Herpes labial: o que é, sintomas, causas e tratamento

Herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex que provoca bolhas ou feridas na boca, geralmente na região dos lábios, durando cerca de 10 dias e podem causar formigamento, dor e/ou coceira na região onde surgem.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O herpes labial é altamente contagioso pois se pega através do contato direto, como pode acontecer durante um beijo, ou pela a utilização de objetos compartilhados como copos, talheres ou toalhas, por exemplo.

Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-e

Na maioria das vezes, o próprio sistema imune elimina o vírus do herpes, curando a infecção, mas existem alguns remédios antivirais que podem ser aplicados no local para ajudar a recuperar mais rápido.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de herpes labial

Os principais sintomas do herpes labial são:

  • Sensação de ardor, formigamento, dor ou coceira que pode afetar os lábios e a pele ao redor, que surge antes do aparecimento da mancha vermelha;
  • Aparecimento de uma mancha vermelha no local em que irá aparecer a ferida do herpes;
  • Formação de bolhas pequenas com líquido no local da mancha vermelha que aparecem entre 6 horas e 2 dias após os primeiros sintomas;
  • Desenvolvimento de uma úlcera que fica coberta por uma crosta amarela.

De forma geral, a primeira infecção pelo herpes não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas. Porém, um alguns casos, pode haver febre, mal estar geral, ardor e formigamento na boca.

Leia também: Como identificar os sintomas de herpes labial tuasaude.com/como-identificar-a-herpes

Em alguns casos, o herpes labial pode causar faringite grave em adultos e/ ou inflamação na gengiva e mucosa da boca, levando ao aparecimento de aftas, principalmente em crianças com o sistema imunológico comprometido.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como acontece a transmissão

O herpes labial pode ser transmitido através do contato direto com uma pessoa infectada, principalmente quando a pessoa tem lesões ativas nos lábios ou na pele ao redor da boca. Isso pode acontecer através do beijo ou ao tocar nas lesões e depois colocar a mão na boca.

Também é possível o contágio acontecer quando não existem sintomas visíveis, já que o vírus pode estar presente na pele de forma latente.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do herpes labial é feito pelo clínico geral ou dermatologista inicialmente através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados e histórico de saúde da pessoa.

No entanto, para confirmar a infecção, o médico pode recomendar a realização de exames específicos para identificar o vírus.

O que causa o herpes labial

O herpes é um tipo de vírus que após adquirido normalmente fica no corpo por vários anos, mantendo-se "adormecido" a maior parte do tempo. Porém, existem alguns fatores que podem levar a que o vírus provoque o aparecimento de sintoma, como:

  • Pequenas infecções, como gripe ou resfriado;
  • Períodos de intenso estresse;
  • Presença de doenças do sistema imune, como HIV ou lúpus;
  • Tratamento com antibióticos;
  • Exposição excessiva ao sol.

Além disso, existem pessoas que podem entrar em contato com o vírus, ficar infectados e nunca manifestar sintomas.

Como é feito o tratamento

Não é necessário qualquer tipo de tratamento para o herpes labial, já que o sistema imune consegue combater o vírus e resolver os sintomas em cerca de 10 dias. Porém, existem alguns remédios antivirais, como o Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser comprados na forma de pomada e aplicados sobre a região afetada, ajudando a aliviar os sintomas e ajudando no combate ao vírus.

Nos casos mais graves, em que o herpes se espalha por outros locais do corpo ou quando demora muito tempo para desaparecer, o médico pode indicar o uso de antivirais orais, que são ingeridos na forma de comprimido para ajudar o sistema imune a combater o vírus. Estes casos são mais frequentes em pessoas que possuem um sistema imune enfraquecido, como pessoas fazendo tratamento contra o câncer ou com doenças autoimunes. Veja os detalhes do tratamento para herpes na boca.

Leia também: 11 remédios caseiros para herpes labial tuasaude.com/remedio-caseiro-para-herpes-labial

O que fazer para não pegar herpes labial

Para evitar pegar herpes na boca, é recomendado:

  • Evitar beijar desconhecidos ou pessoas com feridas na boca;
  • Não compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, especialmente talheres, copos ou toalhas de rosto;
  • Evitar passar batom emprestado;
  • Não comer ou provar comida de outras pessoas como picolé, pirulito ou sorvete;
  • Evitar usar sabonetes de espaços públicos.

Estas são apenas algumas regras a seguir para evitar pegar herpes labial, sendo que o mais importante é impedir o contato com tudo o que não sabe por quem foi usado ou que possa ter estado em contato com a boca ou mãos de alguém infetado com herpes.

Leia também: Como se pega herpes (labial, genital e zóster) e como se proteger tuasaude.com/como-se-pega-herpes