Calculadora do sono: quanto tempo preciso dormir?

Dezembro 2020

Para programar um boa noite de sono deve-se calcular quantos ciclos de 90 minutos você tem de dormir para despertar no momento em que o último ciclo terminar e, assim, acordar mais relaxado, com energia e boa disposição.

Veja que horas deve acordar ou ir dormir para ter uma boa noite de sono usando a calculadora a seguir:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Como funciona o ciclo do sono?

O ciclo do sono corresponde ao conjunto das fases do sono que tem início a partir do momento que a pessoa adormece e vai até a fase do sono REM, que é a fase do sono mais profunda e que garante o sono mais reparador e mais relaxante, no entanto é mais difícil de atingir essa fase do sono.

O corpo passa por vários ciclos que tem duração de 90 a 100 minutos por ciclo e normalmente são necessários 4 a 5 ciclos por noite, o que correspondente a 8 horas de sono.

Quais são as fases do sono?

Existem 4 fases do sono, sendo elas:

  • Sono leve - fase 1, que é uma fase bastante leve e que dura mais ou menos 10 minutos. Essa fase tem início a partir do momento que a pessoa fecha os olhos, no entanto é possível acordar facilmente com qualquer som;
  • Sono leve - fase 2, que dura cerca de 20 minutos e nessa fase o corpo já se encontra relaxado, mas a mente continua ativa e, por isso, é ainda possível acordar durante essa fase do sono;
  • Sono profundo - fase 3, em que os músculos encontram-se completamente relaxados e o corpo está menos sensível a barulhos ou movimentos, sendo mais difícil acordar, além de que nessa fase é muito importante para a recuperação do corpo;
  • Sono REM - fase 4, também conhecida como fase de sono profundo, é a última fase do ciclo do sono e que dura cerca de 10 minutos, começando 90 minutos depois de adormecer.

Na fase REM os olhos se movimentam muito rapidamente, os batimentos cardíacos aumentam e os sonhos aparecem. É difícil atingir o sono REM e, por isso é importante diminuir a luz do ambiente e não usar o celular ou o computador antes de dormir, pois assim é possível chegar ao sono REM de forma mais fácil. Veja mais sobre o sono REM.

Por que precisamos dormir bem?

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois é durante o sono que o organismo consegue recuperar as energias, regular o nível de vários hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo e otimizar o metabolismo. Além disso, é durante o sono há a consolidação do que foi aprendido durante o dia, bem como reparação dos tecidos e fortalecimento do sistema imune.

Assim, quando não se tem uma boa noite de sono é possível que se tenha algumas consequências, como alterações de humor, aumento das inflamações no corpo, falta de energia e enfraquecimento do sistema imune, por exemplo, além de também aumentar o risco de desenvolver algumas doenças, como obesidade, diabetes e pressão alta, por exemplo. Confira mais razões do porquê precisamos dormir melhor.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: