Coto umbilical: o que é, cuidados e o que fazer depois que cai

Atualizado em novembro 2023

O coto umbilical é uma pequena parte do cordão umbilical que fica ligada ao umbigo do bebê após o nascimento e vai secar naturalmente até cair, o que normalmente acontece até a 3ª semana de vida.

É comum, nos primeiros dias após o nascimento, o coto umbilical ter aspecto gelatinoso, esbranquiçado ou amarelado, úmido e brilhante, e se tornar seco, endurecido e preto com o tempo.

O coto umbilical necessita de cuidados e vigilância até cair, devido ao risco de infecções e inflamações, sendo importante consultar um pediatra em caso de sintomas como saída de secreção amarelada ou vermelhidão na pele em torno do coto umbilical.

Imagem ilustrativa número 1

Cuidados com o coto umbilical

Alguns cuidados que se deve ter com o coto umbilical são:

  • Evitar tocar ou manipular o coto umbilical, exceto no momento da sua limpeza;
  • Deixar que o coto umbilical caia naturalmente;
  • Manter o coto umbilical sempre limpo e seco;
  • Lavar as mãos com água e sabão antes de manipular o coto umbilical;
  • Não colocar produtos caseiros, faixas, cinteiros, moedas ou roupa que aperte o umbigo do bebê, porque isso aumenta o risco de infecção.
  • Não tapar o coto umbilical com a fralda, deixando-a dobrada cerca de dois dedos abaixo do umbigo, para que o local não fique abafado ou sujo de urina e/ou fezes.

Estes cuidados são importantes para que o umbigo do bebê cicatrize mais rapidamente e não infeccione, devendo ser tomados até que o coto umbilical caia naturalmente. 

Sinais de que o coto umbilical está inflamado

Alguns sinais de que o coto umbilical está inflamado incluem mau cheiro, vermelhidão e/ou inchaço da pele ao redor e secreção amarelada, sendo recomendado consultar o pediatra caso surjam, para descartar a possibilidade de infecção. Saiba mais sobre o coto umbilical inflamado.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o pediatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

A infecção do umbigo pode ser grave em alguns casos e o tratamento normalmente é feito no hospital com o uso de antibióticos diretamente na veia. 

Como limpar o coto umbilical

Para limpar o coto umbilical, deve-se:

  1. Expor o coto umbilical, retirando qualquer roupinha que esteja cobrindo o local;
  2. Lavar bem as mãos, com água e sabão;
  3. Umedecer algumas gazes estéreis com álcool 70% ou clorexidina alcoólica a 0,5% antes de iniciar a limpeza;
  4. Segurar o clamp, que é a presilha que fica no final do coto umbilical, com o dedo indicador e o polegar da mão oposta à que irá realizar a limpeza para elevar o coto, mas sem puxá-lo;
  5. Utilizar uma das gazes umedecidas para limpar o local onde o coto umbilical se insere na pele, fazendo um movimento circular único, e jogá-la fora;
  6. Utilizar outra gaze umedecida para limpar o corpo do coto umbilical, localizado entre sua extremidade e o local de inserção do cordão, no sentido da base para o clamp e com um movimento único. Em seguida, descartar a gaze;
  7. Limpar o clamp com uma nova gaze umedecida, começando numa ponta e dando a volta completa, para que o clamp fique todo limpo;
  8. Deixar secar ao ar livre, até que o álcool ou clorexidina alcoólica evapore completamente.
Imagem ilustrativa número 2

A limpeza do coto umbilical não causa dor, mas é normal o bebê chorar, pois o líquido utilizado na limpeza é frio.

Fases do coto umbilical

Após o nascimento, o coto umbilical tem uma aparência gelatinosa e esbranquiçada, mas à medida em que o coto seca, sua cor muda, tornando-se amarelado e progressivamente mais escuro até cair, o que normalmente acontece até a 3ª semana de vida. 

Quando o coto umbilical cai?

O coto umbilical normalmente cai entre 7 e 21 dias de vida, sendo recomendado consultar um pediatra caso ainda não tenha caído após este período para uma avaliação e identificar a causa.

O que fazer depois do coto cair

Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.

Não é aconselhado colocar moeda ou outro objeto para evitar que o umbigo fique para fora, porque isso pode provocar infecção grave no bebê, principalmente porque as bactérias contidas nestes objetos podem se espalhar pelo coto umbilical do recém-nascido.

Quando ir ao pediatra

É recomendado consultar o pediatra em caso de:

  • Sangramento pelo coto umbilical;
  • Odor fétido;
  • Saída de secreção amarelada ou pus;
  • Febre;
  • Vermelhidão e/ou inchaço no local do coto umbilical;
  • Choro ao toque da região em torno do umbigo.

Além disso, também é importante consultar o pediatra se o umbigo do bebê demorar mais de 21 dias para cair, pois pode ser sinal de alguma alteração.