Berinjela para tratar o colesterol alto

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

A berinjela é indicada para ajudar no tratamento do colesterol alto por ser rica em fibras que formam um gel no intestino, impedindo a absorção e aumentando a eliminação de gordura pelas fezes.

Além disso, a berinjela é rica em antioxidantes que atuam no organismo diminuindo os níveis de colesterol e prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas. Conheça outros benefícios de berinjela.

A berinjela pode ser consumida na forma crua, em sucos ou vitaminas, em farinha, que pode ser adicionada a sucos, iogurte e frutas, e na forma cozida, como sopas e ensopados. A berinjela também pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas. Veja como usar as cápsulas de berinjela.

Imagem ilustrativa número 1

Porque a berinjela ajuda a baixar o colesterol

A berinjela ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, porque é rica em fibras solúveis, um tipo de fibra que forma um tipo de gel no intestino, diminuindo a absorção e ajudando a eliminar o excesso de gordura pelas fezes.

Por ser rica em flavonoides, vitamina C e nasunina, que são compostos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, a berinjela também ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose e infarto.

Apesar dos benefícios da berinjela, é importante lembrar que esse legume deve ser usado para complementar o tratamento do colesterol alto, não devendo, por isso, substituir o tratamento indicado pelo médico.

Outras dicas para baixar o colesterol

Para baixar o colesterol, é importante também diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas e trans, incluindo:

  • Vísceras de animais, como fígado, rins e coração;
  • Carnes vermelhas com alto teor de gordura, como picanha, fraldinha, acém e paleta bovina;
  • Laticínios integrais, como leite integral, manteiga e iogurte integral;
  • Embutidos, como mortadela, presunto, salsicha e linguiça;
  • Queijos amarelos, como gouda, parmesão e muçarela;
  • Molhos industrializados, como ketchup, maionese, molhos de salada e barbecue;

Além disso, é importante evitar também alimentos ricos em açúcar, como bolos, chocolates e sorvetes, porque o excesso de açúcar consumido fica acumulado na forma de gordura e aumenta a produção de colesterol no fígado.

Assista o vídeo seguinte e confira outros alimentos que ajudam a baixar o colesterol:

Vídeos relacionados