6 truques para aliviar a dor de dente

Atualizado em fevereiro 2024

Para aliviar a dor de dente é muito importante identificar o que pode estar causando a dor. Isto porque, se se tratar de um problema dentário, como uma cárie, o ideal é consultar o dentista, para iniciar o tratamento adequado rapidamente, aliviando a dor e evitando o surgimento de complicações.

No entanto, na maior parte dos casos, a dor de dente surge pelo acúmulo de restos de comida entre os dentes ou por uma ligeira inflamação da gengiva. Nesses casos, algumas medidas caseiras como passar o fio dental, bochechar com água e sal ou  fazer gargarejos com chá de gengibre e própolis, podem ajudar.

Sempre que a dor é frequente, não passa com as medidas caseiras ou quando existem outros sintomas como dor de cabeça, inchaço do rosto, sangramento ou pus, é importante consultar o dentista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Veja as principais causas de dor de dente.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas dicas caseiras para aliviar a dor de dente são:

1. Passar o fio dental e escovar os dentes

Passar o fio dental é importante para retirar qualquer resto de alimento que tenha ficado preso entre os dentes e que possa estar deixando a região inflamada e dolorida. Após passar o fio, deve-se então escovar os dentes cuidadosamente, evitando colocar muita força na região dolorida. Veja como escovar os dentes da forma certa.

2. Bochechar água com sal

Bochechar água com sal vai ajudar a limpar a boca e combater microrganismos que possam estar em maior quantidade na boca, ajudando a aliviar os sintomas. Para fazer o bochecho, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar a mistura por 30 segundos a cada hora, tendo o cuidado para não engolir a água.

3. Usar cravo-da-índia

O óleo do cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e antissépticas, ajudando a combater infecções e a aliviar a dor e a inflamação. Para utilizá-lo, deve-se misturar 1 a 2 gotas do óleo de cravo da índia com 1 ou 2 gotas de outro óleo vegetal e aplicar diretamente no dente que está doendo. Outra opção consiste em mastigar um cravinho diretamente sobre o dente afetado.

Além disso, o cravo-da-índia também possui propriedades aromáticas naturais e, por isso, pode também ajudar a melhorar o hálito. Confira outros benefícios do cravo da índia.

4. Bochechar chá de gengibre e própolis

O chá de gengibre tem propriedade calmantes e anti-inflamatórias, enquanto o própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana, e por isso os dois ajudam a aliviar a dor e limpar o local inflamado. Para fazer o bochecho, deve-se adicionar 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de gengibre, fazendo bochechos com a mistura 2 vezes por dia.

5. Colocar gelo

Para ajudar a aliviar a dor mais rápido, pode-se colocar uma bolsa de gelo no rosto, próximo à região dolorida, tendo o cuidado para não queimar a pele. O gelo deve ficar no local durante 15 minutos, e o processo deve ser repetido 3 vezes por dia.

6. Tomar remédios

O uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou Ibuprofeno, podem ser indicados pelo dentista quando a dor de dente é constante e não passa com as medidas naturais. É importante lembrar que estes remédios devem ser usados apenas por adultos, por um curto período de tempo e sob orientação de um médico.

Vídeos relacionados