Existem 5 tipos de dengue, mas os tipos presentes no Brasil são a dengue tipo 1, 2 e 3, enquanto que o tipo 4 é mais comum na Costa Rica e Venezuela, e o tipo 5 (DENV-5) foi identificado na Malásia.
Todos os tipos de dengue causam os mesmos sintomas clássicos, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, cansaço extremo e diarreia. Confira os principais sintomas da dengue.
Uma pessoa que já teve dengue pode ser contaminada por outro tipo. Além disso, quando mais vezes uma pessoa é infectada pela dengue, maior é o risco de desenvolver a dengue hemorrágica, aumentando o risco de hemorragias e complicações graves.
Leia também: Dengue hemorrágica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dengue-hemorragica
Tipos de dengue
Os 5 tipos, ou sorotipos, de dengue que existem são:
- Dengue tipo 1 ou DENV-1: é o tipo mais comum que infectam pessoas e mosquitos, surgindo no Brasil em 1986;
- Dengue tipo 2 ou DENV-2: este tipo, assim, como o tipo 3, normalmente está relacionado com quadros mais complicados dessa doença;
- Dengue tipo 3 ou DENV-3: este tipo é o que apresenta maior potencial de causar as formas graves da dengue;
- Dengue tipo 4 ou DENV-4: assim, como a DENV-1, esse tipo de dengue também apresenta menor risco de complicações;
- Dengue tipo 5, ou DENV-5: até o momento ainda não foi registrado no Brasil, sendo encontrado apenas na Malásia em 2007.
Todos os tipos de dengue são causados pelo mesmo vírus, podendo causar os mesmos sintomas e precisando do mesmo tipo de tratamento. No entanto, o tipo 3 apresenta maior virulência, ou seja, causa sintomas mais graves que os demais.
Além disso, a partir da segunda infecção em diante por qualquer tipo, existe um risco maior dos quadros mais graves de dengue.
Leia também: 9 principais sintomas de dengue (clássica e hemorrágica) tuasaude.com/sintomas-da-dengueDúvidas comuns sobre a dengue
Algumas dúvidas comuns sobre a dengue são:
1. Como fica a picada do mosquito da dengue na pele?
A picada do mosquito da dengue na pele pode causar uma pequena elevação vermelha ou clara e redonda e coceira no local. Entretanto, não é possível diferenciar a picada do mosquito da dengue da picada de outros mosquitos.
Assim, na presença de sintomas indicativos de dengue, deve-se consultar o clínico geral para que seja feito o diagnóstico adequado.
Leia também: Como é a picada do mosquito da dengue? tuasaude.com/medico-responde/como-fica-a-picada-do-mosquito-da-dengue-na-pele2. Porque dengue coça tanto?
A dengue pode coçar muito, principalmente na palma da mão e na planta dos pés, devido às respostas do sistema imunológico ao vírus, que libera mediadores, toxinas e anticorpos.
Na dengue, acredita-se que a coceira seja causada também pela entrada de células inflamatórias e inchaço na pele após um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos.
Leia também: Como aliviar a coceira da dengue: 11 dicas infalíveis tuasaude.com/coceira-da-dengue3. Dengue é contagiosa?
A dengue não é contagiosa, não sendo transmitida de pessoa para pessoa, e também não é transmitida por meio da ingestão de alimentos ou água.
A transmissão da dengue acontece somente pela picada do mosquito Aedes aegypti após ter sido contaminado pelo vírus ao se alimentar do sangue de uma pessoa doente.
Embora seja mais raro, essa doença também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto, se a mãe estiver doente com dengue.
4. Quanto tempo dura os sintomas da dengue?
Conforme a gravidade dessa doença, os sintomas da dengue podem durar entre 7 a 10 dias.
Leia também: O que é a dengue e quanto tempo dura tuasaude.com/quantos-dias-duram-os-sintomas-da-dengue5. Como são as manchas de dengue?
As manchas de dengue inicialmente é plana e avermelhada, podendo surgir em quase todo o corpo entre 2 a 5 dias após o início da febre.
Outra erupção cutânea, similar ao sarampo, pode aparecer em uma fase mais tardia da doença, provocando também maior sensibilidade na pele.
6. Como saber se estou com dengue?
Para saber se está com dengue, é recomendado consultar o infectologista ou clínico geral, para que seja feita uma avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela pessoa.
O médico também pode solicitar a realização de exames de sangue, como o hemograma ou testes para identificar o vírus da dengue.
7. Quanto tempo depois da picada aparecem os sintomas de dengue?
Os sintomas da dengue normalmente aparecem entre 4 a 7 dias depois da picada do mosquito infectado.
Bebês e crianças normalmente não apresentam sintomas. No entanto, em alguns casos podem apresentar febre alta, irritabilidade, sonolência e perda de apetite.
8. Quanto tempo dura a coceira da dengue?
A coceira da dengue geralmente dura de 2 a 5 dias, podendo começar na fase de recuperação da doença ou após o desaparecimento da febre.
Leia também: Dengue dá coceira? Quanto tempo dura? tuasaude.com/medico-responde/quanto-tempo-dura-a-coceira-da-dengue9. Sintomas de dengue pela segunda vez?
A segunda infecção em diante por qualquer sorotipo de dengue é mais grave que a primeira, podendo aumentar o risco de dengue hemorrágica.
Assim, em casos de dengue hemorrágica, os sintomas de dengue pela segunda vez podem incluir sangramentos, vômitos persistentes, urina com sangue, agitação, sonolência e confusão mental.
Leia também: Dengue hemorrágica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dengue-hemorragica10. Dengue dá falta de ar?
A dengue hemorrágica pode dar falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito, que piora ao inspirar fundo ou tossir, ou tosse seca persistente.
Isso pode acontecer devido a um acúmulo de líquido no pulmão ou na barriga, conhecidos como derrame pleural ou ascite, respectivamente.
11. Dengue mata?
A dengue hemorrágica pode promover a morte quando o tratamento não é iniciado ou feito corretamente.
Isso porque essa forma grave da doença causa sangramentos intensos, vômitos persistentes, pressão baixa, falta de ar e crise convulsiva, colocando a vida da pessoa em risco.
12. Dengue pode sarar naturalmente?
A dengue leve pode sarar naturalmente, sendo recomendado apenas alguns cuidados simples para aliviar os sintomas, como colocar uma compressa molhada com água fria na testa durante 15 minutos, tomar chá de camomila ou hortelã-pimenta, por exemplo. Confira outras dicas para aliviar os sintomas da dengue em casa.
No entanto, se estas medidas não resultarem, pode-se tomar remédios para a febre, como paracetamol ou dipirona, ou enjoo, como metoclopramida e domperidona, por exemplo, com a orientação do médico.
13. Posso ter dengue mais de uma vez?
Sim. Cada pessoa pode pegar dengue até 4 ou 5 vezes, porque cada tipo de dengue equivale a uma variação do vírus original.
Por isso, quando uma pessoa pega dengue tipo 1, desenvolve-se imunidade para esse tipo específico de dengue e não é mais contaminada com essa variação do vírus.
Porém, se a pessoa for picada por um mosquito infectado pela dengue tipo 2, irá desenvolver novamente a doença e nesse caso, o risco de desenvolver dengue hemorrágica é maior.
14. Posso ter 2 tipos de dengue ao mesmo tempo?
Ter 2 tipos de dengue não é impossível, no entanto é muito pouco provável porque seria preciso que estivessem circulando na mesma região 2 tipos diferentes de dengue e isso é extremamente raro.
Por isso, até o momento, ainda não foram registrados casos de infecção por dois vírus ao mesmo tempo.