Amigdalite viral: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

A amigdalite viral é uma doença infecciosa causada por vírus resultando em inflamação das amígdalas e sintomas como dor e inchaço na garganta, dificuldade para engolir, tosse seca, coriza e febre baixa.

Esse tipo de amigdalite pode ser provocada por diferentes vírus, sendo os principais o rinovírus e influenza, responsáveis também pela gripe e resfriado, ou outros vírus como adenovírus ou coronavírus, por exemplo.

É importante consultar o otorrinolaringologista quando surgem sintomas da amigdalite, para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento mais adequado, que geralmente envolve hidratação e remédios anti-inflamatórios.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de amigdalite viral

Os principais sintomas de amigdalite viral são:

  • Dor de garganta;
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Febre abaixo de 38ºC;
  • Tosse seca;
  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Vermelhidão e inchaço das amígdalas;
  • Dor no corpo.

Além disso, no caso da amigdalite estar associada ao vírus da herpes, é possível que esses sintomas sejam acompanhados por conjuntivite, faringite, rouquidão, gengiva inflamada, aftas e lesões vesiculares nos lábios.

A presença de placas esbranquiçadas ou pontos de pus na garganta não é comum neste tipo de amigdalite, ocorrendo principalmente na amigdalite bacteriana. Saiba reconhecer a amigdalite bacteriana.

Teste online de sintomas

Para saber as chances de ter amigdalite, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dor de garganta
  2. 2. Febre acima de 37,2ºC
  3. 3. Placas brancas ou amareladas no fundo da garganta
  4. 4. Aumento da sensibilidade ao toque na região do pescoço
  5. 5. Desconforto para engolir alimentos e/ou água
  6. 6. Vermelhidão na garganta

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um otorrinolaringologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da amigdalite viral é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação do sintomas e observação da garganta, não sendo necessários exames complementares para confirmar o diagnóstico.

Se apresenta sintomas de amigdalite viral, consulte um otorrinolaringologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Principais causas

A amigdalite viral é causada por diferentes vírus, sendo os mais comuns o rinovírus, coronavírus, adenovírus, herpes simples, influenza, parainfluenza, Epstein-Barr e Coxsackie.

Esta infecção na garganta provocada por vírus é muito comum em crianças pequenas, com 5 anos em média, pois são facilmente adquiridas nas creches e escolas devido ao contato direto que as crianças têm nestes locais.

Como acontece a transmissão

A transmissão da amigdalite viral acontece principalmente por meio do contato com as gotículas liberadas no espirro ou tosse de uma pessoa contaminada.

Além disso, também pode acontecer pelo contato direto com objetos contaminados, como talheres, copos ou escova de dentes.

Assim, para evitar a transmissão, é importante lavar as mãos frequentemente, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e não ficar muito tempo em locais muito aglomerados, principalmente se tiver imunidade baixa.

Como é feito o tratamento

O tratamento da amigdalite viral deve ser orientação do otorrinolaringologista, que pode indicar repouso ou hidratação oral para evitar desidratação.

De forma geral, não é necessário o uso de medicamentos, no entanto, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou nimesulida, para aliviar os sintomas. 

No caso da pessoa ter amigdalite com frequência, pode ser também indicado pelo médico a realização de cirurgia para retirar as amígdalas, que é conhecida como amigdalectomia. Veja como é feita a cirurgia para retirar as amígdalas.  

Veja mais detalhes sobre a cirurgia de amígdala no vídeo a seguir:

Tratamento natural para amigdalite viral

Algumas medidas para melhorar os sintomas de amigdalite viral podem ser realizadas em casa, como por exemplo:

  • Comer alimentos pastosos e macios, como sopas e caldos;
  • Beber grande quantidade de água, mais de 2 litros por dia;
  • Chupar pastilhas para garganta irritada;
  • Manter em repouso, evitando atividades físicas intensas;
  • Ficar em um ambiente arejado e úmido.

Outras receitas caseiras também podem ser feitas para aliviar a amigdalite viral como fazer gargarejos de sal com água morna de 2 a 3 vezes por dia e tomar chá de limão com gengibre, por exemplo. Veja como fazer chás para garganta inflamada.  

Vídeos relacionados