5 principais sintomas de artrite (com teste online)

Os sintomas de artrite desenvolvem-se lentamente e estão relacionados com a inflamação das articulações, podendo, por isso, surgir em qualquer articulação e prejudicar os movimentos, como andar ou mexer as mãos, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Apesar de existirem vários tipos de artrite, os sintomas são semelhantes, apesar de possuírem diferentes causas, sendo as principais dor e inchaço na articulação, rigidez do movimento e aumento da temperatura local. Mesmo que os sintomas sejam semelhantes, é importante que seja identificada a causa para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado, aliviando os sintomas e melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Imagem ilustrativa número 3

Como saber se está com Artrite

Os sintomas de artrite costumam aparecer em pessoas com mais de 40 anos, apesar de também poder acontecer em crianças. Assim, caso esteja sentindo desconforto em uma articulação, selecione os sintomas no teste a seguir para verificar o risco de artrite:

  1. 1. Dor constante na articulação, mais comum nos joelho, cotovelo ou dedos
  2. 2. Rigidez e dificuldade para movimentar a articulação, especialmente de manhã
  3. 3. Articulação quente, vermelha e inchada
  4. 4. Articulações deformadas
  5. 5. Dor ao apertar ou movimentar a articulação

Em alguns casos, a artrite pode ainda provocar sintomas menos específicos como falta de apetite, que pode provocar emagrecimento, cansaço excessivo e falta de energia.

Sintomas de cada tipo de artrite

Além dos sintomas comuns de todos os tipos de artrite, existem outros sinais mais específicos que podem ajudar o médico a chegar no diagnóstico, como:

  • Artrite reumatoide juvenil, que é um tipo raro de atrite que acomete crianças até 16 anos e que, além dos sinais e sintomas comuns de artrite, pode ser percebida febre diária durante mais de 2 semanas, aparecimento de manchas no corpo, perda de apetite e inflamação dos olhos, por exemplo;
  • Artrite psoriática, que normalmente surge em pessoas portadoras de psoríase e que pode ser caracterizada pelo surgimento de placas vermelhas e ressecadas no local das articulações, além de dificuldade e deformação das mesmas;
  • Artrite séptica, que acontece como consequência de infecções e, por isso, além dos sintomas de artrite, podem ser percebidos sinais e sintomas indicativos de infecção como febre e calafrios, por exemplo.

Além disso, em casos de artrite gotosa, que popularmente é chamada de gota, os sintomas são intensos e normalmente aparecem em menos de 12 horas, melhorando após 3 a 10 dias, e afetando a articulação do dedão, também conhecido por hálux.

O que causa a artrite

A artrite é causada por um desgaste da cartilagem da articulação, que faz com que os ossos fiquem expostos e comecem a raspar um no outro, provocando dor e inflamação. Geralmente, este tipo de desgaste é causado pelo uso normal da articulação e vai surgindo ao longo dos anos, sendo por isso, que a artrite é mais comum em idosos.

No entanto, o desgaste pode ser acelerado por outros fatores como infecções, pancadas ou, até, por resposta do sistema imune. Nesses casos, a artrite ganha outro nome, sendo chamada de reumatoide quando é causada pelo sistema imune, séptica quando surge por uma infecção ou psoriática quando surge devido a um caso de psoríase, por exemplo.

Veja mais sobre as causas e tratamento para artrite.