Cimegripe infantil: para que serve e como usar

Atualizado em junho 2021

O Cimegripe infantil é um remédio indicado para bebês ou crianças com mais de 2 anos de idade, para reduzir a febre ou aliviar temporariamente os sintomas de gripe ou resfriado como dor de cabeça leve a moderada, dor de garganta, ou até dor de dente.

Esse remédio deve ser usado sempre com orientação do pediatra e pode ser encontrado com o nome Cimegripe bebê, na forma de suspensão oral contendo apenas o paracetamol na sua composição, nas doses de 32 mg/mL ou 100 mg/mL.

O Cimegripe também pode ser encontrado na forma de gotas com o nome Cimegripe pediátrico, que além do paracetamol, possui também na sua composição o maleato de clorfeniramina e o cloridrato de fenilefrina, que ajudam a aliviar os sintomas de nariz entupido ou escorrendo, ou dor muscular causados pela gripe ou resfriado.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Cimegripe infantil é indicado para bebês ou crianças com mais de 11 kg de peso corporal ou mais de 2 anos de idade, para alívio dos sintomas causados por gripes ou resfriados como febre, nariz escorrendo ou entupido, dor muscular ou dor de cabeça leve a moderada.

Como usar

O Cimegripe infantil está disponível na forma de suspensão oral, que é mais adequado e fácil de dar para o bebê, ou na forma de gotas, indicado para crianças com mais de 11 kg ou 2 anos de idade.

Esse remédio deve ser tomado por via oral, antes ou após a refeição, nos horários e pelo tempo de tratamento orientado pelo pediatra.

1. Cimegripe bebê (100 mg/mL)

O Cimegripe bebê na forma de suspensão oral contém apenas o paracetamol na sua composição na dose de 100 mg/mL, e pode ser utilizado por bebês ou crianças com mais 11 kg de peso corporal ou maiores de 2 anos de idade.

A dose recomendada do Cimegripe bebê varia em função do peso do bebê ou da criança e inclui:

Peso (Kg)

Dose (mL)

3

0,4

4

0,5

5

0,6

6

0,8

7

0,9

8

1,0

9

1,1

10

1,3

11

1,4

12

1,5

13

1,6

14

1,8

15

1,9

16

2,0

17

2,1

18

2,3

19

2,4

20

2,5

Para dar o Cimegripe bebê deve-se encaixar a seringa dosadora, fornecida na embalagem do produto, no adaptador do frasco e encher a seringa até o nível que corresponde ao peso do bebê. Em seguida, colocar o líquido aos poucos dentro da boca do bebê, entre a gengiva e o lado interno da bochecha.

É importante antes de usar o Cimegripe bebê, agitar bem o frasco para misturar os componentes da fórmula.

2. Cimegripe criança (32 mg/mL)

O Cimegripe criança na forma de suspensão oral pode ser usado em crianças com mais de 11 kg ou 2 anos de idade e contém apenas o paracetamol na sua composição na dose de 32 mg/mL.

A dose recomendada do Cimegripe criança varia em função do peso da criança e inclui:

Peso (Kg)

Dose (mL)

11 - 15

5

16 - 21

7,5

22 - 26

10

27 - 31

12,5

32 - 43

15

Para dar o Cimegripe criança deve-se utilizar o copo dosador, fornecido na embalagem do produto, enchendo o dosador até o nível, em mL, que corresponde ao peso da criança.

3. Cimegripe gotas

O Cimegripe gotas contém paracetamol 100 mg, maleato de clorfeniramina 2 mg e cloridrato de fenilefrina 2 mg em cada 1 mL da solução, e deve ser tomado por via oral utilizando o dosador fornecido na embalagem.

As doses do Cimegripe gotas variam de acordo com a idade e incluem:

  • Crianças de 2 a 4 anos: a dose recomendada é de 20 a 30 gotas de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica;
  • Crianças de 4 a 6 anos: a dose recomendada é de 30 a 40 gotas de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.

O Cimegripe gotas não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade e o tempo de tratamento depende da avaliação e orientação do pediatra.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Cimegripe infantil são coceira ou vermelhidão no corpo ou reações alérgicas. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Além disso, por conter paracetamol, o Cimegripe infantil quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas pode causar intoxicação no fígado e hepatite medicamentosa que pode ser percebida com sintomas como dor na parte superior do estômago, coceira intensa na pele, perda do apetite, urina escura, fezes esbranquiçadas ou pele e olhos amarelados. Confira outros sintomas da hepatite medicamentosa e como é feito o tratamento.

Quem não deve usar

O Cimegripe infantil não deve ser usado por bebês com menos de 2 anos ou com menos de 11 kg de peso corporal, a não ser quando orientado pelo pediatra.

Além disso, o Cimegripe infantil não deve ser usado por bebês ou crianças que têm alergia ao paracetamol, maleato de clorfeniramina ou cloridrato de fenilefrina.

Vídeos relacionados