5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita

Atualizado em julho 2020

A pele não é apenas influenciada por fatores genéticos, mas também por fatores ambientais e pelo estilo de vida, sendo que o local onde se vive e os comportamentos que se tem com a pele, podem ter um grande impacto na sua aparência.

Existem comportamentos que podem melhorar muito a saúde da pele, deixando-a mais hidratada, luminosa e com uma aparência mais jovem, e que devem ser seguidos diariamente:

Imagem ilustrativa número 2

1. Proteger a pele do sol

A luz solar é o fator que mais influência tem no envelhecimento da pele, porque os raios ultravioleta têm a capacidade de provocar profundas modificações cutâneas. Por isso, é muito importante aplicar filtro solar diariamente, de preferência antes de sair de casa e renovar a aplicação a cada 8 horas, de forma a manter a proteção ao longo do dia.

Saiba como escolher o protetor solar mais adequado para a sua pele.

2. Manter a pele limpa

A limpeza da pele é um passo muito importante na rotina de cuidados, porque permite que a renovação celular se dê com maior eficiência, além de desobstruir os poros e permitir uma melhor absorção dos ativos presentes nos produtos cosméticos.

Existe uma grande variedade de cosméticos de limpeza, coo emulsões cremosas, leites de limpeza, água micelar ou sabonetes líquidos, que devem ser usados de acordo com o tipo de pele. As peles secas não devem ser limpas com sabonete, e para as peles oleosas, deve-se optar or produtos adaptados, sem óleos.

3. Hidratar sempre a pele

Uma pele hidratada mantém a pele protegida da desidratação e das agressões diárias do dia-a-dia. Mesmo as peles oleosas precisam de ser hidratadas, pois também perdem água, sendo os melhores hidratantes os não oleosos.

Para as peles sensíveis, devem-se evitar produtos com álcool. Faça o teste online para saber qual o seu tipo de pele e veja qual os produtos mais adaptados para si.

4. Cuidar bem do intestino

A pele também deve ser cuidada de dentro para fora, sendo que a alimentação tem uma grande influência na saúde da pele. Além disso, a saúde do intestino também afeta diretamente a pele, sendo importante fazer uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais, porque evita a prisão de ventre e outros problemas que podem afetar o intestino e, consequentemente, a pele. Pode-se ainda incluir lactobacilos na alimentação diária, como o iogurte e o Yakult, por exemplo, pois eles beneficiam a flora intestinal.

Além disso, beber muita água e fazer uma dieta com alimentos ricos em água e anti-oxidantes, também é uma medida que contribui para manter a pele hidratada e protegida do envelhecimento precoce.

5. Esfoliar a pele

A esfoliação da pele é um passo muito importante para acelerar a renovação celular. Este processo ajuda na remoção da sujeira e das células mortas da pele, além de estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação local, reduzindo também as manchas da pele.

Geralmente, os esfoliantes devem ser usados uma a duas vezes por semana, mas já existem produtos mais suaves que podem ser usados diariamente.

Assista o vídeo seguinte e veja mais dicas para manter uma pele bonita e saudável:

Vídeos relacionados