Soneca depois do Almoço melhora a Concentração e a Memória

Atualizado em janeiro 2017

Tirar uma soneca depois do almoço é uma ótima forma de repor energia ou relaxar, especialmente quando não se conseguiu dormir bem durante a noite ou quando se vive um estilo de vida muito agitado.

O ideal é tirar uma soneca de 20 a 25 minutos depois do almoço para descansar um pouco e aumentar a energia para o trabalho ou para a escola porque dormir por mais de 30 minutos pode favorecer a insônia e aumentar o cansaço, além de afetar a saúde, podendo ainda causar problemas mais graves como diabetes, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios para a saúde

Um cochilo de até 20 minutos depois do almoço pode trazer vários benefícios para a saúde como:

  1. Aumentar a concentração e a eficácia no trabalho;
  2. Evitar o excesso de estresse, promovendo o relaxamento;
  3. Reduzir o cansaço físico e mental;
  4. Melhorar a memória e o tempo de reação.

Desta forma, tirar uma soneca é recomendado para quando se sente muito cansaço ou sono inesperado durante o dia. Além disso, quando se sabe que se vai ficar muito tempo acordado, porque vai trabalhar durante a noite também é aconselhado tirar um cochilo para ter a energia extra necessária.

Todavia, quando a necessidade de tirar um cochilo durante o dia é muito frequente ou surge mais de 1 vez por dia é recomendado consultar um médico especialista do sono pra identificar se existe algum problema de saúde que precise ser tratado com remédios, por exemplo.

Veja uma lista de 8 doenças que podem causar cansaço e sono excessivo durante o dia.

Como tirar uma boa soneca

Para obter todos os benefícios da sesta é importante mantê-la curta, ou seja, evitando dormir mais do que 20 a 30 minutos seguidos. Já o melhor horário para tirar a soneca é entre as 14 h e as 15h, ou logo após o almoço, pois além de ser um dos momentos do dia em que, normalmente, os níveis de atenção estão mais baixos também não fica muito perto hora de dormir, não interferindo com o sono.

Pessoas que trabalham por turnos ou que têm um horário de sono próprio devem adaptar a hora da soneca para evitar interferir com as horas de sono, já que uma sesta muito próxima do sono pode provocar insônia. Se este é o seu caso, confira as dicas essenciais para melhorar o sono de quem trabalha por turnos.

A soneca pode trazer malefícios para a saúde?

Embora tirar um cochilo tenha vários benefícios para a saúde, ela não funciona com todas as pessoas porque nem todo o mundo consegue dormir durante o dia ou fora da cama e, isso pode trazer alguns problemas como:

  • Piora do cansaço: quem não consegue dormir fora da sua própria cama pode demorar para pegar no sono e isso reduz o tempo de descanso. Dessa forma, muitas pessoas podem acordar poucos minutos depois sem sentir a sensação de descanso e sentindo vontade de dormir mais;
  • Aumento do estresse e frustração: quem tem dificuldade para dormir durante o dia pode sentir-se frustrado por não conseguir dormir e isso pode aumentar os níveis de estresse, produzindo um efeito contrário ao esperado;
  • Insônia: se o cochilo for tirado muito perto da hora de dormir pode provocar dificuldade para pegar no sono durante a noite;
  • Aumenta o riso de diabetes: segundo um estudo japonês, dormir mais de 40 minutos durante o dia aumenta 45% o risco de se desenvolver diabetes.

Assim, o ideal é que cada pessoa experimente tirar um cochilo depois do almoço sempre que necessita e depois avalie como se sente após acordar e se essa soneca afetou o seu sono durante a noite. Caso não sejam observados efeitos negativos, a soneca pode, então, ser utilizada como uma ótima forma de repor energia durante o dia.

Soneca depois do almoço engorda?

Não existe nenhuma comprovação de que dormir após a refeição possa engordar. No entanto, algumas pessoas podem ter mais dificuldade para fazer a digestão dos alimentos estando recostado ou deitado e nestes casos, pode favorecer o inchaço abdominal. Assim, o ideal é a pessoa tirar um cochilo sem estar deitada e ter o cuidado de não comer uma refeição muito volumosa, e terminar a refeição com um chá digestivo, por exemplo.