Hepatite A: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite A (HAV), que provoca inflamação do fígado e pode levar ao aparecimento de alguns sintomas como cansaço, febre baixa, dor de cabeça e na barriga, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista Hepatológico perto de você! Parceria com Buscar Médico

A infecção pelo vírus da hepatite A acontece principalmente por meio do consumo de água e alimentos contaminados e, por isso, é mais comum de acontecer em locais em que as condições de higiene e saneamento são mais precárias.

Os sintomas da hepatite A normalmente desaparecem sozinhos após alguns dias, no entanto para que a recuperação seja mais rápida, é importante que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos e tenha uma alimentação leve.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de hepatite A são:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo e vômitos; 
  • Febre baixa; 
  • Dor na barriga; 
  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura e fezes claras.

A maioria dos casos de hepatite A não provoca o aparecimento de sinais ou sintomas, sendo percebida apenas após a realização de exames de rotina para avaliar o funcionamento do fígado. No entanto, os sintomas podem demorar entre 15 a 40 dias após a infecção pelo vírus para começar a aparecerem.

Nos casos mais graves, em que surgem lesões no fígado, os sintomas podem ser mais graves como febre alta, dor no abdômen, vômitos repetidos e pele muito amarelada. Esses sintomas na maioria das vezes são indicativos de hepatite fulminante, em que o fígado deixa de funcionar. A evolução da hepatite A para hepatite fulminante é rara, acontecendo em menos de 1% dos casos. Conheça outros sintomas da hepatite A.

Leia também: Hepatite fulminante: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hepatite-fulminante

Teste online de sintomas

Para saber o risco de estar com hepatite A, selecione no teste a seguir os sintomas que pode estar sentindo:

  1. 1. Dor na região superior direita da barriga
  2. 2. Cor amarelada nos olhos ou na pele
  3. 3. Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas
  4. 4. Urina escura
  5. 5. Febre baixa constante
  6. 6. Dor nas articulações
  7. 7. Perda de apetite
  8. 8. Enjoos ou tonturas frequentes
  9. 9. Cansaço fácil e sem razão aparente
  10. 10. Barriga inchada

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da hepatite A deve ser feito pelo clínico geral ou hepatologista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, assim como por meio da realização de exames que ajudam a identificar a presença de anticorpos contra o vírus, o que é indicativo de que o HAV está circulando no organismo, e exames que avaliam o funcionamento do fígado, como TGO e TGP, que normalmente estão alterados em caso de hepatite. Veja mais sobre os exames que avaliam o fígado.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar o fígado, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, caso seja necessário:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Transmissão da hepatite A

A principal via de transmissão da hepatite A é por via fecal-oral, ou seja, por meio do consumo de alimentos e água contaminada por fezes de pessoas portadoras do vírus. Dessa forma, quando os alimentos são preparados com más condições de higiene existe um maior risco de ter a doença.

Além disso, nadar em águas contaminadas por esgoto ou comer frutos do mar infectados também podem aumentar a chance de infecção pelo vírus da hepatite A. 

Como é feito o tratamento

Como na maioria dos casos a infecção pelo vírus da hepatite A não são considerados graves, o tratamento é feito apenas com medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e remédios para enjoo, além de recomendado que a pessoa descanse e beba muita água para hidratar e ajudar o copo a se recuperar.

Normalmente os sintomas desaparecem em até 10 dias, e a pessoa se recupera completamente dentro de 2 meses. Por isso, durante este período, caso conviva com alguém que tenha esta doença, deve-se usar hipoclorito de sódio ou água sanitária para lavar o banheiro, para, assim, diminuir o risco de ser contaminado. Veja mais detalhes sobre o tratamento da hepatite A.

Durante o período de tratamento é importante também ter uma alimentação saudável, de preferência a base de legumes e verduras, pois assim é possível favorecer o processo de recuperação. Confira no vídeo a seguir algumas dicas do que comer em caso de hepatite:

DIETA PARA HEPATITE

08:46 | 258.974 visualizações

O que fazer para prevenir

Para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite A é importante adotar algumas medidas, como por exemplo:

  • Tomar a vacina para hepatite A, que está disponível no SUS para crianças de 1 a 2 anos ou no particular para outras idades; 
  • Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas ou antes de preparar alimentos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de comê-los, principalmente frutos do mar;
  • Lavar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e mamadeiras;
  • Não nadar em água contaminada ou brincar próximo a estes locais; 
  • Beber sempre água filtrada ou fervida.

As pessoas que têm mais chance de se contaminar por esta doença são as que vivem ou viajam para locais com pouca higiene e com pouco ou nenhum saneamento básico, além de crianças e pessoas que convivem em ambientes com muitas pessoas, como creches e asilos.

Vídeos relacionados

DIETA PARA HEPATITE

08:46 | 258.974 visualizações