Calculadora da data de concepção

Agosto 2021

A data da concepção corresponde ao dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide, tendo dado início à gravidez. Embora seja um momento fácil de descrever, o exato momento da concepção é extremamente difícil de identificar, já que não causa qualquer alteração visível, nem sintomas que sejam facilmente identificáveis.

No entanto, existem algumas formas que permitem determinar um período de dias em que existe maior probabilidade de a concepção ter acontecido. Uma dessas formas, e a mais utilizada, é a fórmula que utiliza a data de início da última menstruação.

Se está grávida, ou suspeita que possa estar, e deseja saber o período em que deverá ter acontecido a concepção, insira seus dados na calculadora:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Como é feito o cálculo?

O período de dias apresentado no resultado da calculadora é calculado tendo por base o conceito de que a concepção tende a acontecer no período entre 11 a 21 dias após o início da menstruação, pois são os dias em que a mulher está mais fértil. Entenda melhor quando acontece o período fértil.

Assim, basta saber o primeiro dia da última menstruação para chegar no resultado, somando-se 11 e 21 dias para saber o primeiro e o último dia do período em que deverá ter acontecido a concepção. Por exemplo: se o primeiro dia da última menstruação tiver sido no dia 4, significa que é preciso adicionar +11 e +21 dias a esse número, obtendo-se o período de dias entre 15 e 25.

Existem outras formas de calcular?

Além do cálculo feito a partir da data da última menstruação existem outras duas formas que podem ser utilizadas para tentar saber a data da concepção. Elas são:

  • A partir da data aproximada do parto: é utilizada principalmente quando a mulher não consegue lembrar a data exata de início da última menstruação, mas sabe qual a data provável para o parto. A partir dessa data basta retirar 40 semanas para descobrir o primeiro dia da última menstruação. Depois é só adicionar 11 e 21 dias a essa data para descobrir o período em que deverá ter acontecido a concepção.
  • A partir do ultrassom: este tipo de exame é feito ao longo das consultas de pré-natal e permite avaliar o desenvolvimento do bebê. Dessa forma, nas primeiras semanas o médico consegue estimar uma idade gestacional com base no processo de desenvolvimento do feto, o que pode ajudar a entender em que período terá acontecido a concepção.

Sempre que existir dúvidas em relação a alguma das datas da gestação é aconselhado consultar um obstetra que poderá resolver as principais questões tendo por base as informações prestadas pela grávida.

É possível saber o dia exato da concepção?

Existem vários fatores que podem afetar o momento da concepção, por esse motivo, na maior parte dos casos, é quase impossível identificar o dia exato da concepção.

O dia exato da concepção é mais facilmente identificável em mulheres que apenas tiveram apenas uma relação sexual durante o período de 11 a 21 dias após a última menstruação. Ainda assim, fertilização do óvulo geralmente também não ocorre logo após a ejaculação, já que o espermatozoide precisa se mover até ao óvulo, e, por isso, pode demorar até 5 dias para acontecer. Esse é o tempo máximo que o espermatozoide consegue sobreviver dentro do corpo da mulher e sob condições ideais.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: