Furúnculo na virilha: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2024

O furúnculo na virilha é uma infecção na raiz do pelo que causa sintomas como caroço com pus na virilha que pode crescer ao longo do tempo, dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque, por exemplo.

Esse tipo de infecção é causada por bactérias, principalmente a Staphylococcus aureus, que está presente naturalmente na pele, mas que pode causar inflamação local devido a má higiene, lesão na pele ou uso de lâminas para depilar, por exemplo.

Na maioria dos casos o furúnculo na virilha desaparece espontaneamente sem que seja necessário tratamento, no entanto, para acelerar a eliminação do furúnculo, pode-se fazer compressa com água morna no local pelo menos 3 vezes ao dia. Em alguns casos, o dermatologista pode também indicar o uso de antibióticos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de furúnculo na virilha

Os principais sintomas de furúnculo na virilha são:

  • Caroço com pus na virilha, que pode crescer ao longo do tempo;
  • Presença de um ponto amarelo-esbranquiçado no caroço;
  • Dor ou desconforto no caroço;
  • Inchaço e vermelhidão no local;
  • Aumento da temperatura local;
  • Sensibilidade ao toque.

Além disso, em alguns casos também podem surgir febre baixa ou ínguas na virilha, por exemplo.

O furúnculo na virilha não deve ser confundido com uma hérnia inguinal, que é um caroço que surge também na região da virilha, mas que se deve à saída de uma parte do intestino através de um ponto fraco dos músculos abdominais. Veja mais sobre hérnia inguinal e como tratar.

Por isso, é importante consultar o dermatologista ou o clínico geral sempre que surgir sintomas de furúnculo na virilha, para que seja diagnosticado e iniciado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do furúnculo na virilha é clínico, sendo feito pelo dermatologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico, observando as características do caroço na virilha.

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Em alguns casos, o médico pode coletar uma pequena amostra do pus contido no furúnculo, para ser analisado no laboratório, de forma a identificar o tipo de bactéria que está causando a infecção e, assim, indicar o melhor antibiótico.

Possíveis causas

O furúnculo na virilha normalmente acontece devido à inflamação da raiz do pelo, o que está na maioria dos casos associado à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrado naturalmente nas mucosas e na pele.

Alguns fatores podem contribui para o desenvolvimento do furúnculo na virilha, como:

  • Pequenas feridas ou lesões na pele;
  • Má higiene da pele;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Sistema imunológico enfraquecido.

Além disso, ter contato pele com pele com uma pessoa infectada pela bactéria Staphylococcus aureus também aumenta o risco de furúnculo na virilha.

Quando há infecção e inflamação por essa bactéria, o sistema imunológico é ativado, resultando na formação de pus e nos sintomas.

A obstrução de uma glândula sebácea também pode causar uma infecção e evoluir com um abscesso no local. Veja mais sobre as causas do furúnculo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do furúnculo na virilha deve ser feito com orientação do dermatologista ou clínico geral, que pode indicar a aplicação do compressas mornas, cerca de 3 vezes por dia, além de lavar bem a região com água morna e sabão neutro. Veja também algumas opções de remédios caseiros para abscesso.

O médico também pode indicar o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor e o desconforto.

Em nenhuma situação é indicado tentar espremer o furúnculo, pois isso pode piorar a inflamação e a infecção, sendo mais difícil de tratar.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de drenagem do abscesso, que consiste na retirada do pus, ou o uso de antibióticos na forma de pomada ou comprimidos. Confira as principais pomadas para furúnculo