5 principais causas da gastrite

Atualizado em novembro 2023

A gastrite é uma inflamação do estômago que deve ser tratada rapidamente para evitar suas possíveis complicações, como úlcera gástrica e até câncer no estômago.

Embora o tratamento normalmente seja fácil, é muito importante descobrir quais as suas causas para evitar que volte a surgir provocando sintomas muito incômodos como dor de barriga, náuseas, vômitos ou falta de apetite. Saiba como identificar os sintomas de gastrite.

Imagem ilustrativa número 5

As principais causas mais comuns da gastrite são:

1. Excesso de estresse

O estresse é uma das causas mais comuns de gastrite e de outros desconfortos gástricos. Em alguns momentos intensos da vida, o estômago pode produzir mais ácido clorídrico e menos muco protetor da mucosa do estômago e isso pode levar a uma irritação e inflamação do estômago, originando a gastrite. Ela também pode ser chamada de gastrite nervosa, aguda ou erosiva, que é caracterizada apenas por uma lesão superficial. Saiba mais sobre a gastrite nervosa.

O que fazer: Geralmente este tipo de gastrite se cura com o controle da ansiedade e do nervosismo que a causaram. É muito comum que estudantes em períodos de testes e provas desenvolvam gastrite aguda, assim como pessoas submetidas à muita pressão no trabalho, por exemplo.

2. Consumo de alimentos contaminados

O consumo de alimentos contaminados pela bactéria Helicobacter pylori é uma causa comum de gastrite e, muitas vezes, a pessoa permanece sem sintomas por muitos anos. A bactéria permanece na superfície dos alimentos crus e, ao serem ingeridos, colonizam o estômago. Isso causa uma infecção, perturbando o controle da secreção de ácido clorídrico e provocando uma diminuição da defesa da mucosa. Veja os sintomas da Helicobacter pylori no estômago.

O que fazer: A gastrite é geralmente curada com a erradicação da bactéria, por meio do uso de antibióticos específicos, orientados pelo gastroenterologista. O diagnóstico definitivo da presença da bactéria pode ser feito através de uma biópsia do tecido do estômago, retirado durante uma endoscopia digestiva.

Nem todas as pessoas que ingerem a bactéria são sensíveis a ela, porém, algumas pessoas desenvolvem gastrite ao ingerirem alimentos contaminados com esta bactéria. Veja como deve ser a dieta para tratar gastrite e úlcera.

3. Uso de alguns medicamentos

A necessidade de tomar alguns medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteroides (AINES), pode causar gastrite, sendo uma causa é muito comum de gastrite em pessoas mais velhas. Isso acontece porque este tipo de remédios fragiliza a mucosa do estômago, causando gastrite. A gastrite causada pelo uso prolongado medicamento é conhecida por gastrite crônica e geralmente evolui lentamente, podendo haver o surgimento de úlceras e ocorrência de sangramento. Entenda o que é a gastrite crônica e o que comer.

O que fazer: A lesões presentes na gastrite causada pelo uso continuado de medicamentos normalmente desaparecem com a suspensão do uso do medicamento de acordo com a orientação do médico. 

4. Consumo de álcool e cigarro

Tanto o álcool como o cigarro podem irritar e inflamar a mucosa do intestino e do estômago, podendo levar a formação de úlceras gástricas e à gastrite. Veja quais são as principais doenças causadas pelo álcool e pelo tabagismo.

O que fazer: Para reduzir os sintomas da gastrite causados pelo consumo de álcool e cigarro, é importante eliminar esses hábitos da rotina e adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares e a adoção de uma alimentação balanceada. Confira dicas simples para ter uma alimentação saudável.

5. Doença de Crohn

A doença de Crohn, que corresponde à inflamação do sistema digestório, também pode levar à gastrite, além de sintomas característicos como presença de úlceras, diarreia e presença de sangue nas fezes. Veja quais são os sintomas e o que causa a doença de Crohn.

O que fazer: A doença de Crohn não tem cura, sendo recomendado pelo médico a melhora nos hábitos alimentares, como reduzir a quantidade de gordura consumida e de derivados de leite. Saiba o que comer na doença de Crohn.

Vídeos relacionados