Os remédios caseiros para o coração como o chás, sucos ou salada, por exemplo, são uma ótima opção natural para fortalecer o coração e prevenir doenças cardíacas, pois ajudam a reduzir o colesterol ruim, a regular a pressão arterial e a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias do coração.
Estes remédios caseiros, apesar de serem um ótimo complemento terapêutico, não excluem a necessidade de uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.
Além disso, para pessoas que já têm problemas cardíacos diagnosticados, o uso de remédios caseiros deve sempre ser orientado por um cardiologista.
Opções de remédios caseiros
Algumas opções de remédios caseiros para o coração são:
1. Chá de casca de limão
O chá da casca de limão é rico em substâncias como d-limoneno, pineno e gama-terpineno presentes no seu óleo essencial, que possuem ação antioxidante, sendo capaz de evitar a deposição do colesterol ruim nos vasos sanguíneos, que pode causar aterosclerose e outros problemas cardiovasculares.
Ingredientes
- Casca fresca de 1 limão;
- 1 xícara de água;
- Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo
Colocar a casca do limão numa panela juntamente com a água e ferver por 5 minutos. A seguir tampar e deixar esfriar. Coar, adoçar a gosto com mel e beber a seguir. Este chá pode ser tomado até 2 xícaras por dia para aproveitar ao máximo seus benefícios.
2. Chá de alho com limão
O alho possui alicina na sua composição que tem ação antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos no sangue, reduzindo assim o risco de aterosclerose ou infarto do miocárdio.
Além disso, o alho tem efeito anticoagulante e ajuda a regular a pressão arterial, o que diminui o esforço do coração para bombear o sangue para o corpo e contribui para manter o coração saudável.
Ingredientes
- 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
- 1/2 xícara de suco de limão;
- 3 xícaras de água;
- Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo
Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão e o mel. Retirar o alho e servir a seguir. O alho possui um gosto forte, por isso, pode-se acrescentar ao preparo do chá, meia colher de chá de gengibre em pó ou 1 cm da raiz de gengibre. O gengibre pode potencializar o efeito do chá de alho, pois também ajuda a reduzir o colesterol e melhorar a circulação sanguínea. No entanto, não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes.
3. Suco de maçã e cenoura
O suco de maçã e cenoura é uma combinação perfeita para melhorar a saúde do coração e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares pois é rico em fibras, polifenóis e betacaroteno, que agem diminuindo a absorção de gorduras da alimentação.
Dessa forma, esse remédio caseiro auxilia na redução do colesterol ruim, além de ajudar a controlar a pressão arterial e melhorar o funcionamento das artérias, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou insuficiência cardíaca.
Ingredientes
- 1 maçã sem sementes;
- 1 cenoura ralada;
- 500 mL de água.
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber dividido em duas porções por dia.
4. Suco de uva com linhaça
O suco de uva com linhaça é outra excelente combinação para prevenir e ajudar no tratamento de doenças cardíacas pois é rico em substâncias antioxidantes, como polifenóis e ômega 3, que ajudam a reduzir o colesterol e a pressão arterial, previnem a formação de coágulos, reduzem a inflamação dos vasos sanguíneos e ativam proteínas que previnem o envelhecimento de células cardíacas.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de uvas roxas ou 1 copo de suco de uva orgânico;
- 1 colher de sopa de linhaça dourada;
- 1 copo de água.
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador e beber em seguida. Este suco pode ser consumido uma vez por dia.
5. Suco de frutas vermelhas
O suco de frutas vermelhas é rico em nutrientes como antocianinas, flavonóis, vitaminas e fibras, que têm ação protetora do coração pois reduzem o colesterol ruim, aumentam o colesterol bom, ajudam a controlar a pressão arterial e reduzem a produção de substâncias inflamatórias que podem causar problemas cardíacos.
Além disso, as frutas vermelhas frutas têm um potente efeito antioxidante, reduzindo os danos causados pelos radicais livres nas células cardíacas que podem levar ao desenvolvimento de doenças no coração.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de uvas roxas;
- 3 morangos;
- 3 amoras;
- 1 copo de água.
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador e beber em seguida. Este suco pode ser consumido uma vez por dia. Para melhorar seus benefícios, pode-se também adicionar 3 cerejas, 3 framboesas ou 3 mirtilos ao suco.
6. Salada de atum e tomate
Esta salada com atum e tomate é rica em substâncias antioxidantes como ômega-3 e licopeno, que ajudam a proteger o coração por melhorar a circulação sanguínea, regular os níveis de colesterol, melhorar o colesterol bom, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose e o infarto. Além disso, é uma salada fácil de preparar e muito saborosa.
Ingredientes
- 3 tomates;
- 1 lata de atum em conserva escorrido;
- 2 ovos cozidos cortados em rodelas;
- 2 colheres de sopa de azeitonas verdes;
- 1 fio de azeite de oliva extra virgem;
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
- 1 colher de café de orégano.
Modo de preparo
Lavar os tomates e cortar em cubos. Em um recipiente, adicionar o tomate, o atum, os ovos e as azeitonas verdes. Em uma xícara misturar o azeite de oliva, o vinagre balsâmico e o orégano. Jogar essa mistura por cima do recipiente com os outros ingredientes e servir a seguir.
Leia também: 12 alimentos bons para o coração (e quais evitar) tuasaude.com/alimentos-que-fazem-bem-ao-coracao7. Chá de gengibre com cúrcuma
O chá de gengibre é rico em flavonoides, compostos bioativos que melhoram a elasticidade das artérias e a circulação sanguínea, além de baixar a pressão arterial.
Além disso, a cúrcuma ajuda a diminuir os níveis sanguíneos do colesterol LDL e de triglicerídeos, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e aterosclerose.
Ingredientes
- 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
- 1 colher de chá de cúrcuma;
- 180 mL de água.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver, retirar do fogo, acrescentar o gengibre ralado, tampar e deixar repousar durante 5 minutos. Em seguida, acrescentar a cúrcuma, coar e beber quando morno.
8. Água de aveia com canela
A água de aveia contém betaglucanos, uma fibra solúvel que se une aos ácidos biliares, que são necessários para a absorção do colesterol e outros compostos de gordura, fazendo com que sejam eliminados pela fezes e, assim, prevenindo doenças como aterosclerose e infarto.
A canela possui alguns compostos bioativos, como cinamaldeído e ácido cinâmico, que possuem ação cardioprotetora. Além disso, esses compostos possuem propriedades anti-inflamatórias e produzem óxido nítrico, um composto que faz com que as artérias relaxem e o sangue flua mais facilmente.
Ingredientes
- 3 xícaras de água;
- 1 colher de chá de canela;
- 1 copo de aveia em flocos.
Modo de preparo
Ferver a água, retirar do fogo, acrescentar a aveia e deixar de molho durante 30 minutos. Em seguida, misturar bem e conservar na geladeira em um recipiente de vidro tampado por até 3 dias. Essa mistura pode ser filtrada ou misturada a outros ingredientes como mel, estévia ou gengibre.
9. Suco de aipo, abacaxi e água de coco
O abacaxi possui boas quantidades de vitamina C, fibra, polifenois, carotenoides e fitoesterois, compostos que previnem a oxidação e inflamação das células e diminuem os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. O aipo e a água de coco também ajudam a diminuir tanto a pressão arterial como o colesterol.
Ingredientes
- 1 ramo de aipo (salsão);
- 2 rodelas de abacaxi;
- 200 mL de água de coco;
- Cubos de gelo.
Modo de preparo
Cortar o abacaxi em cubos. Lavar bem o salsão e cortar em pedaços pequenos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater durante 2 minutos, colocar em um copo e beber sem adoçar.
10. Chá de feno-grego
As sementes de feno-grego ajudam a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, de forma que essa planta medicinal pode ser capaz de regular os níveis de colesterol LDL e controlar a pressão arterial.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de sementes de feno-grego;
- 1 xícara de água fria.
Modo de preparo
Colocar as sementes de feno-grego na água fria e deixar repousar por 3 horas. Em seguida, ferver os ingredientes, coar e beber quando morno até 3 vezes ao dia.