Dentadura: quando colocar, principais tipos e como limpar

Atualizado em junho 2023

O uso de dentadura geralmente é recomendado quando não existem dentes suficientes na boca para permitir comer ou falar sem problema, mas também podem ser usadas apenas por uma questão de estética, especialmente quando está faltando algum dente na parte da frente ou quando a falta de alguns dentes faz o rosto parecer mais flácido.

Embora seja mais comum que a dentadura seja usada por pessoas idosas, devido à queda natural dos dentes, também pode ser indicada para jovens, quando existe falta de dentes por outras causas, como acidentes, síndromes ou apenas pela falta de dentes permanentes, por exemplo.

A dentadura deve ser limpa diariamente, sempre após as refeições, para remover o acúmulo de bactérias e sujeiras que podem causar infecções na gengiva ou cáries, sendo importante também consultar o dentista regularmente para fazer a limpeza profissional da dentadura, avaliar o seu encaixe na boca e a saúde das gengivas, bochechas, língua e dos dentes naturais.

Imagem ilustrativa número 1

Principais tipos de dentaduras

Existem dois tipos principais de dentaduras:

  • Dentaduras totais: substituem completamente todos os dentes de uma arcada, sendo, por isso, mais frequente em idosos;
  • Dentaduras parciais: compensam a perda de alguns dentes e, geralmente, são fixadas com ajuda dos dentes que estão em volta.

Normalmente, todas as dentadura são removíveis para permitir a correta higiene das gengivas e permitir o descanso da boca, no entanto, quando apenas está faltando um dente ou dois, o dentista pode aconselhar o uso de um implante, no qual um dente artificial é fixado na gengiva, não sendo possível retirá-lo em casa. Saiba mais sobre o implante e quando é usado.

Como limpar a dentadura

A limpeza da dentadura é importante para evitar o acúmulo de sujeira e o desenvolvimento de bactérias que, além de causarem mau hálito, podem também resultar em problemas como gengivite ou cáries.

1. Limpeza da dentadura com pasta de dentes

A limpeza da dentadura deve sempre ser feita após as refeições, podendo-se usar a pasta de dentes da seguinte forma:

  1. Retirar a dentadura, com cuidado;
  2. Colocar a dentadura sobre uma toalha limpa ou um copo com água, para evitar que caia e quebre;
  3. Colocar a pasta de dente não abrasiva indicada pelo dentista, na escova de dentes macia ou escova de dentes própria para dentadura;
  4. Pegar a dentadura e escová-la, tanto na parte externa dos dentes com interna e também no local em que se fixa na gengiva;
  5. Enxaguar a dentadura em água corrente e colocá-la sobre uma toalha limpa;
  6. Passar o fio dental e escovar os dentes, caso a dentadura seja parcial;
  7. Limpar as gengivas, língua, bochechas e céu da boca com uma gaze e enxaguar a boca com água. Em seguida, pode-se também usar um enxaguante bucal;
  8. Colocar a dentadura na boca novamente.

No caso da última refeição do dia, deve-se seguir o passo a passo para a limpeza diária, no entanto, não se deve colocar a dentadura para dormir. Neste caso, após a higienização da dentadura, deve-se colocá-la em um copo com água a temperatura ambiente ou fria e bicarbonato de sódio, e deixar repousando durante toda a noite.

Na manhã seguinte, realizar a limpeza da gengiva, língua, bochechas e céu da boca, antes de colocar a dentadura. A escova de dentes só deve ser utilizada quando ainda existem dentes, pois poderá causar lesões nas gengivas, o que aumenta o risco de infecções na boca.

2. Limpeza da dentadura com pastilhas

A limpeza da dentadura com pastilhas efervescentes, como Corega ou Polident também pode ser feita diariamente, pois ajudam a remover placas bacterianas ou tirar pequenas manchas da dentadura.

Para fazer a limpeza da dentadura com pastilhas efervescentes deve-se seguir alguns passos:

  1. Retirar a dentadura cuidadosamente;
  2. Encher um copo com água corrente, o suficiente para que cubra totalmente a dentadura;
  3. Adicionar a pastilha efervescente na água e em seguida a dentadura;
  4. Aguardar pelo tempo recomendado pelo fabricante da pastilha, que geralmente é de cerca de 3 a 15 minutos;
  5. Escovar a dentadura com uma escova macia, utilizando a solução feita com a pastilha, para remover sujeira e restos da cola;
  6. Enxaguar a dentadura em água corrente;
  7. Descartar a solução após o uso.

Em seguida, após a higienização das gengivas, bochechas, língua e céu da boca, pode-se colocar novamente a dentadura. No entanto, se a pessoa for dormir, deve-se deixar a dentadura em um copo com água a temperatura ambiente ou fria, ou na solução de limpeza feita com a pastilha efervescente.

De manhã, basta apenas retirar a dentadura do copo, passar um pouco de água, secar, aplicar um pouco de cola para dentadura e colocar novamente na boca.

Como retirar a dentadura em casa

A dentadura pode ser removida em casa para fazer a correta higienização, mas também para permitir o descanso das gengivas. Para retirar a dentadura deve-se:

  1. Bochechar a boca com água morna ou enxaguante bucal, para retirar a cola da dentadura;
  2. Pressionar a dentadura pela parte interna dos dentes, empurrando para fora da boca;
  3. Abanar levemente a dentadura até que se solte completamente, se necessário.

Durante os primeiros tempos de utilização, uma boa dica é encher a pia do banheiro com água para que, caso a dentadura caia acidentalmente, exista um menor risco de quebrar.