Febre Mayaro é uma doença infecciosa causada pelo vírus Mayaro que provoca sintomas como dor de cabeça, febre alta, cansaço excessivo, maior sensibilidade à luz e dor e inchaço nas articulações.
Apesar desta doença ser pouco conhecida, a febre Mayaro é antiga e é mais frequente na região Amazônica, sendo transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Leia também: Como identificar o Aedes aegypti (mosquito da dengue) tuasaude.com/como-identificar-o-mosquito-da-dengueA identificação da infecção pelo vírus Mayaro é difícil pelo fato dos sintomas da doença serem semelhantes aos da dengue e da Chikungunya, sendo importante que sejam indicados pelo clínico geral ou pelo infectologista a realização de exames laboratoriais para confirmar d diagnostico, de forma a iniciar o tratamento mais adequado.
Sintomas de febre Mayaro
Os principais sintomas da febre Mayaro são:
- Febre repentina, entre 39 e 40°C;
- Calafrios;
- Cansaço e mal estar geral;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor de cabeça e dor muscular;
- Dor e inchaço nas articulações, que pode levar meses para desaparecer;
- Sensibilidade ou intolerância à luz.;
- Dor atrás dos olhos;
- Vômitos ou diarreia.
Os primeiros sintomas da febre do Mayaro surgem 1 a 3 dias após a picada do mosquito Aedes aegypti e podem variar de acordo com a imunidade da pessoa
Estes sinais e sintomas normalmente desaparecem em cerca de 1 a 2 semanas sem que tenha sido realizado qualquer tipo de tratamento, no entanto a dor e o inchaço nas articulações podem permanecer durante alguns meses.
Diferenças entre febre Mayaro, dengue e Chikungunya
A febre Mayaro, a dengue e a Chikungunya são infecções virais transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, no são causadas por diferentes vírus.
Enquanto a febre Mayaro é causada pelo vírus Mayaro (MAYV), a dengue é causada pelo vírus da família Flavivírus, subtipos DENV-1, 2, 3, 4 e 5, e a Chikungunya é causada pelo vírus alphavirus.
Além disso, apesar de terem alguns sintomas semelhantes, essas infecções têm alguns sintomas específicos, como inchaço nas articulações e dor muscular na febre Mayaro, coceira no corpo e olhos vermelhos na Chikungunya. Veja os principais sintomas da Chikungunya.
Já a dengue causa dor nos ossos e perda do apetite e, no caso da dengue hemorrágica, Sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, por exemplo.
Leia também: 9 principais sintomas de dengue (clássica e hemorrágica) tuasaude.com/sintomas-da-dengueComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da febre Mayaro é feito pelo clínico geral ou infectologista através da avaliação dos sintomas, assim como o histórico de onde esteve nos últimos 15 dias para saber quais as chances de ter havido exposição ao vírus e exame físico.
Marque uma consulta com o clínico geral na região mais próxima de você:
Para confirmar o diagnóstico e descartar infecção por outras arboviroses Chikungunya, dengue ou Zika, o médico pode solicitar exames de sangue, isolamento viral ou técnicas de biologia molecular.
Leia também: Arbovirose: o que é, sintomas, tratamento (e como prevenir) tuasaude.com/arbovirosesComo é feito o tratamento
Assim como acontece com a dengue e com a Chikungunya, o tratamento para a febre do Mayaro tem como objetivo aliviar os sintomas, podendo ser recomendado pelo médico o uso de remédios analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
Além disso, durante toda a recuperação, também é indicado evitar fazer esforços físicos, tentar relaxar, dormir bastante, beber no mínimo 2 litros de água por dia, além de beber chás calmantes como o de camomila ou lavanda.
Como prevenir a febre Mayaro
A única forma de prevenir a Febre Mayaro é evitando a picada do mosquito Aedes aegypti, por isso, é recomendado adotar algumas medidas como:
- Eliminar toda a água parada que possa servir para reprodução do mosquito;
- Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir;
- Usar diariamente repelentes no corpo ou no ambiente para afastar o mosquito;
- Manter as garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
- Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;
- Usar calça comprida e sapato fechado, para evitar ser picado nas pernas e nos pés.
Além disso, para se proteger também é importante saber identificar o mosquito que transmite estas doenças. Veja como identificar e combater o mosquito Aedes aegypti.