Ceratite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2023

A ceratite é a inflamação da córnea, que é a membrana mais externa dos olhos, que pode ser causada pelo uso indevido das lentes de contato, lesões na córnea ou ser consequência de infecção por vírus, fungos, bactérias ou parasitas.

Os sintomas da ceratite, ou queratite, surgem de forma progressiva sendo normalmente notado vermelhidão, visão embaçada, maior sensibilidade à luz dor e sensação de queimação nos olhos.

A ceratite tem cura, no entanto é importante que o tratamento seja iniciado assim que surgirem os primeiro sintomas para que seja possível prevenir a perda da visão. Para isso, pode ser recomendado pelo oftalmologista o uso de colírios ou pomadas oftálmicas de acordo com a causa da ceratite.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de ceratite são:

  • Vermelhidão no olho;
  • Dor intensa ou queimação no olho;
  • Produção excessiva de lágrimas;
  • Dificuldade em abrir os olhos;
  • Visão embaçada ou piora de visão;
  • Maior sensibilidade à luz.

É importante que o oftalmologista seja consultado assim que surgirem sintomas possivelmente indicativos de ceratite, pois dessa forma é possível que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, prevenindo que aconteça a perda da visão.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da ceratite é feito pelo oftalmologista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, histórico de uso de lentes de contatos e se já teve outras alterações oculares devido à infecção, por exemplo.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Oftalmologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Após a avaliação inicial, o médico deve fazer uma análise mais detalhada do olho, utilizando um equipamento específico que promove o aumento das estruturas oculares, permitindo que o olho seja observado com mais detalhe e, assim, seja possível concluir o diagnóstico. Além disso, é possível que seja solicitado um exame laboratorial para verificar se a queratite tem causa infecciosa, sendo necessário para isso que seja recolhida uma pequena amostra da córnea, que é analisada em laboratório.

Causas de ceratite

As principais causas de ceratite são:

  • Uso prolongado de lentes de contato;
  • Falta de higienização ou higienização inadequada das lentes de contato;
  • Lesão na córnea;
  • Exposição prolongada ao sol;
  • Sistema imune mais fragilizado;
  • Contato com produtos irritantes, como pomadas para cabelo, shampoos, sabonetes ou produtos de limpeza, por exemplo;
  • Infecção por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.

É importante que o oftalmologista seja consultado sempre que os olhos fiquem vermelhos e queimando por mais de 12 horas para que se possa ser feito o diagnóstico, identificada a causa e iniciado o tratamento. Conheça as principais causas de vermelhidão nos olhos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para ceratite deve ser orientado por um oftalmologista e, geralmente, é feito com a aplicação diária de pomadas oftálmicas ou colírios, que variam de acordo com a causa da ceratite.

Assim, no caso da ceratite ser causada por bactérias ou fungos, pode ser indicado o uso de colírios antibacterianos ou antifúngicos, enquanto que no caso de ceratite por vírus, pode ser indicado pelo médico o uso de colírios antivirais, como o Aciclovir. Além disso, pode ser também indicado o uso de colírios lubrificantes e/ ou anti-histamínicos para aliviar os sintomas. Conheça mais sobre os colírios e como usar.

Nos casos mais graves, em que a ceratite não desaparece com o uso de remédios ou é causada por Acanthamoeba, que é um parasita que pode provocar alterações graves na visão, pode ser necessário fazer uma cirurgia de transplante de córnea. Entenda como é feito o transplante de córnea.