Os xaropes caseiros com mel, agrião ou cebola são excelentes para tratar a tosse com catarro, já que possuem propriedades expectorantes que ajudam a eliminar as secreções presentes nas vias aéreas, solucionando a tosse em poucos dias.
No entanto, se além da tosse houver outros sintomas, como febre, mal estar, catarro verde ou falta de ar, por exemplo, pode ser indicativo de bronquite aguda ou pneumonia, sendo importante consultar o médico para que seja indicado o melhor tratamento.
Esses xaropes não substituem o tratamento indicado pelo médico para combater infecções respiratórias, sendo importante seguir as orientações do médico. Além disso, os xaropes que contém mel, não devem ser usados por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen, ou crianças com menos de 1 ano.
6 xaropes caseiros para tosse com catarro
Algumas opções de xaropes caseiros para tosse com catarro são:
1. Xarope de agrião com mel
O agrião é uma folha que possui propriedades expectorantes e descongestionantes, além de ser capaz de estimular o sistema imunológico, sendo, por isso, útil para tratar a tosse.
Ingredientes
- Mel;
- 1 maço de agrião;
- Suco de 1 limão.
Modo de preparo
Passar no liquidificador 1 maço de agrião fresco e depois acrescentar 1 colher de sopa de mel e suco de 1 limão. Em seguida, levar a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência pastosa. Recomenda-se tomar 1 colher de sopa deste xarope 3 a 4 vezes ao dia.
2. Xarope de erva-doce
O xarope caseiro com erva-doce também é bastante eficaz para combater a tosse, já que essa planta possui propriedades expectorantes.
Ingredientes
- 500 ml de água;
- 1 colher de sopa de semente de erva-doce;
- 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca;
- 1 colher de sopa de tomilho seco;
- 250 ml de mel.
Modo de preparo
Colocar num panela a água, a erva-doce e o alcaçuz e deixar ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo, adicione o tomilho e deixe descansando tampada até esfriar. Depois, coe, acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que fique uma mistura homogênea.
Pode-se tomar sempre que necessário e pode ser conservado na geladeira por um período máximo de 3 meses, num frasco de vidro bem tampado.
3. Xarope de cebola
O xarope de cebola é um excelente remédio caseiro para aliviar a tosse porque possui propriedades dilatadoras e expectorantes, facilitando a saída das secreções acumuladas.
Ingredientes
- 3 cebolas;
- 500 mL de mel;
- Suco de 3 limões.
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes em um liquidificador até que adquira uma consistência homogênea. Guardar o xarope na geladeira em um recipiente com vidro. Confira outras receitas de xarope de cebola para tosse.
É indicado que as crianças com mais de 1 ano tomem 2 colheres de chá do xarope durante o dia, enquanto que para os adultos são recomendadas 4 colheres de chá ao dia. Esse xarope não é indicado para crianças com menos de 1 ano devido à presença de mel, que é contraindicado nessa idade.
4. Xarope de rabanete, cebola e mel
Esse xarope é outra boa opção para tratar a tosse com catarro, já que é rico em vitamina C, além de possuir propriedade antioxidante, ajudando combater infecções respiratórias.
Ingredientes
- 3 rabanetes;
- 1 cabeça de alho;
- 1 cebola roxa;
- 500 mL de mel.
Modo de preparo
Cortar todos os ingredientes, misturar e colocar em um recipiente suficientemente grande para depois cobri-lo completamente. Deixar em repouso durante 1 dia. Coar e guardar em um recipiente de vidro bem tapado e longe do sol, podendo ser conservado por até 3 meses. É indicado tomar 2 colheres de sopa desse xarope por dia.
5. Xarope de guaco e malva
O xarope de guaco e malva também ajuda a aliviar a tosse com catarro, pois deixa o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação.
Além disso, esse xarope tem um efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de flores ou folhas secas de malva;
- 1 colher (de sopa) de folhas frescas de guaco;
- 1 xícara de água fervente;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo
Colocar a malva e o guaco na xícara com água fervente. Tampar por cerca de 10 minutos e adicionar o mel. É recomendado para adultos tomar 1 xícara do xarope, até 3 vezes por dia. Veja também outras receitas com guaco para aliviar a tosse.
O xarope de guaco e malva não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com câncer, tuberculose, diabetes e doenças no fígado, ou que tomam remédios anticoagulantes.
6. Xarope de beterraba com mel
O xarope de beterraba com mel ajuda a aliviar a tosse com catarro causada por gripes ou resfriados, pois tem propriedades anti-inflamatórias e expectorantes naturais.
Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse.
Ingredientes
- 1 beterraba crua;
- 2 colheres (de sopa) de mel.
Modo de preparo
Lavar e cortar a beterraba em fatias finas e colocar em um recipiente de vidro limpo e seco. Adicionar o mel, misturar e deixar descansar por 24 horas. Após esse tempo, recolher a parte líquida que se formou que é o xarope e transferir para outro recipiente de vidro esterilizado e tampar.
Pode-se tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia até ao desaparecimento dos sintomas. As crianças com mais de 1 ano podem tomar 1 colher de chá do xarope de beterraba até 3 vezes ao dia.
Leia também: Como Parar de Tossir: 13 dicas simples (e infalíveis!) tuasaude.com/como-parar-de-tossirDicas para combater a tosse
Outras dicas úteis para combater a tosse são evitar as correntes de ar e manter a garganta hidratada, ingerindo pequenos goles de água várias vezes ao dia.
Fazer inalação com 1 litro de água fervente e 1 gota de óleo essencial de manjerona, tomilho ou gengibre também ajuda a descongestionar o nariz.
Estas últimas plantas medicinais também podem ser utilizadas da mesma forma para banho de imersão, sendo indicado também para crianças e bebês.
Saiba preparar outras receitas contra tosse no vídeo a seguir: