Cirurgia de sinusite: quando é indicada, como é feita, preparo e riscos

Atualizado em maio 2023

A cirurgia para sinusite é indicada nos casos de sinusite aguda recorrente ou sinusite crônica, em que os sintomas duram mais de 12 semanas, e os sintomas não melhoram com o uso de remédios. 

Esse tipo de tratamento normalmente é feito quando a sinusite é causada por alterações no septo nasal, pólipos nasais, estreitamento das cavidades orofaciais, infecções fúngicas ou quando a sinusite não melhora com outros tratamentos, por exemplo.

Existem diferentes técnicas de cirurgia de sinusite que podem ser feitas pelo médico, sendo a mais comum a sinusectomia endoscópica, que permite a correção de alterações nasais, facilitando a drenagem do muco, melhorando os sintomas da sinusite.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A cirurgia para sinusite é indicada nos seguintes casos:

  • Sinusite crônica, em que os sintomas duram mais de 3 meses;
  • Sinusite aguda recorrente;
  • Desvio de septo;
  • Pólipos nasais;
  • Estreitamento das cavidades orofaciais.

A cirurgia para sinusite permite a correção de alterações nasais, além da abertura dos buracos de drenagem dos seios da face, facilitando a drenagem do muco retido nos seios, melhorando os sintomas da sinusite.

Geralmente, a cirurgia para sinusite é indicada pelo otorrinolaringologista quando o tratamento com remédios não é capaz de aliviar os sintomas. Veja como é feito o tratamento da sinusite.  

Marque uma consulta com o otorrinolaringologista, para uma avaliação e indicação do melhor tratamento:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como se preparar para a cirurgia

Alguns cuidados são recomendados para se preparar para cirurgia de sinusite, como:

  • Esclarecer com o médico todas as dúvidas sobre a cirurgia, e recuperação;
  • Informar todos os medicamentos, vitaminas e suplementos nutricionais que toma com frequência, pois alguns podem afetar a recuperação;
  • Informar ao médico se possui alergia à anestésicos ou qualquer outro medicamento;
  • Informar ao médico sobre a utilização de remédios anticoagulantes, como varfarina, heparina, rivaroxabana, ácido acetilsalicílico ou clopidogrel, pois o médico pode orientar suspender esses medicamentos alguns dias antes da cirurgia;
  • Informar se tem algum problema de saúde;
  • Não fumar, pelo menos 3 semanas antes da cirurgia;
  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas pelo menos no dia anterior à cirurgia;
  • Fazer jejum absoluto de pelo menos 8 horas antes da cirurgia, conforme orientação médica;
  • Tomar os remédios de uso habitual normalmente, com pouca água, conforme orientação médica.

Além disso, antes de fazer a cirurgia, também deve-se fazer todos os exames solicitados pelo médico, como exames de sangue e risco cirúrgico, para avaliar o estado de saúde geral e o risco de complicações. Saiba como é feito o risco cirúrgico

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para sinusite normalmente é feita pelo otorrinolaringologista no hospital, com anestesia geral. 

Por isso, antes de iniciar a cirurgia, é administrado soro fisiológico na veia, pelo enfermeiro, para que o anestesista faça a anestesia geral e também para hidratar e administrar medicamentos.

A cirurgia para sinusite pode ser feita com técnicas diferentes, o que depende da alteração anatômica ou condição que está causando a sinusite, e geralmente dura cerca de 30 a 60 minutos.

Após a cirurgia é indicado que a pessoa permaneça cerca de 24 horas no hospital para que seja monitorada e o efeito da anestesia passe. 

Tipos de cirurgia

As principais técnicas cirúrgicas que podem ser realizadas pelo médico para a sinusite são:

1. Sinusectomia endoscópica funcional

A sinusectomia endoscópica funcional é a técnica mais utilizada, em que não é necessário fazer cortes e, por isso, não há cicatriz relacionada com o procedimento e o tempo de recuperação é menor quando comparada à cirurgia tradicional.

A cirurgia de sinusite por videoendoscopia consiste na introdução pela narina de um instrumento com uma pequena câmera acoplada em sua extremidade.

Desta forma, o médico é capaz de visualizar o interior dos seios nasais, conseguindo drenar a secreção acumulada, promover a aeração adequada dos seios da face e remover o tecido ou osso que possa estar causando obstrução.

2. Sinuplastia com balão

A sinuplastia com balão é outro tipo de cirurgia para sinusite feita com um balão inflável. 

Nesse tipo de cirurgia, o médico introduz um fino instrumento que possui um balão inflável na ponta, na narina da pessoa. 

Quando o instrumento chega no local correto, o balão é inflado, quebrando algumas pequenas partes ósseas que estão apertando os canais, facilitando a retirada de secreções.

3. Cirurgia de Caldwell-Luc

A cirurgia de Caldwell-Luc é outra técnica que pode ser realizada pelo médico quando outras técnicas não foram eficazes para aliviar a sinusite.

Nesse tipo de cirurgia, o médico faz um pequeno corte na gengiva, para alcançar o seio maxilar, e assim, remover tecidos ou osso danificado, além de fazer uma nova abertura do seio maxilar, para drenar as secreções dos seios nasais.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia para sinusite é relativamente rápida, no entanto pode ser um pouco dolorosa e, por isso, é importante seguir as orientações do médico. 

Assim, durante esta fase recomenda-se:

  • Evitar tocar no nariz; 
  • Lavar o rosto apenas com água fria;
  • Tomar todos os medicamentos receitados pelo médico;
  • Fazer uma alimentação pastosa e fria na primeira semana;
  • Evitar comer alimentos quentes ou ingerir bebidas quentes durante 7 dias;
  • Fazer lavagens nasais diariamente ou de acordo com as orientações do médico.

É normal que após a cirurgia para sinusite a pessoa tenha obstrução nasal, inchaço no rosto e sangramentos, no entanto, esses sintomas passam ao longo do tempo à medida que a inflamação vai passando. 

Para promover a recuperação e aliviar o desconforto, o médico pode indicar a aplicação de gelo na região do nariz ou no rosto ou o uso de medicamentos anti-inflamatórios.

Dor de cabeça, pressão nos ouvidos e sensação de peso na face também são comuns nos primeiros 3 a 4 dias e podem ser tratados com analgésicos receitados pelo médico. 

A partir do 8º dia é possível voltar às suas atividades normais e a atividade física pode ocorrer após o 1º mês, no entanto é importante primeiro consultar o médico para saber se há algum risco.

Possíveis riscos

As complicações da cirurgia para sinusite são raras, especialmente quando a cirurgia é feita em uma clínica certificada. 

No entanto, como os seios nasais estão muito próximos dos olhos e da base do cérebro, em alguns casos, podem surgir sangramentos, lesões nos olhos e visão ou infecção dos olhos e cérebro.

Vídeos relacionados