Bioplastia peniana: o que é, como é feita e recuperação

Atualizado em maio 2021

A bioplastia peniana, também chamada de preenchimento de pênis, é um procedimento estético que tem como objetivo aumentar o diâmetro do pênis através da aplicação de substâncias nesse órgão, como por exemplo polimetilmetacrilato, popularmente conhecido como PMMA.

Apesar de ser um procedimento simples e rápido, não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, já que possui riscos que estão relacionados com a qualidade e quantidade da substância aplicada, podendo resultar em um processo inflamatório grave, aumento do risco de infecção e necrose do órgão. Por isso, é importante que a bioplastia peniana seja bem pensada e que o homem saiba quais são os riscos associados ao procedimento.

Imagem ilustrativa número 1

Como é feita a bioplastia peniana

A bioplastia peniana deve ser feita por um profissional capacitado, de preferência por um cirurgião plástico, já que apesar de ser um procedimento simples, é delicado e preciso, e dura cerca de 30 a 60 minutos. Para realizar a bioplastia, é necessário que seja feita a anestesia local e que o pênis esteja ereto para que a substância aplicada consiga espalhar-se uniformemente em todo o pênis.

A substância aplicada pode variar de acordo com o local de aplicação, ou seja, caso o desejo do homem é aumentar o diâmetro da glande, normalmente é feita a aplicação de ácido hialurônico, já que se trata de uma região mais sensível e essa substância pode ser absorvida pelo corpo, enquanto que para o resto do pênis é utilizado o PMMA para engrossar. É possível também que seja aplicada gordura da própria pessoa para engrossar o pênis, porém esse procedimento é mais raro. Além disso, a quantidade a ser aplicada da substância pode variar de acordo com o quanto se deseja engrossar, podendo resultar no aumento de até 5 cm do diâmetro.

Apesar de ser um procedimento rápido, simples, que não necessita da realização de cortes, possui riscos e tem um custo elevado, podendo variar de 2 mil a 20 mil reais dependendo do profissional que irá realizar o procedimento, local em que vai ser aplicado e quantidade da substância.

Além disso, como todo procedimento estético, a bioplastia possui riscos, principalmente relacionados à quantidade e qualidade da substância aplicada, podendo resultar em resposta inflamatória excessiva, infecções, formação de nódulos, risco de rejeição da substância pelo organismo e necrose, por exemplo. Por isso, para minimizar os riscos, é recomendado que a bioplastia seja feita apenas por profissionais experientes e em um ambiente seguro e adequado.

Conheça outros métodos para aumentar o tamanho do pênis.

Como é a recuperação

Após a realização da bioplastia, o homem já pode ir para casa e continuar as suas atividades diárias sem qualquer problema, no entanto é recomendado que não tenha relações sexuais por cerca de 30 a 60 dias, de acordo com a orientação médica, para evitar que os resultados sejam comprometidos e que haja deformidades ao longo do tempo.

Apesar de ser um procedimento de baixo risco, é importante estar atento a qualquer alteração no pênis e no local de aplicação, indo ao médico caso surja algum sinal ou sintoma que possa ser indicativo de infecção, por exemplo.