Cirurgia íntima: quando é indicada, cuidados e possíveis riscos

Atualizado em setembro 2022

A cirurgia íntima é um tipo de cirurgia plástica que pode ser indicado para mulheres para tratar problemas de saúde, como a bexiga caída, ou para melhorar a aparência dos genitais, através da redução dos pequenos lábios vaginais, por exemplo, como no caso da cirurgia de rejuvenescimento vaginal ou ninfoplastia.

Além disso, a cirurgia plástica na região genital também pode ser indicada para homens, para retirar o acúmulo de gordura na região pubiana, aumentar o tamanho do pênis ou tratar a doença de Peyronie.

A cirurgia íntima é feita por um ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, no caso de homens, especializados em cirurgia plástica íntima, e a recuperação varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada.  

Imagem ilustrativa número 3

Quando é indicada

A cirurgia íntima pode ser indicada para mulheres ou homens, para correção estética da região íntima ou para problemas de saúde.

1. Cirurgia íntima feminina

A cirurgia íntima feminina pode ser indicada pelo ginecologista nas seguintes situações:

  • Reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais (labioplastia ou ninfoplastia), por motivos estéticos ou quando causa dor ou aprisionamento dos lábios durante a penetração. Veja outras causas de dor durante relação
  • Feridas na região vaginal frequentes, devido à maior fricção entre os lábios;
  • Flacidez ou excesso de pele nos grandes lábios;
  • Reduzir o prepúcio do clitóris (clitoriplastia) para que fique mais exposto e a mulher tenha mais prazer;
  • Branqueamento genital, quando os genitais são muito escuros, causando desconforto estético;
  • Lipoaspiração do monte de Vênus quando a vulva é muito grande, alta ou larga;
  • Reconstrução de hímen, para que a mulher “volte” a ser virgem novamente;

Além disso, a cirurgia íntima pode ser indicada para o tratamento da bexiga caída ou incontinência urinária, devido a partos vaginais ou enfraquecimento ou traumas na musculatura pélvica, sendo essa cirurgia conhecida como perineoplastia. Saiba como é feita a perineoplastia

As cirurgias plásticas estéticas da região íntima feminina só podem ser realizadas após os 18 anos de idade, quando os genitais estão completamente desenvolvidos.

É importante que antes de realizar uma cirurgia de rejuvenescimento vaginal ou reconstrução vaginal, a mulher pense sobre o assunto durante alguns meses, converse com seu parceiro e seu médico de confiança, e esclareça todas as dúvidas quanto à cirurgia, resultados esperados e recuperação. 

2. Cirurgia íntima masculina

A cirurgia plástica na região genital masculina normalmente é indicada para:

Além disso, a cirurgia íntima masculina, chamada cientificamente de faloplastia, pode ser indicada para criar os genitais masculinos, nos casos de cirurgia de mudança de sexo ou cirurgia de redesignação. Saiba como é feita a cirurgia de redesignação.

Como é feita a cirurgia plástica íntima 

A cirurgia plástica íntima é feita em aproximadamente 2 horas, com anestesia local ou geral, e a pessoa recebe alta hospitalar para ir para casa no dia seguinte, o que depende do tipo de cirurgia realizada, e para voltar ao trabalho em 2 dias após a cirurgia, se o trabalho não envolver intenso esforço físico.

O médico mais indicado para realizar a cirurgia íntima feminina é o ginecologista especialista em cirurgia plástica, ou o urologista, no caso de homens. 

Não existe um padrão único sobre que tipo de procedimento é mais indicado para cada caso, ficando à critério do médico o tipo de procedimento que será realizado em cada cirurgia. 

Cuidados depois da cirurgia íntima

Alguns cuidados são importantes para a recuperação da cirurgia íntima, como:

  • Não ter contato íntimo durante cerca de 30 a 45 dias;
  • Fazer repouso pelo tempo orientado pelo médico;
  • Não realizar exercícios físicos nas primeiras três semanas;
  • Fazer a higiene íntima normalmente com água morna e sabonete neutro;
  • Usar calcinha ou cueca de algodão;
  • Aplicar compressas frias na região íntima para diminuir o inchaço;
  • Não esfregar a região íntima.

Os cuidados a ter após a cirurgia plástica íntima estão relacionados com o inchaço da região que desaparecem cerca de 4 semanas.

Possíveis complicações da cirurgia

As complicações da cirurgia plástica íntima estão relacionadas com as complicações gerais de qualquer cirurgia, como infecções no local, sangramento e reações à anestesia. Dessa forma, sempre que surgem sinais de alarme como febre, intensa vermelhidão, dor muito forte ou saída de pus é recomendado ir ao pronto-socorro. 

Ainda existe a possibilidade da pessoa não ficar satisfeita com o resultado da cirurgia, devido a questões psicológicas, como a preocupação com um defeito imaginário ou preocupação excessiva com um defeito mínimo. 

Assim, é recomendado que a pessoa que vai realizar esse tipo de cirurgia seja avaliada por um psicólogo antes e depois do procedimento.

Vídeos relacionados