8 principais tipos de diabetes (e como confirmar)

Os principais tipos de diabetes são a diabetes mellitus tipo 1, tipo 2 e a diabetes gestacional, que podem ser causadas pela deficiência da produção de insulina ou resistência a esse hormônio.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Outros tipos de diabetes são a diabetes insipidus, a diabetes latente autoimune do adulto (LADA) e diabetes de início na maturidade dos jovens (MODY), que misturam características da diabetes tipo 1 e 2.

O tipo de diabetes é diagnosticado pelo endocrinologista ou clínico geral que podem indicar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com alterações na dieta, exercícios físicos ou uso de antidiabéticos orais ou insulina.

Endocrinologista medindo os níveis de glicose capilar no paciente

8 tipos de diabetes

Os principais tipos de diabetes são:

1. Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é um tipo menos comum de diabetes em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, o que leva a um aumento da glicose no sangue. 

Esse tipo de diabetes é autoimune, causado pela destruição das células beta-pancreáticas pelo sistema imunológico, como se fossem estranhas ao organismo.

A diabetes mellitus tipo 1 geralmente surge na infância ou adolescência, causando sintomas como vontade frequente para urinar, sede e fome excessivas ou perda de peso sem causa aparente. 

O tratamento para a diabetes tipo 1 é feito com injeções diárias de diferentes tipos de insulina ou uso da bomba de insulina, para repor a insulina no corpo e reduzir os níveis de açúcar no sangue. 

Leia também: Bomba de insulina: como funciona e quando é indicada tuasaude.com/bomba-de-insulina

2. Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes caracterizada pela resistência à insulina, que é a incapacidade do corpo de usar a insulina, ou produção prejudicada de insulina, ou ambos. Entenda o que é resistência à insulina

A diabetes mellitus tipo 2 é mais comum após os 40 anos, normalmente relacionado à genética, hábitos de vida ou sedentarismo, não provocando sintomas iniciais. 

Porém, com os níveis de glicose no sangue aumentados, podem surgir sintomas, como boca seca, sensação constante de sede, dificuldade de cicatrização de feridas ou visão turva, por exemplo.

Leia também: Sintomas de diabetes tipo 1 e do tipo 2 (e como confirmar) tuasaude.com/como-identificar-os-primeiros-sintomas-da-diabetes

O tratamento da diabetes tipo 2 normalmente é feito com alterações na dieta, prática de atividades físicas e/ou uso de remédios como metformina, gliclazida, semaglutida e dapaglifozina, ou até mesmo insulina.

3. Diabetes tipo 3

A diabetes tipo 3 é um tipo de diabetes que acredita-se estar relacionada com a incapacidade do cérebro em responder à insulina.

Esse tipo de diabetes não é reconhecida oficialmente pela comunidade médica, e ocorre principalmente em pessoas com Alzheimer.

4. Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que é diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez. 

Esse tipo de diabetes pode surgir depois da 24ª semana de gravidez, causada por disfunção na produção e ação da insulina no corpo.

Geralmente, a diabetes gestacional acontece em mulheres que já tem uma predisposição genética ou que têm hábitos de vida que não são saudáveis, como uma alimentação com excesso de gorduras e açúcares.

Os sintomas da diabetes gestacional são semelhantes aos da diabetes tipo 2 e o seu tratamento é feito com alimentação adequada e exercícios para o controle da diabetes, e caso não haja resposta, pode ser necessário o uso de insulina. Esse tipo de diabetes tende a desaparecer após o nascimento do bebê. 

Leia também: 9 principais sintomas de diabetes gestacional (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-da-diabetes-gestacional

5. Diabetes MODY

A diabetes tipo MODY (do inglês Maturity Onset Diabetes of the Young) é um tipo raro de diabetes que acontece em jovens, mas é mais brando que a diabetes tipo 1 e mais parecido com o diabetes tipo 2. 

Esse tipo de diabetes, também chamada de diabetes monogênica ou diabetes de início na maturidade dos jovens, é causada por mutações em um único gene herdado de um dos pais.

Leia também: Diabetes infantil: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/diabetes-infantil

A diabetes tipo MODY geralmente se manifesta antes dos 25 anos, causando sintomas como vontade frequente para urinar, sede ou infecções frequentes.

O tratamento da diabetes MODY pode ser feito com remédios, como glibenclamida ou metformina, por exemplo, ou injeções de insulina. Confira os principais remédios para diabetes.

6. Diabetes latente autoimune do adulto

A diabetes latente autoimune do adulto (LADA) é um tipo autoimune do diabetes, mas que acontece em adultos. 

Geralmente, suspeita-se deste tipo em adultos com diabetes tipo 2 que apresentam um comprometimento muito rápido da função do pâncreas e que precisam usar insulina de forma precoce.

7. Diabetes insipidus

O diabetes insipidus é uma condição rara causada por diminuição da produção do hormônio antidiurético (ADH), que controla a velocidade em que a urina é produzida, ou por alterações nos rins que deixam de responder a esse hormônio. 

Isto faz com que a pessoa urine mais, causando perda de água excessiva no corpo e desidratação, levando ao aumento da sede. 

O tratamento do diabetes insipidus varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de hormônios, diuréticos ou anti-inflamatórios, por exemplo. Saiba as principais causas e como é feito o tratamento do diabetes insipidus

8. Diabetes secundária

A diabetes secundária é um tipo de diabetes causada por outros problemas de saúde, podendo resultar em diabetes tipo 1 ou tipo 2.

As principais causas da diabetes secundária são: 

  • Doenças do pâncreas, como tumor, infecção ou fibrose;
  • Doenças endócrinas, como síndrome de Cushing, feocromocitoma e acromegalia, por exemplo;
  • Diabetes desencadeada pelo uso de medicamentos, como corticoides.

O tratamento desse tipo de diabetes é feito direcionado para a condição de saúde que o causou, no entanto, também podem ser indicados pelo médico o uso de antidiabéticos orais ou insulina.

Como confirmar

O diagnóstico do tipo de diabetes é feito pelo endocrinologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, bem como quando se iniciaram, histórico de saúde e familiar de diabetes, além de exames laboratoriais.

Marque uma consulta com o endocrinologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Assim, podem ser solicitados exames de glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose, índice HOMA ou hemoglobina glicada. Veja os principais exames que confirmam a diabetes.

Além disso, no caso do diabetes insipidus pode ser solicitado um exame do volume de urina em 24 horas ou teste de restrição de líquidos, por exemplo.

Vídeos relacionados

5 passos para controlar a vontade COMER DOCES

11:22 | 59.217 visualizações

8 Melhores frutas para DIABETES

16:43 | 453.023 visualizações

MELHORES EXERCÍCIOS PARA DIABETES

03:55 | 361.482 visualizações

DIABETES GESTACIONAL: o que comer para controlar

02:58 | 343.468 visualizações

Alimentação para DIABÉTICO

03:14 | 1.362.977 visualizações