O tratamento para Chikungunya pode ser feito com o uso de analgésicos, antitérmicos ou corticoides, para aliviar sintomas como febre alta, dor ou inchaço nas articulações, dor muscular ou dor de cabeça, por exemplo.
A Chikungunya é uma arbovirose causada pelo alphavírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a Zika, e apesar dos sintomas serem semelhantes, possuem intensidades e características diferentes, sendo que na Chikungunya podem persistir por mais de 3 meses. Entenda melhor o que é Chikungunya.
Embora não exista um tratamento específico para Chikungunya, em caso de suspeita é importante consultar o clínico geral ou infectologista, podendo ser indicados medicamentos e fisioterapia para aliviar os sintomas.
Tratamentos para Chikungunya
Os principais tratamentos para Chikungunya são:
1. Aumentar ingestão de água
Aumentar a ingestão de água ajuda a manter o corpo hidratado e a evitar a desidratação, principalmente quando ocorrem sintomas como vômitos ou diarreia.
Além disso, beber mais água é importante para o sistema imunológico funcionar corretamente, o que ajuda a combater o alphavirus mais rapidamente.
2. Tomar sais de reidratação oral
Os sais de reidratação oral ajudam a repor líquidos e sais minerais que são perdidos devido aos vômitos e diarreia, evitando a desidratação. Confira todos os sintomas de desidratação.
Além disso, o soro caseiro também é uma ótima opção para reidratação oral. Veja como preparar o soro caseiro.
Nos casos de desidratação grave, pode ser indicado pelo médico internamento hospitalar para receber soro na veia.
3. Fazer repouso
Fazer repouso é importante para ajudar o sistema imunológico a combater o vírus que causa a Chikungunya, e aliviar os sintomas.
Além disso, deve-se evitar atividades físicas, pois diminuem a defesa do corpo, retardando a cura da Chikungunya.
4. Tomar paracetamol
O paracetamol é um analgésico e antitérmico que pode ser indicado pelo médico para aliviar os sintomas da Chikungunya, como febre alta, dor nas articulações ou nos músculos, dor de cabeça ou atrás dos olhos, por exemplo.
Esse remédio pode ser indicado principalmente para a fase aguda da Chikungunya, que corresponde aos primeiros 14 dias da doença.
Outro analgésico e antitérmico que pode ser indicado pelo médico é a dipirona. Saiba como tomar o paracetamol e a dipirona.
Embora medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco ou ácido acetilsalicílico (AAS), algumas vezes também possam ser indicados, não são recomendados nos primeiros 14 dias de sintomas devido ao risco de sangramentos, caso ainda exista suspeita de dengue.
5. Utilizar opioides
O tramadol, assim como a codeína ou a oxicodona, é um opioides com forte ação analgésica que também pode ser indicado pelo médico para Chikungunya aguda ou crônica, especialmente quando o paracetamol ou dipirona não são suficientes para aliviar a dor intensa nas articulações.
6. Tomar prednisona
A prednisona ou a prednisolona são remédios corticoides que podem ser indicados após a 4ª semana do início dos sintomas de Chikungunya, especialmente em caso de sinovite, pois ajudam a reduzir a inflamação na articulação e a aliviar a dor.
7. Usar antidepressivos
Os antidepressivos, como amitriptilina ou nortriptilina podem ser indicados especialmente em caso de dor neuropática, que é causada pela sensibilidade dos nervos no corpo.
Além dos antidepressivos, outros remédios para dor neuropática que podem ser indicados pelo médico, são os anticonvulsivantes, como gabapentina ou pregabalina.
Esses remédios são principalmente indicados para a fase crônica da Chikungunya.
8. Utilizar remédios antirreumáticos
Os remédios antirreumáticos, como hidroxicloroquina ou cloroquina, podem ser indicados após a 4ª semana do início dos sintomas em alguns casos.
Além disso, especialmente quando a dor nas articulações persiste após 3 meses, outros medicamentos antirreumáticos, como metotrexato e sulfassalazina, também podem ser indicados.
Leia também: 10 remédios caseiros para Chikungunya (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-febre-chikungunya9. Fazer fisioterapia
A fisioterapia também é recomendada para controlar os sintomas da Chikungunya crônica e melhorar a movimentação das articulações por meio de exercícios e alongamentos orientados pelo fisioterapeuta.
10. Aplicar compressas frias
Em caso de dor, a aplicação de compressas frias durante 20 minutos sobre as articulações afetadas pode ser indicada para aliviar o sintoma, principalmente na fase crônica da Chikungunya.
Além disso, é recomendado evitar longas caminhadas e o esforço excessivo para que a dor não piore.
Confira estas e outras dicas, no vídeo abaixo:
CHIKUNGUNYA: Tratamento para aliviar a dor RÁPIDO! | Marcelle comenta #9
01:04 | 358.939 visualizaçõesQuanto tempo para curar a Chikungunya
A Chikungunya geralmente melhora em cerca de 1 a 2 semanas após o início dos sintomas, mesmo sem tratamento específico.
No entanto, algumas vezes a dor pode demorar até 6 anos ou mais para melhorar, podendo ser indicado o uso de medicamentos para dor por um longo período. Veja os sintomas da Chikungunya e sua duração.
Sinais de melhora e piora
Os sinais de melhora da Chikungunya incluem a diminuição de sintomas, como dor nas articulações, febre, manchas vermelhas na pele e enjôo, e surgem quando o organismo começa a eliminar o vírus.
Já os sinais de piora incluem a persistência de sintomas, como febre, náusea ou vômitos, por mais de 5 dias, piora da dor nas articulações ou músculos, confusão mental e sangramentos, por exemplo, sendo importante procurar a emergência para uma avaliação.
Sequelas da Chikungunya
As principais sequelas da Chikungunya são a dor nas articulações, que pode persistir por anos em alguns casos, inchaço em partes do corpo e dificuldade de movimentar as articulações.
Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a concentração e coordenação motora, o que pode prejudicar na realização das tarefas diárias.
Leia também: 8 principais sequelas da Chikungunya (e como tratar) tuasaude.com/chikungunya-sequelas