5 vantagens de correr na esteira

Atualizado em fevereiro 2020

Correr na esteira da academia ou em casa é uma forma fácil e eficaz de fazer exercício físico porque requer pouca preparação física e mantém os benefícios da corrida, como aumento da resistência física, queima de gordura e desenvolvimento de vários grupos musculares, como pernas, costas, abdominais e glúteos.

Embora a corrida possa ser feita no exterior sem qualquer aparelho, correr na esteira tem outros benefícios, como permitir a prática de atividade física em dias de chuva, por exemplo. Veja aqui um exemplo de treino para correr 15 km na esteira ou na rua.

Imagem ilustrativa número 2

Benefícios de correr na esteira

Além de permitir que a corrida aconteça independente de chuva, calor ou frio excessivo, correr na esteira possui outras vantagens, como por exemplo:

  1. Maior segurança: correr no interior com uma esteira reduz o risco de acidentes e de lesões, como colocar o pé num buraco ou acidentes de trânsito, aumentando a segurança;
  2. Correr a qualquer hora do dia: pode-se utilizar a esteira a qualquer hora do dia e, por isso, é possível queimar gorduras mesmo depois de terminar as tarefas diárias. Assim, a corrida pode ser feita de manhã, de tarde ou de noite independente do clima;
  3. Manter o ritmo: na esteira é possível regular uma velocidade constante de corrida, impedindo que a corrida se torne muito lenta ao longo do tempo. Além disso, evita que a pessoa acelere sem perceber, o que poderia fazer com que se sentisse cansada mais rapidamente;
  4. Regular o tipo de piso: a esteira, além regular a velocidade, também permite dificultar a corrida por meio de alterações na inclinação da esteira, possibilitando correr em pisos mais acentuados, como se estivesse correndo em uma montanha;
  5. Controlar o ritmo cardíaco: geralmente as esteiras possuem aparelhos que ajudam a medir a frequência cardíaca através do contato da mãos com a barra de segurança, por exemplo, e assim é mais possível evitar problemas cardíacos, como taquicardia, além de verificar a frequência cardíaca máxima atingida durante o exercício.

Além disso, correr na esteira por 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana, melhora os hábitos de sono, aumenta os níveis de energia e previne contra problemas cardiovasculares, como pressão alta ou infarto, já que é capaz de promover a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial. Conheça outros benefícios da corrida para a saúde.

Durante a corrida na esteira é possível trabalhar os músculos das pernas de força proporcional, além de poder variar o tipo de treino, evitando que se torne monótono, por meio da mudança da inclinação e velocidade. Assim, é possível fazer um treino que promova a aceleração do metabolismo, como o HIIT, por exemplo, que é um exercício de alta intensidade em que a pessoa corre por 30 segundo a 1 minuto, em sua velocidade máxima, e depois descansa o mesmo intervalo de tempo de forma passiva, ou seja, parado, ou caminhando.

A corrida na esteira é interessante para aquelas pessoas que têm receio de correr na rua devido aos carros, buracos ou quantidade de pessoas e que não têm muito equilíbrio, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 3

Dicas para correr na esteira

Para correr na esteira sem se machucar ou desistir, por causa de dores ou lesões musculares, algumas dicas simples incluem:

  • Iniciar com um aquecimento de 10 minutos, alongando os braços e as pernas;
  • Começar a correr numa velocidade mais baixa, aumentando a cada 10 minutos, por exemplo;
  • Colocar o tronco reto e manter o olhar direcionado para a frente;
  • Não segurar na barra lateral de segurança;
  • Evitar inclinar a esteira em excesso, especialmente nos primeiros dias.

Correr na esteira é uma atividade fácil e, normalmente, sem perigo, no entanto, é recomendado utilizar o aparelho sob orientação de um professor de educação física ou fisioterapeuta, evitando agravar problemas de saúde, como artrite ou sobrecarga cardíaca.

Além disso, quando a pessoa está com peso acima do normal, deve ter cuidados especiais, como calcular as batidas cardíacas ou fortalecer a musculatura, por exemplo, para prevenir complicações cardíacas ou desgaste das articulações. Confira algumas dicas para começar a correr quando se está acima do peso.