Picada de inseto: sintomas e o que fazer

Atualizado em dezembro 2022

A picada de inseto causa vermelhidão, inchaço e coceira na pele no local da picada, podendo, em alguns casos, ser notada a saída de líquido transparente do local. Nos casos mais graves, pode-se desenvolver sintomas mais graves de alergia, como inchaço de todo o membro em que houve picada ou de outros locais do corpo, sendo fundamental que a pessoa vá ao hospital imediatamente.

Na maioria dos casos, os sintomas da picada de inseto podem ser aliviados passando uma pedrinha de gelo no local e usando uma pomada anti-alérgica, mas nos casos em que os sintomas são mais graves, pode ser necessário o uso de pomadas à base de corticoides ou injeção de epinefrina, de acordo com a orientação do médico.

Imagem ilustrativa número 4

Sintomas da picada de inseto

Os principais sintomas da picada de inseto são:

  • Vermelhidão no local;
  • Inchaço no local da picada;
  • Dor na região que aconteceu a picada;
  • Coceira intensa no local afetado;
  • Saída de um líquido fluido e transparente pelo local da picada.

Os insetos que podem picar e levar ao aparecimento de sintomas são o pernilongo, borrachudo, formiga, percevejo, muriçoca e marimbondo.

Alergia à picada de inseto

A alergia à picada de inseto pode ser identificada por meio do aparecimento inicial de sintomas comuns da picada, como vermelhidão, inchaço e coceira no local. No entanto, podem ser também notados sintomas mais graves em algumas pessoas, como:

  • Queda rápida da pressão arterial;
  • Sensação de desmaio;
  • Tonturas ou confusão;
  • Inchaço do rosto e da boca;
  • Extrema dificuldade em respirar.

A dificuldade para respirar acontece devido ao inchaço da garganta que impede a passagem do ar. Nestes casos, a reação é muito rápida e a pessoa deve ser levada para o hospital o mais rápido possível, pois existe o risco de morte por asfixia.

No caso de picada por um animal peçonhento, como cobra ou aranha, por exemplo, é necessário chamar ajuda médica, ligando o 192, ou ir rapidamente para o hospital.

O que fazer

Após a picada de inseto, pode-se passar gelo no local por até dez minutos, já que ajuda a aliviar os sintomas. É também indicado evitar coçar a área, uma vez que essa ação pode levar a aumento da irritação da pele.

Além disso, pode ser recomendado passar pomada no local para aliviar os sintomas, como Polaramine, Andantol, Polaryn ou Minâncora, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias. Veja mais sobre as pomadas para picada de inseto.

Porém, se a área ficar cada vez mais inchada, recomenda-se ir ao hospital para que possa ser iniciado o tratamento rapidamente e seja possível prevenir complicações, como dificuldade para respirar, por exemplo. Entenda como é o tratamento para alergia grave à picada de inseto.