17 sintomas de hipoglicemia (e o que fazer)

A hipoglicemia acontece quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos, geralmente abaixo de 70 mg/dL.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A hipoglicemia é mais comum em pessoas com diabetes, que usam doses de medicamentos erradas ou fora do horário indicado. No entanto, também pode acontecer ao ficar muito tempo sem comer, quando se bebe álcool em excesso ou quando se faz atividade física muito intensa.

Leia também: Hipoglicemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-hipoglicemia

Algumas vezes, a hipoglicemia pode ser confundida com pressão baixa, no entanto, ambas as situações podem ser diferenciadas pelos sintomas e o momento em que surgem. Veja como diferenciar pressão baixa de hipoglicemia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas de hipoglicemia

Os sinais e sintomas mais comuns de hipoglicemia são:

  1. Fome e fraqueza;
  2. Náuseas;
  3. Suor;
  4. Tonturas;
  5. Sonolência;
  6. Formigamento ou dormência nos lábios e na língua;
  7. Tremedeira;
  8. Calafrios;
  9. Irritabilidade e impaciência;
  10. Ansiedade e nervosismo;
  11. Alterações no humor;
  12. Confusão mental;
  13. Dor de cabeça;
  14. Palpitações cardíacas;
  15. Falta de coordenação nos movimentos;
  16. Convulsões;
  17. Desmaio.

Os sintomas de hipoglicemia, ou glicose baixa, podem ocorrer em qualquer idade, sendo mais comuns em pessoas com diabetes, quando é mais difícil manter o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Leia também: Glicose baixa: o que é, sintomas, causas, como saber e o que fazer tuasaude.com/glicose-baixa

Como confirmar se é hipoglicemia

Para saber se é hipoglicemia, é importante que seja feito um teste de glicemia, em que é medida a concentração de açúcar no sangue, podendo o exame ser feito em jejum ou não de acordo com a orientação do médico.

Esse exame pode ser feito através da coleta de uma amostra de sangue no laboratório ou através do glicosímetro, que é um aparelho portátil em que é feita a coleta de uma pequena amostra de sangue na ponta do dedo, sendo o resultado indicado em poucos segundos.

De forma geral, é considerado hipoglicemia quando os níveis de açúcar são menores que 70 mg/dL. Conheça mais sobre os exames para avaliar a glicose no sangue.

O que fazer

Ao confirmar a hipoglicemia, deve-se sentar e comer carboidratos de fácil digestão, como uma colher de sopa de açúcar diluída em água, 150ml de refrigerante comum ou suco de laranja integral ou de 3 a 4 balas mastigáveis.

Após 15 minutos, deve-se verificar se os sintomas melhoraram e, se possível, medir a glicemia. Se o resultado ainda estiver abaixo de 70 mg/dl ou se os sintomas persistirem, deve-se procurar o pronto socorro para obter ajuda médica.

Se nesse período, a pessoa desmaiar, deve-se chamar imediatamente ajuda médica e esfregar uma pasta de açúcar, feita com algumas gotas de água, no interior das bochechas e debaixo da língua. Esta técnica ajuda a garantir uma rápida absorção de açúcar e também evita o risco de engasgamento que pode surgir ao se dar água com açúcar. Veja o que fazer em caso de hipoglicemia.