Desenvolvimento do bebê com 3 meses: peso, sono e alimentação

Atualizado em abril 2023

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

Aos 3 meses os bebês desenvolvem mais expressões faciais, sorrindo para as pessoas, em resposta a estímulos, e também conseguem bater com as mãos ou agarrar um brinquedo que esteja perto de si.

A alimentação do bebê aos 3 meses deve ser feita com leite materno, de forma exclusiva e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. No entanto, quando a mãe não consegue amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a alimentação seja feita com fórmula infantil, seguindo as recomendações do pediatra.

É importante ressaltar que cada bebê é único e tem seu próprio ritmo de crescimento, sono, fala e brincadeiras. Por isso, em casos de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Peso do bebê

A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal do bebê aos 3 meses, assim como outros parâmetro importantes como altura e perímetro cefálico, segundo a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

5 a 8 kg

4,6 a 7,5 kg

Estatura

57,5 a 65,5 cm

55,6 a 64  cm

Perímetro cefálico

39,2 a 41,7 cm

38,2 a 40,7 cm

Ganho de peso mensal

700 g

700 g

Caso o bebê apresente valores acima ou abaixo dos indicados, é recomendado consultar o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Sono do bebê

O sono do bebê de 3 meses normalmente dura em torno de 16 horas por dia que pode ser regular, com longas horas de sono durante a noite. No entanto, alguns bebês podem acordar em alguns períodos durante a noite por algum desconforto, como fome ou urina ou fezes na fralda.

Caso o bebê tenha o hábito de “trocar o dia pela noite”, pode ser interessante praticar um “ritual”  diário. Algumas dicas para ajudar o bebê a ter uma boa noite de sono incluem:

  • Diminuir os barulhos na casa e a iluminação no ambiente para acalmar o bebê;

  • Dar banho no bebê antes de dormir para ele relaxar antes de deitar;
  • Se o bebê acordar muito cedo, ninar o bebê no berço para que durma um pouco mais;
  • Não deixar o bebê dormir na cama dos pais ou responsáveis.

É importante tentar manter a mesma rotina todos os dias antes de dormir, para que o bebê acostume com o horário do sono, que deve ser contínuo e durar em torno de 10 horas por noite. Veja mais sobre quanto tempo deve durar o sono do bebê.

Alimentação do bebê com 3 meses

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação do bebê com 3 meses deve ser exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é sempre que o bebê quiser mamar.

É importante manter a amamentação exclusiva até o 6º mês, pois o leite materno oferece todos os nutrientes e água que o bebê precisa. Além disso, também é recomendado oferecer o leite materno, quando possível, até os 2 anos ou mais. Conheça todos os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses.

Já nos casos em que  a mãe não consegue amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, onde o tipo e quantidade devem ser recomendados pelo pediatra.

Vale lembrar que o bebê que se alimenta de fórmula infantil deve beber 700 ml de água por dia, sendo importante consultar o pediatra quanto à necessidade de oferecer água pura, filtrada ou fervida, além daquela utilizada na preparação das mamadeiras. Saiba a quantidade de água de acordo com a idade do bebê.

Desenvolvimento do bebê

Aos 3 meses, o bebê passa a reconhecer mais a voz e a aparência dos familiares, se relacionando melhor através do olhar, com sorrisos e balbuciando alguns sons.

Por ter a visão mais nítida, o bebê já observa e acompanha melhor as pessoas com os olhos e movimentando o pescoço. Nesta idade, o bebê também consegue apanhar ou bater com a mão em um brinquedo ou outro objeto que esteja próximo a ele.

Além disso, quando colocado de bruços, o bebê consegue levantar e controlar melhor a cabeça e os troncos, podendo mudar da posição dorsal para a posição de bruços. A partir desta fase, o cuidado com o bebê deve ser redobrado, para evitar quedas ou outros acidentes.

Quando vacinar o bebê

Aos 3 meses, o bebê precisará tomar somente a primeira dose da vacina Meningocócica C (conjugada), contra a infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode causar inflamação grave no sistema nervoso central. Conheça as vacinas que o bebê deve tomar de acordo com cada fase de vida.

Brincadeiras e atividades

As brincadeira aos 3 meses ajudam a estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê e aumentar o vínculo com os pais ou responsáveis e algumas brincadeiras interessantes são:

  • Colocar o bebê no colo de frente para o espelho, mostrando e falando cada parte do corpo, para ajudar a desenvolver a percepção da própria imagem e a visão do bebê aos poucos;
  • Levar o bebê para passeios em locais abertos e arejados, como praças e parques, de preferência antes das 10:00 ou a partir das 16:00;
  • Ler para o bebê, variando o tom da voz, para ajudar a desenvolver a audição e aumentará o vínculo afetivo;
  • Cantar para o bebê músicas calmas,  músicas divertidas, sorrindo e olhando-o nos olhos;
  • Dar brinquedos para a criança pegar com as mãos, para estimular o conhecimento das diferentes cores e texturas 

Ao brincar com o bebê, é importante dar tempo para que ele reaja e responda o estímulo, pois ele ainda tem respostas um pouco lentas nesta fase. 

Além disso, os brinquedos devem ser grandes, sem pontas e específicos para cada faixa etária, para evitar que o bebê se machuque.

Vídeos relacionados