Cutting: o que é, como fazer e o que comer

Atualizado em maio 2022

O cutting é um processo que tem como objetivo perder gordura sem que haja grande perda de massa muscular para que dessa forma seja possível ter maior definição dos músculos. Assim, com o cutting é possível perder o excesso de ganho peso por meio da transformação para massa muscular.

Apesar de ser utilizado principalmente por atletas de fisiculturismo, o cutting também pode ser feito por pessoas que desejam secar e, assim, adquirir maior definição muscular. Para isso, é importante que o plano alimentar seja recomendado por um nutricionista esportivo de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos da pessoa e que o treino seja realizado sob orientação de um profissional de educação física.

O bulking e o cutting são estratégias utilizadas principalmente por fisiculturistas com o objetivo de garantir maior quantidade de massa muscular, menor quantidade de gordura corporal e maior definição dos músculos. Enquanto que o bulking é realizado na off-season, ou seja, em épocas em que não existem competições, o cutting é feito na fase de preparação da competição. Conheça mais sobre o bulking e entenda como é feito.

Imagem ilustrativa número 1

Como fazer

Para fazer o cutting é importante seguir as recomendações do nutricionista, que costuma indicar a realização de uma dieta mais restrita, com aumento da quantidade de proteínas e diminuição do consumo de carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, porém no cutting é importante que a energia seja proveniente da gordura acumulada.

Além disso, a rotina de treinos deve estar em sintonia com a dieta. É importante que no plano de treino exista dias em que é realizado treino aeróbico de intensidade moderada a alta, sendo importante que nesse dia exista aumento do consumo de carboidratos, de acordo com a orientação nutricional, pois assim é possível ter energia para realizar o treino de forma correta e intensa, favorecendo os resultados do cutting.

Para estimular a queima de gordura, é recomendado que exista 2 a 3 dias de treino aeróbico de intensidade moderada a alta e exercícios de musculação em que os grupos musculares são trabalhados de forma isolada, com o objetivo de evitar a perda de massa muscular. O tempo de cutting pode variar de acordo com o percentual de gordura, do quanto a pessoa deseja ou precisa perder e da intensidade do treino realizado.

Como é a dieta de cutting

A alimentação durante a fase de cutting deve ser feita sob orientação de um nutricionista, pois assim é possível que seja determinado o melhor plano alimentar de acordo com o objetivo da pessoa e intensidade dos treinos.

Nesse processo, a recomendação é diminuir o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas, uma vez que o objetivo é diminuir o percentual de gordura e manter a massa muscular. Assim, é recomendado não consumir açúcar, farinha refinada, doces, pão, aveia, arroz ou macarrão e dar preferência a carnes magras, como frango e peru, peixes, ovos, sementes e queijo, por exemplo. Confira como deve ser uma alimentação com pouca quantidade de carboidrato.

Além disso, é importante beber bastante água e evitar ficar muito tempo sem comer. Normalmente a indicação é que sejam feitas 3 refeições principais e 2 lanches. Em alguns casos o nutricionista pode também recomendar o uso de suplementos com aminoácidos, para evitar a perda de massa muscular, e o uso de termogênicos, no entanto o uso de termogênicos deve ser bem orientado para que não aconteça o efeito rebote, que corresponde ao ganho de peso quando se para de fazer uso.

Veja a seguir mais algumas dicas sobre a dieta baixa em carboidratos:

Vídeos relacionados