Depressão sazonal: o que é, sintomas, causas e tratamento

A depressão sazonal é um tipo de depressão relacionada com a mudança climática, sendo mais comum em estações mais frias, causando sintomas como sensação de tristeza, dificuldade de atenção, alteração do apetite e fadiga, por exemplo.

A causa da depressão sazonal, também conhecida como transtorno afetivo sazonal ou depressão de inverno, não é totalmente conhecida, mas parece estar relacionada com a menor exposição ao sol, o que resulta em alterações nos níveis de serotonina e melatonina, que agem regulando o ciclo circadiano.

O tratamento da depressão sazonal é feito pelo psiquiatra, e geralmente envolve psicoterapia, fototerapia, remédios antidepressivos, como sertralina, citalopram ou bupropiona, e tratamento natural.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de depressão sazonal

Os principais sintomas da depressão sazonal ou depressão do inverno são: 

  • Sensação de tristeza frequente;
  • Fadiga;
  • Perda do interesse em atividades que davam prazer;
  • Alteração do apetite, com maior desejo por carboidratos e doces;
  • Aumento do sono;
  • Ansiedade, irritabilidade ou agitação;
  • Diminuição das relações sociais ou isolamento social;

A pessoa com depressão sazonal também pode apresentar diminuição da libido, alteração no peso, sentimento de culpa e inutilidade, dificuldade de concentração ou atenção e pensamentos de morte ou suicídio.

Os sintomas da depressão sazonal variam de pessoa para pessoa e tendem a diminuir quando termina o inverno e ocorre o aumento da exposição à luz solar.

Algumas pessoas também podem ter depressão sazonal na primavera ou verão, que causa sintomas como insônia, ansiedade, agitação, irritabilidade, comportamento agressivo, perda do apetite e perda de peso.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da depressão sazonal é feito pelo psiquiatra ou psicólogo, através da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.

Marque uma consulta com o psiquiatra na região mais próxima de você, se deseja confirmar o risco de depressão sazonal:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Psiquiatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode aplicar questionários, como Questionário de Avaliação de Padrões Sazonais e Questionário de saúde sazonal, que ajudam a diferenciar a depressão sazonal de outras condições, como depressão e bipolaridade.

Possíveis causas

A causa do transtorno afetivo sazonal ainda não é totalmente conhecida, mas normalmente é associada com a diminuição da exposição à luz solar.

Assim, alguns fatores que relacionados com essa condição são:

  • Diminuição de noradrenalina, dopamina e serotonina, que são neurotransmissores relacionados com o ciclo circadiano, regulação do humor e do sono, e que são influenciados pela exposição solar;
  • Mudanças nos níveis de melatonina, causadas por alterações de estação, que podem alterar o sono e o humor;
  • Histórico familiar de depressão sazonal;
  • Viver em locais muito escuros e frios.

Outros fatores de risco também podem estar ligados ao transtorno afetivo sazonal, como trabalhar em lugares mais fechados e escuros, ter história pessoal de depressão ou transtorno bipolar, principalmente transtorno bipolar tipo 2.

Leia também: Bipolaridade tipo 2: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/bipolaridade-tipo-2

Como é feito o tratamento

Alguns tratamentos indicados para o transtorno afetivo sazonal incluem:

1. Fototerapia

A fototerapia é um tratamento que consiste na aplicação de luz brilhante sobre a pessoa, substituindo a exposição solar. Este tratamento é bastante indicado e, algumas vezes, deve ser usado em conjunto com medicamentos.

A fototerapia é feita em hospitais e clínicas especializadas, com a pessoa fica sentada ou deitada recebendo a luz brilhante sobre a pele, durante cerca de 30 a 45 minutos. Entenda mais sobre como é feita a fototerapia.

No entanto, alguns efeitos colaterais podem ser observados com a fototerapia são: irritação nos olhos, inquietação e dores de cabeça.

2. Psicoterapia

A psicoterapia pode ajudar no tratamento do transtorno afetivo sazonal, sendo realizada pelo psicólogo e focada no desenvolvimento do humor e comportamento.

Esse tipo de tratamento pode ser feito com abordagens psicodinâmicas, como a psicanálise ou psicologia do comportamento, como a terapia cognitivo comportamental ou análise do comportamento, por exemplo.

As sessões de psicoterapia podem ser individuais ou em grupo, conforme a indicação do psicólogo, podendo ser realizados exercícios de reflexão, para ajudar na identificação dos sentimentos negativos, e de respiração, para promover o relaxamento.

3. Medicamentos

Os antidepressivos, como bupropiona, citalopram, sertralina ou paroxetina, podem ser prescritos pelo médico para tratar o transtorno afetivo sazonal, porque ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, reduzindo, assim, os sintomas da depressão sazonal.

Além disso, o médico também pode receitar a suplementação com vitamina D para regular os níveis desta vitamina no sangue.

4. Tratamento natural

Os tratamentos naturais que podem complementar o tratamento médico incluem manter as janelas e cortinas abertas durante o dia, sentar próximo à janela para ficar em contato com os raios solares, fazer atividades ao ar livre e manter uma dieta saudável e rica em vitamina D.

Leia também: 20 alimentos ricos em vitamina D tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d

Alguns remédios caseiros que podem complementar o tratamento deste transtorno são: hipericão, Rhodiola rosea ou Kava-kava. Essas plantas medicinais podem ser encontradas na forma de chás e cápsulas.

Vídeos relacionados

Alimentos para combater a DEPRESSÃO

07:22 | 91.903 visualizações

Depressão na Adolescência · como identificar

09:43 | 43.380 visualizações