Cosentyx: para que serve e como tomar

Atualizado em fevereiro 2022

O Cosentyx é um medicamento injetável que tem na sua composição secuquinumabe, que é utilizado em alguns casos de psoríase em placas, moderada ou grave, para evitar o surgimento de alterações na pele e sintomas como coceira ou descamação.

Este medicamento possui na sua composição um anticorpo humano, o IgG1, que é capaz de inibir a função da proteína IL-17A, responsável pela formação das placas nos casos de psoríase.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Cosentyx está indicado para o tratamento da psoríase em placas, moderada a grave, em adultos que são candidatos a terapia sistêmica ou a fototerapia.

Como usar

O modo de uso do Cosentyx varia de acordo com o paciente e o tipo de psoríase e, por isso, deve ser sempre orientado por um médico com experiência e tratamento da psoríase.

1. Psoríase em placas

A dose recomendada é de 300 mg, o que equivale a duas injeções subcutâneas de 150 mg, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal.

2. Artrite psoriásica

A dose recomendada em pessoas com artrite psoriática é de 150 mg, via injeção subcutânea, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal.

Para pessoas com resposta inadequada a anti-TNF-alfa ou com psoríase em placas moderada a grave concomitante, a dose recomendada é de 300 mg, administrada na forma de duas injeções subcutâneas de 150 mg, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal.

3. Espondilite anquilosante

Em pessoas com espondilite anquilosante, a dose recomendada é de 150 mg, administrada por injeção subcutânea, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal.

Nos pacientes em que não existir melhora dos sintomas até as 16 semanas, é recomendado parar o tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são infecções do trato respiratório superior com dor de garganta ou nariz entupido, aparecimento de aftas, diarreia, urticária e nariz escorrendo.

Caso a pessoa tenha dificuldade para respirar ou engolir, ocorra inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta ou coceira grave na pele, com erupções vermelhas ou inchaços, deve-se ir ao médico imediatamente e interromper o tratamento.

Quem não deve usar

O Cosentyx está contraindicado para pacientes com infecção grave ativa, como tuberculose, por exemplo, assim como em paciente com hipersensibilidade ao secuquinumabe ou qualquer outro componente presente na formula.