Período Fértil: quando é, sintomas (e como calcular)

O período fértil é o momento do ciclo da mulher em que acontece a ovulação e existem maiores chance de gravidez. Dura cerca de 6 dias e acontece cerca de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O período fértil pode ser identificado através de alguns sinais e sintomas, como secreção vaginal transparente, aparecimento de espinhas, aumento da temperatura corporal, dor na parte de baixo do abdômen, alterações emocionais e aumento do apetite, por exemplo.

Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, pois ajuda a identificar os dias mais férteis da mulher. No entanto, não deve ser usado como método contraceptivo natural. Veja qual o método contraceptivo mais indicado para você.

Imagem ilustrativa número 3

6 sintomas de período fértil

Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são:

1. Secreção vaginal transparente

A secreção vaginal transparente, semelhante à clara de ovo crua, é o primeiro sinal de que o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal.

Além de ser um sinal de período fértil, quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo, facilitando a fecundação.

2. Aparecimento de espinhas

O aparecimento das espinhas é comum quando o período fértil está próximo, pois nesse período a pela da mulher tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de pequenos cravos e espinhas, mesmo após o período da adolescência.

3. Ligeiro aumento da temperatura

O aumento da temperatura corporal acontece devido aos esforços realizados que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Nesse período os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, que é responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC, que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar.

4. Aumento da libido e do apetite

Esse sintoma também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.

5. Dor no baixo ventre

A dor no baixo ventre, que é a dor na parte de baixo da barriga, mais ou menos na altura dos ovários, é um dos sintomas mais frequentes. Algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.

6. Irritação e instabilidade emocional 

A variação do humor também é comum no período fértil, acontecendo principalmente devido às alterações hormonais comuns do período.

As mulheres que estão tentando engravidar mas têm dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, podem optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia. Veja como funciona e como fazer o teste de ovulação.

Quando é o período fértil

O período fértil é normalmente 10 a 14 dias depois do primeiro dia da menstruação e dura cerca de 6 dias.

Consulte o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para saber mais sobre o período fértil:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como calcular o período fértil

Para saber quando é o seu período fértil, coloque os dados na calculadora a seguir:

Erro
Erro

Para calcular o período fértil manualmente deve-se adicionar 14 dias ao primeiro dia da última menstruação e, depois, somar 3 dias antes e 3 dias depois, para identificar o intervalo de 6 dias, que corresponde ao período fértil. 

Entenda melhor como é feito o cálculo para saber quando é o período fértil, incluindo nos casos de ciclo irregular.

Qual o dia mais fértil?

O dia mais fértil é o próprio dia da ovulação e o período 3 dias antes e 3 dias após a ovulação. Nessa fase, é mais provável de ocorrer a fecundação, caso a mulher tenha contato íntimo desprotegido, e favorecer a gravidez.

Além disso, como o óvulo após liberado pelos ovários, tem uma "vida" de cerca de 24 horas, no dia seguinte da ovulação também pode ser um dos dias mais férteis.

Vídeos relacionados

PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

03:38 | 2.660.457 visualizações