Herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex que provoca bolhas ou feridas na boca, geralmente na região dos lábios, durando cerca de 10 dias e podem causar formigamento, dor e/ou coceira na região onde surgem.
O herpes labial é altamente contagioso pois se pega através do contato direto, como pode acontecer durante um beijo, ou pela a utilização de objetos compartilhados como copos, talheres ou toalhas, por exemplo.
Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-eNa maioria das vezes, o próprio sistema imune elimina o vírus do herpes, curando a infecção, mas existem alguns remédios antivirais que podem ser aplicados no local para ajudar a recuperar mais rápido.
Sintomas de herpes labial
Os principais sintomas do herpes labial são:
- Pequena ferida no lábio;
- Bolhas sensíveis;
- Dor ao movimentar a boca;
- Coceira e vermelhidão numa pequena área do lábio.
Muitas vezes é possível reconhecer, até 48 horas antes do aparecimento de bolhas no lábio, que se vai ficar ter um episódio de herpes, pois existem sintomas que antecedem a erupção na pele como formigamento, coceira, vermelhidão e desconforto nos lábios.
O que causa o herpes labial
O herpes é um tipo de vírus que após adquirido normalmente fica no corpo por vários anos, mantendo-se "adormecido" a maior parte do tempo. Porém, existem alguns fatores que podem levar a que o vírus provoque o aparecimento de sintoma, como:
- Pequenas infecções, como gripe ou resfriado;
- Períodos de intenso estresse;
- Presença de doenças do sistema imune, como HIV ou lúpus;
- Tratamento com antibióticos;
- Exposição excessiva ao sol.
Além disso, existem pessoas que podem entrar em contato com o vírus, ficar infectados e nunca manifestar sintomas.
Como é feito o tratamento
Não é necessário qualquer tipo de tratamento para o herpes labial, já que o sistema imune consegue combater o vírus e resolver os sintomas em cerca de 10 dias. Porém, existem alguns remédios antivirais, como o Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser comprados na forma de pomada e aplicados sobre a região afetada, ajudando a aliviar os sintomas e ajudando no combate ao vírus.
Nos casos mais graves, em que o herpes se espalha por outros locais do corpo ou quando demora muito tempo para desaparecer, o médico pode indicar o uso de antivirais orais, que são ingeridos na forma de comprimido para ajudar o sistema imune a combater o vírus. Estes casos são mais frequentes em pessoas que possuem um sistema imune enfraquecido, como pessoas fazendo tratamento contra o câncer ou com doenças autoimunes. Veja os detalhes do tratamento para herpes na boca.
Leia também: 11 remédios caseiros para herpes labial tuasaude.com/remedio-caseiro-para-herpes-labialO que fazer para não pegar herpes labial
Para evitar pegar herpes na boca, é recomendado:
- Evitar beijar desconhecidos ou pessoas com feridas na boca;
- Não compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, especialmente talheres, copos ou toalhas de rosto;
- Evitar passar batom emprestado;
- Não comer ou provar comida de outras pessoas como picolé, pirulito ou sorvete;
- Evitar usar sabonetes de espaços públicos.
Estas são apenas algumas regras a seguir para evitar pegar herpes labial, sendo que o mais importante é impedir o contato com tudo o que não sabe por quem foi usado ou que possa ter estado em contato com a boca ou mãos de alguém infetado com herpes.
Leia também: Como se pega herpes (labial, genital e zóster) e como se proteger tuasaude.com/como-se-pega-herpes