Sensação de cabeça pesada: 7 causas e o que fazer

Atualizado em novembro 2023

A sensação de cabeça pesada é um desconforto relativamente comum, que normalmente surge devido a episódios de sinusite, pressão baixa, hipoglicemia ou após ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, por exemplo.

No entanto, quando é acompanhada de sintomas como tontura e mal estar pode indicar problemas mais sérios, como labirintite ou distúrbios de visão.

Quando a sensação de cabeça pesada é constante ou acompanhada de outros sintomas recomenda-se consultar um clínico geral ou neurologista para investigar a causa através da realização de exames e iniciar o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de sensação de cabeça pesada são:

1. Sinusite

A sinusite é uma inflamação que acontece nos seios da face, que ficam ao redor do nariz e dos olhos e na região do crânio. Esses seios da face são compostos de ar e têm função de aquecer o ar inspirado, diminuir o peso do crânio e projetar a voz, entretanto, quando ficam inflamados, devido a infecção ou alergia, acumulam secreção.

O acúmulo de secreção nestas áreas leva ao aparecimento da sensação de que a cabeça está pesada e outros sintomas como nariz entupido, secreção amarela ou esverdeada, tosse, olhos ardendo e até febre. Veja mais como se confirma o diagnóstico de sinusite.

O que fazer: ao surgirem estes sintomas deve-se consultar um médico de família ou otorrinolaringologista para recomendar medicamentos para aliviar a dor, para reduzir a inflamação e antibióticos, se a sinusite for causada por bactérias. Também é importante beber bastante líquido e lavar as narinas com soro fisiológico, pois isto ajuda a amolecer e a eliminar as secreções acumuladas nos seios da face. Confira como fazer a lavagem nasal para sinusite.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pressão baixa

A pressão baixa, também conhecida como hipotensão, é uma situação que acontece quando a pressão arterial fica muito baixa e isto ocorre devido a redução do fluxo de sangue no coração. Geralmente, a pressão é considerada baixa quando os valores estão inferiores a 90 x 60 mmHg, mais conhecido como 9 por 6. 

Os sintomas desta alteração podem ser cabeça pesada, visão embaçada, tontura e náuseas e acontecem por causa da diminuição de oxigênio no cérebro. As causas de pressão baixa podem ser diversas como mudanças bruscas de posição, uso de anti-hipertensivos, alterações hormonais, anemia ou infecções.

O que fazer: na maioria dos casos, a pressão baixa se resolve deitando a pessoa e elevando as pernas, no entanto, se os valores forem muito baixos é necessário procurar atendimento médico rapidamente, pois pode ser necessário aplicar medicação ou realizar procedimentos para normalizar a pressão.

Pessoas que têm pressão alta e usam medicamentos devem fazer acompanhamento médico, pois, em alguns casos, a pressão baixa pode ser efeito colateral dos anti-hipertensivos.  Veja mais o que fazer quando a pressão está baixa e como evitar.

3. Hipoglicemia

A hipoglicemia é caracterizada pela diminuição dos níveis de açúcar no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl e isto é verificado através do exame de glicemia capilar. Esta situação provoca sintomas como tontura, náuseas, sonolência, visão embaçada, suor frio e cabeça pesada e em situações graves, pode levar ao desmaio e perda de consciência. Confira mais outros sintomas de hipoglicemia.

Os sintomas de hipoglicemia podem surgir depois de uma pessoa realizar jejum muito prolongado, fazer atividade física sem se alimentar, ingerir álcool excessivamente, aumentar a dose dos medicamentos para controlar a diabetes por conta própria, usar insulina de ação rápida sem ter comido ou usar alguns tipos de plantas medicinais, como babosa e ginseng.

O que fazer: ao surgirem os sintomas de hipoglicemia é necessário consumir imediatamente alimentos e bebidas com alto teor de açúcar, como mel, suco de caixinha ou pode-se dissolver 1 colher de sopa de açúcar em um copo de água. Nos casos em que a pessoa desmaia e fica inconsciente deve-se ligar imediatamente para o SAMU, no telefone 192.

4. Problemas de visão

Alguns problemas de visão provocam sensação de cabeça pesada e outros sintomas como visão embaçada, sensibilidade à luz, tremor, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos. Estes problemas podem ser provocados por diferentes motivos, desde causas genéticas até hábitos ou estilo de vida, sendo as alterações mais comuns conhecidas como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Veja mais sobre os problemas de visão mais comuns.

O que fazer: o diagnóstico dos problemas de visão é feito por um oftalmologista e o tratamento principal consiste no uso de óculos com lentes de grau. No entanto, alguns hábitos podem aliviar os sintomas e ajudar a melhorar a visão, como usar óculos de sol para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas e evitar ficar muito tempo em frente à tela de TV ou computador.

5. Uso de remédios

O uso de alguns tipos de remédios podem levar ao aparecimento de cabeça pesada e tontura, sendo que esses medicamentos podem ser, por exemplo, antidepressivos, ansiolíticos e calmantes. Geralmente, os remédios usados para tratar a depressão causam cabeça pesada no inicio do tratamento, mas ao longo do tempo esse sintoma desaparece, pois o corpo vai se acostumando, por isso é importante não abandonar o tratamento nos primeiros dias.

O que fazer: se ao tomar medicamentos deste tipo, ou qualquer outro, e isso provocar o surgimento de cabeça pesada, tontura e náuseas é necessário comunicar o médico que fez a receita e seguir todas as recomendações que forem feitas.

6. Labirintite

A labirintite é a inflamação do labirinto, que o órgão que fica dentro da orelha e responsável pelo equilíbrio do corpo. Esta inflamação pode ser provocada por vírus, bactérias, alergias ou pressão alta, no entanto, nem sempre têm uma causa específica. Veja mais outras causas de labirintite.

Esta condição leva ao aparecimento de sintomas como cabeça pesada, tonturas, desequilíbrio, problemas de audição e vertigem, que é a sensação de que os objetos estão girando. Esses sintomas são muito parecidos com o que acontece na cinetose, que é o enjoo do movimento, muito comum em pessoas que viajam de barco ou avião.

O que fazer: se estes sintomas forem muito frequentes é preciso consultar um otorrinolaringologista para indicar a realização de alguns exames para definir o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, que na maioria das vezes, consiste no uso de medicamentos, como dramin, meclin e labirin, para aliviar os sintomas.

7. Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são sentimentos que causam medo, nervosismo, preocupação excessiva e antecipada que estão ligados a alguma situação específica ou podem apenas ser um sinal dos hábitos e estilos de vida que envolvem a realização de muitas tarefas no dia-a-dia e pouco tempo para as atividades de lazer.

Os sintomas de estresse e ansiedade mais comuns são coração acelerado, cabeça pesada, suor frio e problemas de concentração, sendo que podem piorar com o tempo caso não sejam tratados. Veja mais outros sintomas de estresse e ansiedade e como controlar.

O que fazer: para aliviar os efeitos do estresse e da ansiedade no dia-a-dia é importante adotar medidas que promovam bem-estar e seguir acompanhamento com psicólogo, fazer acupuntura, meditação e atividades físicas. Quando os sintomas não desaparecem mesmo com mudanças do estilo de vida e atividades de lazer é preciso consultar um psiquiatra, que poderá recomendar o uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.

Confira no vídeo seguinte outras dicas para controlar o estresse e ansiedade:

Quando ir ao médico

É importante procurar atendimento médico rapidamente se além da sensação de cabeça pesada, aparecer outros sintomas como:

  • Perda de consciência;
  • Febre alta;
  • Dormência em um dos lados do corpo;
  • Dificuldade para falar e andar;
  • Convulsões;
  • Pontas dos dedos roxas;
  • Rosto assimétrico;
  • Fala embolada ou perda de memória.

Estes sintomas indicam condições graves e algumas doenças, como o AVC, e por isso para evitar complicações e iniciar o tratamento rapidamente deve-se ligar para a ambulância do SAMU, no 192 ou ir para o pronto-socorro de um hospital.

Vídeos relacionados