6 pomadas para candidíase (e como usar)

As pomadas para candidíase possuem substâncias com ação antifúngica, que agem inibindo o crescimento e a multiplicação do fungo causador da candidíase, ajudando a aliviar os sintomas de irritação, coceira, vermelhidão, inchaço ou corrimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A candidíase é uma infecção causada pela proliferação excessiva do fungo Candida albicans, principalmente na região genital, e pode afetar mulheres ou homens de qualquer idade. Saiba como identificar os sintomas da candidíase.

As pomadas para candidíase podem ser compradas em farmácias ou drogarias e geralmente são vendidas sem receita médica para uso adulto. No entanto, é importante consultar um ginecologista ou urologista para avaliar se existe outro tipo de infecção que esteja causando os sintomas e se é necessária alguma outra pomada ou tratamento específico.

Imagem ilustrativa número 1

6 pomadas para candidíase

As principais pomadas usadas para tratar candidíase são:

1. Clotrimazol

A pomada de clotrimazol age inibindo o crescimento da Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Gino-canesten creme vaginal ou com o nome genérico Clotrimazol, contendo 3 ou 6 aplicadores vaginais para uso em mulheres, mas também pode ser usada para candidíase masculina.  

Como usar: no caso de mulheres, aplicar a pomada vaginal de clotrimazol 1 vez por dia, de preferência à noite, durante 3 ou 6 dias, conforme orientação médica. Essa pomada deve ser aplicada profundamente no canal vaginal, utilizando o aplicador fornecido na embalagem e não deve ser usada durante a menstruação. 

No caso de homens, a pomada de clotrimazol deve ser aplicada na glande e no prepúcio 2 vezes por dia, por 1 a 3 semanas, conforme orientado pelo urologista.

É recomendado evitar relação sexual durante o tratamento, pois a candidíase pode ser transmitida ao parceiro(a) e o creme de clotrimazol pode reduzir a eficácia do preservativo ou diafragma. Veja outras formas de utilizar o clotrimazol para candidíase

2. Nistatina

A pomada de nistatina impede o crescimento e a multiplicação da Candida albicans, aliviando os sintomas da candidíase na mulher ou no homem.

Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com o nome comercial Micostatin ou na forma de genérico como Nistatina, contendo 10 ou 14 aplicadores vaginais.

Como usar: no caso de mulheres, deve-se utilizar a pomada de nistatina, 1 vez por dia, de preferência à noite, durante 10 a 14 dias, conforme indicação médica. A pomada deve ser aplicada profundamente no canal vaginal, utilizando o aplicador e o seu uso não deve ser interrompido durante a menstruação. Caso os sintomas não desapareçam em 14 dias, deve-se retornar ao médico. Veja mais detalhes sobre como usar a nistatina.

No caso de homens, deve-se usar a pomada de nistatina, 1 ou 2 vezes por dia, durante 1 a 3 semanas, aplicando pomada na glande e no prepúcio. 

3. Miconazol

A pomada miconazol ajuda a aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão ou corrimento causados pela candidíase na mulher ou no homem, pois age eliminando a Candida albicans da região genital, podendo também ser usado para candidíase anal.

Essa pomada pode ser encontrada na forma de genérico como Nitrato de miconazol, contendo 14 aplicadores vaginais.

Como usar: para mulheres, deve-se aplicar a pomada vaginal de miconazol, 1 vez ao dia, de preferência à noite, durante 14 dias seguidos. Utilizar o aplicador fornecido na embalagem para aplicar a pomada o mais profundamente possível no canal vaginal. 

Já para homens, é recomendado aplicar a pomada de miconazol, na glande e no prepúcio, 2 vezes por dia, por 1 a 3 semanas. Além disso, também pode ser indicado pelo urologista o uso do fluconazol comprimido em dose única. Confira outras opções de tratamento para a candidíase masculina

4. Tioconazol + tinidazol

A pomada tioconazol e tinidazol é indicada para o tratamento da candidíase vaginal ou outras infecções vaginais como tricomoníase ou gardnerella.

Essa pomada pode ser encontrada na forma de genérico como Tioconazol + Tinidazol, em embalagens contendo 7 aplicadores vaginais.

Como usar: aplicar a pomada profundamente no canal vaginal, utilizando o aplicador, 1 vez ao dia, à noite, durante 7 dias, de preferência fora do período menstrual. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso da pomada 2 vezes ao dia, durante 3 dias. 

5. Isoconazol

A pomada de isoconazol age eliminando o fungo causador da candidíase vaginal, ajudando a aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão ou corrimento vaginal.

Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Gyno-Icaden ou Gynoplus, ou na forma de genérico como Nitrato de isoconazol, contendo 7 aplicadores vaginais.

Como usar: aplicar a pomada vaginal de isoconazol, o mais profundamente na vagina, utilizando o aplicador, 1 vez ao dia, de preferência à noite, durante 7 dias seguidos. Essa pomada pode reduzir a eficácia do preservativo ou diafragma, podendo não ser eficaz na prevenção de gravidez ou proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

6. Nitrato de fenticonazol

A pomada de nitrato de fenticonazol é indicada para candidíase vaginal e vulvovaginite causada pelo fungo Candida albicans, pois age eliminando o fungo, aliviando os sintomas de coceira, irritação, vermelhidão e corrimento vaginal.

Essa pomada pode ser encontrada na sua forma genérica como “nitrato de fenticonazol” ou com os nomes comerciais Ginna, Fentizol ou Vagicand, contendo 7 aplicadores vaginais.

Como usar: aplicar a pomada de nitrato de fenticonazol profundamente no canal vaginal, utilizando o aplicador vaginal, 1 vez por dia, de preferência à noite, durante 7 dias. Descartar o aplicador após o uso. O nitrato de fenticonazol também pode ser encontrado na forma de óvulos vaginais. Saiba como usar o óvulo vaginal de nitrato de fenticonazol

Leia também: 6 pomadas para corte nas partes íntimas (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-corte-nas-partes-intimas

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com as pomadas para candidíase são vermelhidão, inchaço, ardência, hemorragia, coceira vaginal ou peniana, ou dor abdominal.

Quem não deve usar

As pomadas para candidíase não devem ser usadas por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou nos casos de alergias a qualquer um dos componentes das pomadas.

Essas pomadas também não devem ser usadas por pessoas que têm alergia aos antifúngicos como clotrimazol, miconazol, tioconazol, tinidazol, nistatina, isoconazol, fluconazol ou itraconazol, por exemplo. Além disso, a pomada de clotrimazol não deve ser usada por mulheres ou homens que têm alergia ao álcool cetoestearílico. 

As pomadas para candidíase não são indicadas para mulheres que apresentam sintomas como febre, dor abdominal ou nas costas, náusea ou corrimento com mau odor ou hemorragia vaginal. Nesses casos, deve-se consultar o ginecologista.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados no tratamento com as pomadas para candidíase incluem:

  • Lavar e secar as mãos e a região íntima, removendo vestígios da pomada aplicada anteriormente;
  • Ter boa higiene corporal, mantendo a região íntima bem seca;
  • Utilizar roupa de algodão pouco apertada;
  • Beber bastantes líquidos;
  • Evitar o consumo de álcool, açúcar e alimentos gordurosos.

Além disso, no caso da candidíase feminina, não se deve utilizar absorventes internos, duchas vaginais ou espermicidas durante o tratamento.

É importante seguir as recomendações médicas durante o uso das pomadas para candidíase, e continuar aplicando a pomada pelo tempo determinado pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente.

Como curar a candidíase mais rápido

Algumas medidas simples como fazer uma alimentação pobre em açúcar para ajudar o organismo a combater mais facilmente o crescimento dos fungos ou utilização de probióticos, podem ajudar a curar a candidíase mais rápido, auxiliando no tratamento recomendado pelo médico, ou evitando que a candidíase volte.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com outras opções para curar a candidíase mais rápido e como evitar que ela volte:

Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

06:24 | 2.188.229 visualizações

Vídeos relacionados

CANDIDÍASE FEMININA: Sintomas, Causas e Prevenção!

10:11 | 3.999 visualizações

Como se livrar da CANDIDÍASE MASCULINA rapidamente

06:45 | 685.871 visualizações

Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

06:24 | 2.188.229 visualizações