Canela de velho: para que serve e como fazer o chá

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

A canela de velho, conhecida também pelo nome científico Miconia Albicans, é uma planta medicinal popularmente usada para ajudar no tratamento da artrite, artrose e reumatismo, aliviando a dor, o inchaço e a inflamação das articulações.

Esses benefícios da canela de velho ocorrem devido à presença de flavonoides, ácido ursólico, ácido oleanólico, α-amirina, quercetina e rutina, que são compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes.

A canela de velho pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais na forma de pomada ou gel. Além disso, também é possível encontrar a canela de velho na forma de chás, cápsulas ou gotas. No entanto, ainda não existem estudos que comprovem a segurança no uso dessas formas da planta e, por isso, a sua comercialização não é permitida no Brasil.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A canela de velho pode ser indicada para as seguintes situações:

1. Alivia as dores

A canela de velho possui ação analgésica e anti-inflamatória, aliviando a dor e diminuindo a inflamação e o inchaço das articulações e, por isso, pode ser usada para complementar o tratamento da artrose, osteoartrite ou artrite reumatoide.

Além disso, a canela de velho também pode ajudar a aliviar as dores musculares. Veja mais dicas para aliviar a dor muscular.

2. Melhora a digestão

Por possuir ação digestiva, a canela de velho pode melhorar a digestão, aliviando sintomas como queimação, má digestão e excesso de gases. Confira outros remédios caseiros para má digestão.

3. Evita o envelhecimento precoce

A canela de velho evita o envelhecimento precoce, porque contém quercetina e rutina, que são flavonoides com ação antioxidante que combatem o excesso de radicais livres, que são um dos responsáveis pelos danos causados às células saudáveis da pele.

4. Previne a diabetes

A canela de velho pode ajudar a prevenir a diabetes, pois inibe a tirosina fosfatase 1B, uma proteína que desregula a ação da insulina, que é o hormônio responsável por equilibrar os níveis de glicemia no sangue.

5. Pode evitar o surgimento do câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes, a canela de velho pode evitar o surgimento de alguns tipos de câncer, já que protege as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem os benefícios da canela de velho para a prevenção do câncer.

A canela de velho emagrece?

A canela de velho não contém componentes que estimulam a perda de gordura corporal ou diminuem a fome. Por isso, o uso dessa planta não favorece o emagrecimento.

Para emagrecer, é importante diminuir as calorias da dieta, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Veja algumas dicas para emagrecer e perder barriga.

Como usar

A canela de velho pode ser usada na forma de pomada ou gel. Além disso, também é possível usar essa planta na forma de chás, cápsulas ou gotas.

No entanto, ainda não existem estudos que comprovem a segurança no uso de chás, cápsulas e gotas de canela de velho e, por isso, a comercialização dessas formas não é permitida no Brasil.

1. Chá de canela de velho

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas picadas de canela de velho;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água. Retirar a panela do fogo, colocar as folhas de canela de velho, deixando, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras deste chá ao longo do dia.

O uso do chá de canela de velho só deve ser feito sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

2. Pomada ou gel de canela de velho

Após o banho, deve-se aplicar uma pequena quantidade da pomada, ou gel, de canela de velho na região a ser tratada, fazendo movimentos circulares e até a completa absorção do produto.

3. Cápsulas de canela de velho

A dosagem de canela de velho em cápsulas geralmente indicada é de 1 cápsula de 500 mg, 2 vezes ao dia, que devem ser tomadas após o almoço e o jantar.

As cápsulas de canela de velho só devem ser usadas sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

4. Canela de velho em gotas

O uso geralmente recomendado para a canela de velho em gotas é diluir 20 gotas do concentrado dessa planta em 1 copo de água e tomar após as refeições, de 2 a 3 vezes por dia.

O uso da canela de velho em gotas só deve ser feito com a recomendação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

Ainda não existem estudos que indiquem uma quantidade segura da canela de velho. Entretanto, a ingestão excessiva dessa planta pode causar intoxicação.

Quem não deve usar

A canela de velho não deve ser usada por crianças e pessoas alérgicas a esta planta. Assim como não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, pessoas com problemas de saúde ou que usam medicamentos regularmente devem sempre consultar o médico antes de usar a canela de velho.

Vídeos relacionados