5 dicas para regular e melhorar o intestino

Atualizado em dezembro 2021

Ter o intestino regulado e funcionando frequentemente é uma das melhores formas de manter a saúde geral e evitar problemas crônicos como prisão de ventre e diarreia.

Para isso, algumas dicas essenciais são ter uma alimentação saudável e equilibrada, beber pelo menos 2 litros de água por dia e praticar atividade física regular.

No entanto, existem outras dicas que ajudam a potenciar o funcionamento do intestino:

1. Tomar probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que contribuem para aumentar as bactérias boas do intestino, o que ajuda a melhora a digestão e a absorção de nutrientes, além de fortalecer o sistema imunológico. 

Os probióticos podem ser encontrados em forma de pó, podendo ser consumidos após as refeições misturados em água ou suco, ou ser encontrados em alimentos como iogurtes, kefir ou leites fermentados tipo Yakult, por exemplo. Além disso, os probióticos também podem ser encontrados em forma de cápsulas, que devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico ou nutricionista. Conheça mais sobre os probióticos.

2. Incluir fibras na dieta

Imagem ilustrativa número 3

Os alimentos ricos em fibras como cereais, frutas e vegetais melhoram o funcionamento do intestino, ajudando a regular o trânsito intestinal, além de promoverem a saúde da microbiota do intestino.

Assim, é importante que os alimentos ricos em fibras sejam incluídos na alimentação do dia a dia para que se tenha todos os benefícios proporcionados por esses alimentos, como diminuição da inflamação, melhora dos sistema imunológico e regulação nos níveis de açúcar e colesterol. Veja outros benefícios da alimentação rica em fibras.

3. Usar vinagre de maçã

Imagem ilustrativa número 4

O vinagre de maçã também pode ser um aliado na regulação do intestino, pois é rico em pectina, que é uma fibra solúvel, que é capaz de absorver água e favorecer a sensação de saciedade, além de atuar como antioxidante, estimular a digestão e regenerar a microbiota intestinal.

Esse vinagre pode ser utilizado no preparo de alimentos ou ser usado para temperar saladas, por exemplo. Saiba como preparar o vinagre de maçã em casa.

4. Evitar o consumo de alimentos industrializados

Imagem ilustrativa número 5

O consumo de alimentos industrializados promove diminuição da quantidade das bactérias boas responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, além de que alguns desses alimentos são formados por substâncias tóxicas, o que pode alterar a composição e função da microbiota intestinal.

Além disso, o açúcar, o pão branco e os bolos também devem ser evitados, pois aumentam a produção de gases, facilitam o inchaço da barriga e diminuem o funcionamento do intestino. Dessa forma, ao evitar ou diminuir o consumo desses alimentos é possível garantir a regulação intestinal.

5. Usar orégano, tomilho e sálvia para temperar

Imagem ilustrativa número 2

As ervas aromáticas como orégano, tomilho e sálvia, por exemplo, além de melhorar o sabor dos alimentos, são capazes de controlar o desenvolvimento de bactérias que podem causar infecção e, por isso, podem também ser benéficas para o bom funcionamento do intestino.

Confira no vídeo a seguir outras dicas para melhorar o funcionamento do intestino:

Vídeos relacionados