativa número 2

É possível emagrecer 2 kg por semana?

É possível emagrecer 2 Kg por semana. No entanto essa perda de peso geralmente acontece com dietas muito restritivas ou em situações mais sérias, como a realização de cirurgia bariátrica ou a presença de doenças cardíacas, transtornos psiquiátricos, problemas gastrointestinais, doenças infecciosas ou câncer, por exemplo.

Dietas muito restritivas para emagrecer não são recomendadas por serem geralmente pobres em nutrientes essenciais para o organismo como vitaminas, minerais, proteínas, gorduras ou carboidratos.

Além disso, durante as dietas restritivas geralmente não existe a reeducação alimentar, favorecendo, assim, o reganho de peso. Por isso, o emagrecimento é saudável quando a pessoa apresenta uma perda de até 1Kg por semana.

Como emagrecer de forma saudável?

Para emagrecer de forma saudável, é aconselhado fazer um déficit calórico, que consiste em ingerir menos calorias na dieta do que se gasta por dia, fazendo com que o organismo use as reservas de gordura como fonte de energia, promovendo a perda de peso. Saiba como fazer o déficit calórico.

A prática regular de atividades físicas, como dança, luta, musculação ou natação, também são fundamentais para estimular o gasto calórico, favorecendo o emagrecimento. Confira os melhores exercícios para emagrecer.

Cardápio da dieta para emagrecer

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para emagrecer de forma saudável:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1/2 pão francês integral com 1 fatia de queijo branco + 1 xícara de café s/ açúcar 1 crepioca feita com ovo e tapioca + 1 xícara de chá verde s/ açúcar 2 torradas integrais + 1 colher de sopa de queijo cottage + 1 xícara de café com leite desnatado s/ açúcar
Lanche da manhã 1 maçã cozida com canela em pó 1 banana fatiada + 1 col de sopa de aveia em flocos 1 pera + 6 nozes
Almoço 1/2 xícara de chá de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 1 filé de frango grelhado + 1 prato de sobremesa de salada d alface, tomate e agrião, temperada com vinagre e azeite+ 1 laranja 2 col de sopa de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + omelete feita com 2 ovos e espinafre + 3 col de sopa de repolho refogado + 1 fatia de melão 2 col de sopa de purê de batata-doce + 2 sardinhas assadas + 4 col de salada de grão-de-bico com tomate, pepino e azeitona + 1 kiwi
Lanche da tarde 1 iogurte natural sem açúcar com 1 col de sopa de sementes de abóbora + 1/2 banana picada 4 bolachas de milho com 2 colheres de sopa de guacamole feito com abacate, tomate e limão 1/2 mamão papaia com 1 col. de sopa de aveia em flocos
Jantar 1 prato de sopa feita com abóbora, alho-poró, cenoura, abobrinha, repolho e peito de frango Wrap integral feito com atum light, alface, cebola e tomate, temperado com azeite, pimenta-do-reino e sal Salada feita com alface, rúcula, abobrinha crua ralada, tomate e filé de peito de frango picado, temperada com azeite e suco de limão
Ceia 1 xícara de chá de camomila  1 xícara de chá de lavanda 1 xícara de chá de erva-cidreira

Esse cardápio é apenas um exemplo, onde os tipos e quantidades de alimentos podem variar conforme a idade e o estado de saúde de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista, que vai fazer uma avaliação completa e planejar um cardápio conforme as necessidades nutricionais individuais.

Se deseja fazer um cardápio conforme as suas necessidades nutricionais, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Outras dicas para emagrecer

Outras dicas que também podem ajudar a emagrecer são:

  • Beber de 1,5 a 3 litros de água por dia, pois a água ocupa um volume no estômago, ajudando a controlar a vontade de comer;
  • Dormir de 7 a 9 horas por noite, já que o sono ajuda a regular os hormônios que estão relacionados com o controle da fome;
  • Evitar bebidas alcoólicas, porque são ricas em calorias, além de geralmente serem acompanhadas de petiscos ricos em calorias;
  • Priorizar os alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais integrais, leguminosas e vegetais, porque levam mais tempo para serem digeridos, promovendo a saciedade.

Além disso, é recomendado também evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como sorvete, pizza e bolacha, porque esses alimentos geralmente são ricos em gorduras e açúcares que aumentam o valor calórico da dieta, dificultando o emagrecimento. Confira outros alimentos ultraprocessados.

Vídeos relacionados

TRANSPLANTE para uma vida mais longa

00:57 | 3.494 visualizações

JEJUM INTERMITENTE: a solução para o efeito sanfona?

05:40 | 65.696 visualizações

Emagrecer com Saúde

03:12 | 455.264 visualizações