A insônia na menopausa é relativamente comum e está relacionada com as alterações hormonais típicas desta fase. Dessa forma, a terapia de reposição hormonal sintética ou natural pode ser uma boa solução para vencer a insônia e outros sintomas comuns desta fase como ondas de calor, ansiedade e irritabilidade.
Além disso, para combater a insônia e garantir uma boa noite de sono, realizar algum tipo de atividade relaxante nos 30 minutos antes da hora de dormir como ler um livro sob uma luz mais fraca é uma ótima solução, que pode ajudar em muitos casos.
Confira ainda como a dieta pode ajudar a aliviar os sintomas típicos da menopausa.
Remédio caseiro para insônia na menopausa
Um bom remédio caseiro para combater a insônia na menopausa é tomar o chá de folhas de maracujá à noite, 30 a 60 minutos, antes de ir dormir pois ele possui passiflora, uma substância que tem propriedades sedativas que favorecem o sono.
Ingredientes
- 18 gramas de folhas de maracujá;
- 2 xícaras de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de maracujá picadas à água fervente e tampar por cerca de 10 minutos, coar e beber a seguir. Recomenda-se tomar pelo menos 2 xícaras deste chá todos os dias.
Uma outra opção é tomar as cápsulas de Passiflora, porque elas também favorecem o sono e é bem tolerada pelo organismo não causando dependência. Saiba mais sobre este tipo de cápsulas e como tomar.
Outras dicas para combater a insônia
Algumas outras dicas úteis para combater a insônia na menopausa são:
- Deitar e levantar sempre ao mesmo horário, mesmo que não tenha dormido o suficiente;
- Evitar tirar cochilos durante o dia;
- Evitar a ingestão de cafeína após as 18 horas;
- Fazer a última refeição do dia, pelo menos 2 horas antes de ir para cama e não exagerar na quantidade;
- Evitar ter a televisão ou o computador no quarto;
- Fazer exercício físico regularmente, mas evitar fazer depois das 17 horas.
Uma outra ótima dica para uma boa noite de sono é tomar 1 copo de leite de vaca morno antes de se deitar pois ele contém triptofano, uma substância que favorece o sono.
Se mesmo ao seguir todas estas dicas a insônia persistir, o médico poderá indicar o uso do suplemento de melatonina, por exemplo. A melatonina sintética melhora a qualidade do sono e por isso é muito eficaz contra os despertares noturnos. A dose recomendada da melatonina pode variar entre 1 a 3 mg, 30 minutos antes de deitar.
Saiba como a alimentação pode ajudar a ter uma boa noite de sono: